https://www.ospaparazzi.com.br/imagem/202005/12163843.jpg

https://www.ospaparazzi.com.br/imagem/202005/12163843.jpg

Reprodução/ TV Globo

Tiago Leifert

Tiago Leifert: do Vanguarda Mix ao BBB da Globo

Curiosidades sobre carreira de Tiago Leifert e biografia; do início ao BBB 20

Tiago Leifert é apresentador da área de entretenimento da TV Globo. O apresentador do histórico BBB 20! Antes, trabalhou na área de jornalismo esportivo da emissora. Destaco aqui meu relato pessoal como fã e admirador de Tiago Leifert. Acompanho a carreira dele desde os tempos de São José dos Campos, então acredito que o conteúdo a seguir possa conter informações que ninguém ainda te contou sobre Tiago Leifert. Obrigado aos amigos pelo espaço. E vamos lá.

Tiago Leifert faz dança do ventre no interior de São Paulo? E muito mais!

Uma das cenas mais famosas de Tiago no interior de São Paulo é essa, quando ele aparece aprendendo dança do ventre. É engraçado demais, deve ter no YouTube. Só que ele fez muito mais que isso em São José dos Campos. Ele criou um programa que se tornou referência na região por apresentar tendências para os jovens. E, mesmo assim, agradar todos os públicos.

Tiago Leifert tem aula de dança do ventre no Vanguarda Mix

Tiago Leifert tem aula de dança do ventre no Vanguarda Mix

Foto: Reprodução/ TV Globo

Eu me lembro de ver o Tiago explicar o que é Orkut para a galera do Vanguarda Mix. Ele próprio criar a comunidade do programa, responder perguntas dos internautas. Então, olha como é a vida: Tiago já ficou abrindo Orkut e enviando convites para a galera entrar na Comunidade dele e enviar sugestões de pauta para o programa. O Mix levava conteúdo relevante e divertido para essa turma. Sempre com uma pegada jornalística, mas também engraçada. E as edições já eram bem modernas, ágeis, ao melhor estilo CQC, Pânico - para citar referências mais conhecidas.

O que vimos depois no "Zero 1", da TV Globo, com conteúdo sobre games na TV aberta, ele já fazia muito naquela época de Mix. Também tinha esporte, pagação de mico, enfim, era um programa que apresentava o que estava surgindo de novo no dia a dia dos jovens. E funcionava como um parquinho para Tiago testar formatos, inovar, criar, tentar. Quando comecei a fazer estágio na TV Vanguarda, em 2005, o Tiago estava saindo. Mas consegui me encontrar com ele em algumas palestras e em conversas na própria emissora. Destaco também o trabalho sensacional do editor Eduardo Oikawa nessa parceria com o Tiago. Dois gigantes nesse programa, que depois veio a ter a direção do mago Alexandre Petillo.

Revolucionou o Esporte da Globo

Antes de Tiago Leifert, o Globo Esporte exibia VTs com grandes reportagens sobre os times e tinha um apresentador lendo o TP. No formato mais tradicional mesmo. Ele chegou. Derrubou o TP. Pegou a linguagem jovem da edição de vídeos engraçados e rápidos. Pegou a interatividade com repórteres ao vivo. E, simplesmente, revolucionou o esporte na emissora. Simples assim. Apanhou bastante no início, mas seguiu forte e com coragem.

Imagine que num belo dia, um Tiago jovem chegou para seu chefe mais velho na Globo e falou: olha só, semana que vem é dia 1º de Abril, e eu vou fazer uma Nota Coberta brincando como se o Corinthians ganhasse a Libertadores. Beleza? Vai ser no vídeo game. Como é dia da mentira, vamos brincar como se o Corinthians tivesse uma Libertadores. Cara, imagina essa cena lá atrás.

Essas e tantas outras. Eu queria ter em filme as primeiras reuniões de pauta do Tiago Leifert no Esporte da Globo. Sei lá. Ele falando com a galera mais experiente e propondo umas "maluquices". É no mínimo sensacional. E o detalhe é que, pelo que ouço, sempre teve total respeito com a turma das antigas. Mauro Naves, por exemplo, ele passou a chamar de Presidente no Globo Esporte.

Episódio Cala Boca Galvão

Quem não se lembra do episódio Cala Boca Galvão? A zoeira surgiu no Twitter, com Galvão Bueno. O meme brincava que cada tuíte contribuía com uma grana para uma fundação que protegia os ameaçados pássaros, o Galvão blablablá. Foi aquela zoeira. Naquela época, a Globo só chamava Twitter ou Facebook de "redes sociais". E os apresentadores não tinham muita afinidade, como é hoje, com esses memes.

Pois bem. Sabiam que foi Tiago Leifert um dos responsáveis por conversar com Galvão Bueno nesse episódio? Tiago sentou com o Galvão e explicou que seria interessante ele embarcar nessa brincadeira. O respeito do Galvão por ele, depois desse episódio, você pode perceber nas interatividades entre eles, como no Central da Copa, por exemplo. O Galvão vai falar do Tiago, já abre um sorrisão. Virou admirador também. Pela inteligência, por ser um cara ligado, estudioso, enfim. Pode reparar nos vídeos antigos pra você ver.

Tiago Leifert e Felipe Neto na Globo

Eu me lembro da estreia do Felipe Neto com um quadro no Esporte Espetacular, na Globo. A primeira conversa de Felipe na Globo foi com João Pedro Paes Leme, então diretor de esportes. Eles se tornaram sócios depois. Mas a interatividade com Tiago sempre foi destacada nas redes sociais. Os dois participaram de gravações juntos para o Zero 1. Vejo no Tiago essa consciência de olhar para youtubers, influenciadores e aprender com o que eles oferecem. E também acredito que um dos motivos para o Felipe Neto ter interagido tanto com o Big Brother Brasil 20, é o Tiago. Ali um admira muito o trabalho do outro. Então você percebe que Tiago é uma referência também entre uma geração de novos comunicadores.

Transformou o BBB também

Terminando no Big Brother Brasil, com esse sucesso absurdo que foi a edição do BBB 20. Ele tinha que substituir Pedro Bial, um grande apresentador. E tinha que assumir um programa que ainda era sucesso, o BBB. Mas repare nos primeiros BBBs. E repare agora nesse histórico BBB 20. Olha só as transformações:

Virou um Game. A paixão dele pelo Zero 1 também está ali. Tiago encara mesmo como um jogo. E no BBB ideal dele não tem baixaria, palavrões, mulher sarada, homem sarado, pegação. Não é essa a ideia principal. A ideia principal é fazer um game mais família. Tem Fogo no Parquinho? Tem! Mas é um programa admirado por marcas, por famílias, enfim, é um reality show não somente para maiores de 18 anos.

E a edição? Nos primeiros, víamos muito aquelas novelas mexicanas, algumas poesias, um estilo mais filosófico que fez sucesso na época. Mas a edição dos VTs na atualidade se destacou com Stories do Instagram, com edições emocionantes, trilha-sonora com Elton John, agilidade, atualidade, modernidade.

Será que ele participou da contratação do Rafael Portugal também? Aí fecha o pacote de acertos :)

Sobre o BBB 20 histórico, não precisa nem entrar em muitos detalhes. Está no Almanaque da Televisão Brasileira, sem dúvida. E Tiago mandou muito bem, recebendo elogios de todo mundo. Os colunistas do UOL, sempre atentos a todos os detalhes do BBB, foram lá e elogiaram muito o Tiago. Aliás, tenho um amigo que trabalhou no UOL e que me contou: a estrutura deles para cobertura do BBB é gigantesca. O BBB é responsável por uma das maiores audiências do portal UOL. Mas vamos lá. Continuando. Ele foi elogiado por Maurício Stycer, Chico Barney, Milton Neves, Selton Mello, William Bonner, enfim, todo mundo parou para ver e aplaudir o Tiago no BBB.

Esse gráfico abaixo mostra um pouco sobre o sucesso do BBB. Mais procurado que qualquer outro termo no Google. Entende o motivo para todos os sites do Brasil dedicarem um tempo para cobertura de BBB?

Gráfico mostra BBB 20 na liderança dos termos mais bucascados

Gráfico mostra comparação de BBB com outros assuntos relevantes nos três primeiros meses de 2020; BBB 20 foi um dos termos mais procurados no Brasil no ano; no dia 31 de março houve o recorde do Paredão dos Bilhões que foi parar no Guiness Book

Foto: Reprodução/ Google


Ufa! Mas é isso. Obrigado ao querido leitor que chegou até aqui. E quem sabe um dia eu possa conhecer o Tiago de verdade, pessoalmente. E aí falar muito mais pra ele sobre o quanto eu o admiro. E o quanto eu me inspiro nele para seguir minha caminhada. Tiago é um fenômeno!

Tiago Leifert se apresenta em São José

Tiago Leifert como apresentador do Globo Esporte

Foto: Divulgação


Tiago Rodrigues de Leifert nasceu em São Paulo, no dia 22 de maio de 1980. Tiago Leifert é filho de Gilberto Leifert, diretor de relações com o mercado da Rede Globo. Desde menino já sonhava em ser jornalista. Tiago iniciou a carreira adolescente, como repórter do tradicional "Desafio ao Galo", programa dedicado ao futebol de várzea. Desde então já demonstrava paixão pelo futebol. Tiago Leifert é formado em Jornalismo e Psicologia pela Universidade de Miami e foi trainee no Jornalismo da rede norte-americana NBC.

No início da carreira, Tiago Leifert trabalhou como apresentador e editor do Vanguarda Mix, programa de entretenimento da TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo no interior de São Paulo. No Vanguarda Mix, Tiago Leifert dividia a apresentação com Geovanna Tominaga, que depois foi apresentadora do Vídeo Show. Tiago Leifert foi substituído por Jonas Almeida no Vanguarda Mix.

Depois de sair da emissora de José Bonifácio Oliveira Sobrinho, o Boni, Tiago Leifert começou a trabalhar no canal a cabo SporTV, como repórter. Logo em seguida virou repórter do Globo Esporte em São Paulo. Também produziu matérias relacionadas a videogame no Esporte Espetacular, aos domingos.

É apaixonado por games. Criou o programa Zero 1, ou Zero Um, nas madrugadas da Rede Globo para falar sobre o mundo geek.

Tiago Leifert paga mico e ganha homenagem no Faustão

Tiago Leifert tem Twitter, Blog, Facebook e Orkut na internet

Foto: Divulgação

Em janeiro de 2009 Tiago Leifert passou a ser o editor-chefe e apresentador do Globo Esporte em São Paulo, que ganhou novo formato, caracterizado pela espontaneidade, improvisos, dispensando o uso de teleprompter, o TP, recurso que permite a leitura do texto previamente redigido sem desviar o olhar da câmera. Tiago Leifert revolucionou o Globo Esporte. Tiago Leifert substituiu a jornalista Glenda Kozlowski.

Apresentador Tiago Leifert fez parceria com Caio Ribeiro, no Central da Copa

Apresentador Tiago Leifert fez parceria com Caio Ribeiro, no Central da Copa

Foto: Divulgação

Leifert também abriu espaço para os games no programa, quando é desafiado por alguma personalidade em algum jogo. Conquistou os prêmios "Revelação" (2009), conferido pela Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de S. Paulo (ACEESP) e Melhor Apresentador de Televisão (2009), conferido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte e Premio Comunique-se de "Jornalista de Esportes/Midia Eletronica" (2010).

Em 2010, durante a Copa do Mundo, apresentou as edições vespertinas e noturnas da Central da Copa, ao lado do comentarista Caio Ribeiro.

Em setembro de 2012, dois meses antes do casamento de Tiago Leifert, ele se tornou apresentador da primeira edição do programa The Voice Brasil, transmitido nas tarde de domingo na Rede Globo. Depois substituiria Pedro Bial no comando do Big Brother Brasil, o BBB.

Na vida pessoal, Tiago é casado com a também jornalista Diana Garbin, que começou como repórter do "SPTV". Saiba mais sobre o casamento de Tiago Leifert e Diana Garbin nesta reportagem especial. Em 2020 o apresentador será papai pela primeira vez.

Fique ligado na vida de Tiago Leifert! É só curtir OsPaparazzi no Facebook
Comentários
Veja Mais
Tiago Leifert
Tiago Leifert
Tiago Leifert: do Vanguarda Mix ao BBB da Globo
Curiosidades sobre carreira de Tiago Leifert e biografia; do início ao BBB 20
Briga de Ronaldo e Datena pode ter um culpado: Tiago Leifert
Ronaldo x Datena
Briga de Ronaldo e Datena pode ter um culpado: Tiago Leifert
Ronaldo Fenômeno elogia Globo Esporte de Leifert e critica jornalismo da Band; Datena se revolta; ciúmes?