CelebridadesColuna SocialFilmesPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Como é ser o William Bonner? Veja biografia

Conheça a carreira do apresentador do Jornal Nacional; o jornalista mais assistido do Brasil

Da Redação, publicado em 25/05/2020 e atualizado há 2 meses.
William Bonner é o principal nome do telejornalismo no Brasil. Apresentador e editor-chefe do Jornal Nacional, na TV Globo, William Bonner é sinônimo de credibilidade. Foi casado com Fátima Bernardes, com quem teve três filhos. O JN é o principal telejornal do país. Mas como é ser o William Bonner? Veja na biografia a seguir. Em entrevista ao Conversa com Bial, ele revelou dificuldades. Apresenta o Jornal Nacional ao lado de Renata Vasconcellos.
William Bonner é credibilidade pura no JNFoto: Divulgação

Início da carreira

William Bonemer Júnior, o William Bonner, nasceu em São Paulo, no dia 16 de novembro de 1963. É jornalista, publicitário, apresentador e escritor. Sonha com o jornalismo desde criança. É formado em Comunicação Social com ênfase em Propaganda e Publicidade pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Iniciou a carreira profissional em 1983, como redator publicitário. No ano seguinte, na Rádio USP FM, virou locutor, com um vozeirão de dar inveja.
William Bonner foi casado com Fátima BernardesFoto: Divulgação
Em 1985 começou a trabalhar na TV Bandeirantes, em São Paulo, como locutor e apresentador. Em junho de 1986, convidado pela TV Globo de São Paulo, passou a acumular a função de apresentador com a de editor de uma edição do telejornal local, o SPTV.

Em 1988 virou apresentador do Fantástico. No ano seguinte, transferiu-se para o Rio de Janeiro. Apresentou o Jornal da Globo, à noite, entre 1989 e 1992 ao lado de Fátima Bernardes. Depois o Jornal Hoje, como editor-chefe entre 1994 e 1996. Desde abril de 1996, William Bonner apresenta com Fátima Bernardes o Jornal Nacional, cuja chefia assumiu em abril de 1998. William já trabalhou com Patrícia Poetana TV Globo.

Livro Jornal Nacional


Em setembro de 2009, William lançou o livro “Jornal Nacional: Modo de Fazer”, lançado em homenagem aos 40 anos do JN. No livro, Bonner mostra os bastidores da preparação das edições do telejornal. É um modo de preparo do Jornal Nacional. Após ler, o estudante de jornalismo sabe o passo-a-passo para apresentar o JN. O apresentador doou todos os seus direitos de autor à Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo.

Tio do Twitter; cores de gravatas

Depois do lançamento do livro, William Bonner descobriu o Twitter, ainda em 2009. No Twitter William Bonner tem milhões de seguidores. Foi através do Twitter que mostrou ao Brasil um lado diferente de sua vida. “O William Bonner era tido por alguns como um robô, um homem extremamente sério e que não ri. William Bonner é de verdade? William Bonner é humano? Tudo isso porque o Jornal Nacional tem uma credibilidade muito forte e uma seriedade extrema. Mas graças ao Twitter, virou humano para os internautas. Ele dá receitas de bolo, conta piadas, mostra fotos descontraídas, enfim, William Bonner virou um ‘tiozão engraçado’. Ele soube como poucos explorar o poder do Twitter. É um acerto e tanto”, avaliou Emerson Reges de Oliveira, especialista em mídias sociais de Santos.
William Bonner é estrela no TwitterFoto: Divulgação
No Twitter, também escreve durante os intervalos do Jornal Nacional. Bonner ainda pede para que seus seguidores do Twitter escolham qual será a cor de sua gravata. Uma interatividade e tanto para o JN! Mas e as perguntas ousadas dos internautas? Essas William prefere não responder. Qual seria o salário de William Bonner e Fátima Bernardes na TV Globo, por exemplo? Está na imaginação de muitos: quanto ganha o William Bonner para apresentar o Jornal Nacional? Estima-se que o salário de Bonner na Globo seja de R$ 350 mil mensais.

Por que William Bonner saiu do Twitter? Entenda abaixo na entrevista ao programa Conversa Com Bial.

Prêmios

Como prêmios, em 3 de março de 2010, o apresentador ganhou o Shorty Awards, na categoria jornalismo. Considerado o Oscar do Twitter, o prêmio é concedido aos melhores perfis de usuários, celebridades, atores, ativistas e organizações que habitam o universo do Twitter. No dia 28 de março de 2010, William Bonner ganhou o prêmio de Melhores do Ano na categoria jornalismo. A premiação veio ao ar no programa de Fausto Silva, o Domingão do Faustão.

Episódio Simpsons

Uma polêmica envolvendo William Bonner ocorreu em 2005. Ele permitiu que professores universitários da USP acompanhassem a preparação do Jornal Nacional. Bonner teria comparado seus telespectadores com o preguiçoso e ignorante Homer Simpson (personagem de Os Simpsons). O caso se espalhou. Mas William se explicou, esclarecendo que não passava de um mal entendido.

Em 2011, William Bonner cometeu gafe com Marcos Uchôa no Jornal Nacional.
William Bonner, o comandante do Jornal NacionalFoto: Divulgação

Mudanças no Jornal Nacional

Em 1º de dezembro de 2011, Fátima Bernardes anunciou sua saída do Jornal Nacional. Em seu lugar entrou Patrícia Poeta. Fátima Bernardes comanda um programa matutino na Rede Globo em 2012. OsPaparazzi mostrou fotos de William Bonner barbudoe causando com sua barba.

Em 2015, William Bonner comandou uma série especial no Jornal Nacional em homenagem ao aniversário de 50 anos da Rede Globo. A bancada contou com Cid Moreira, Sérgio Chapelin, William Bonner e Renata Vasconcellos. Além disso, repórteres e cinegrafistas foram convidados para uma mesa redonda, relembrando os melhores momentos da Globo. Galvão Buenoe Pedro Bialestiveram entre os convidados da mesa redonda do JN.

Cobertura coronavírus e Jair Bolsonaro

Em 2020, o Jornal Nacional voltou a bater recordes de audiência por causa da cobertura da pandemia do coronavírus. O Brasil se informa pelo JN. E o apresentador deu um show atrás do outro na cobertura. Sempre firme, mas cada vez com uma linguagem mais próxima do telespectador. Em edição muito emocionante ele fez um texto sobre as vítimas de Covid-19. Explicando que não são números. Mas, sim, vidas. Foi uma edição marcante.

A cobertura dura com Jair Bolsonaro chama atenção. Muitos comparam ao Jornal Nacional antes das eleições de Lula e Collor. Nas redes sociais, internautas de quarentena comentam que vão se vestir adequadamente para o Show do Jornal Nacional. Isso porque a cada edição são novos casos fortes do Brasil destacados e 'desenhados' ali. 'Hoje o William jantou de novo? Ou foi a Renata Vasconcellos que jantou?' As brincadeiras foram assim durante toda a cobertura, sempre com muitos elogios.

Entrevista a Pedro Bial

Em maio de 2020, vimos um William Bonner bem cabisbaixo em entrevista a Pedro Bial. No bate-papo, lamentou o ódio da internet. Essa foi uma das justificativas para ele ter deixado o Twitter de lado. William citou a cobertura das Eleições de 2006. Nessa época, com a Caravana JN, ele viajou o Brasil inteiro. Em 2020 isso não era mais possível. Para ir à padaria ele já sofre agressões verbais. Viajar pelo Brasil seria um risco.

'Eu ainda me assusto com a bile, com o ódio que escorre nas palavras, nas palavras mal escritas, nas palavras cuspidas. É um ódio tão intenso que a gente não sabe onde levará. E aí a gente vai para as ruas e assiste a esta mesma incivilidade', declarou Bonner no Conversa com Bial.
William Bonner em entrevista a Pedro BialFoto: Reprodução/ TV Globo

Vida pessoal, casamento e filhos

Na vida pessoal William Bonner e Fátima Bernardes têm filhos trigêmeos: Beatriz, Laura e Vinicius. O fim do casamento foi anunciado em 29 de agosto de 2016. Mesmo após a separação, mantém ótimo relacionamento com a ex-esposa. Em 2018 assumiu relacionamento com Natasha Danta, a namorada do Bonner, que é fisioterapeuta.


Gostou? Deixe seu Like!
Comentários