CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação/ Wella

Por dentro da biografia atualizada de Xuxa Meneghel

Resumimos a carreira da histórica apresentadora dos Baixinhos. Acompanhe aqui na Wikipédia de OsPaparazzi

Da Redação, publicado em 18/11/2010 e atualizado hoje.

Xuxa Meneghel é a principal apresentadora de TV do público infantil no Brasil. Xuxa Meneghel assinou contrato milionário com a Rede Record em 2015. Ela apresentava o TV Xuxa na Rede Globo, aos sábados. Mas chegou ao auge do sucesso como a Rainha dos Baixinhos, apresentando programas com jogos, como Parque da Xuxa, Xou da Xuxa, entre outros.

Além de apresentadora, também é cantora e atriz. As músicas de Xuxa são voltadas para os 'baixinhos', as crianças. Xuxa é mãe de Sasha Meneghel, fruto de seu relacionamento com Luciano Szafir. Sasha e Xuxa poucas vezes aparecem juntas em fotos e em programas de TV. Acompanhe a biografia da Rainha...

Xuxa Meneghel conquistou o Brasil com o Xou da XuxaFoto: Divulgação

Biografia de Xuxa Meneghel

Maria da Graça Meneghel, a Xuxa, nasceu em Santa Rosa, no Rio Grande do Sul, no dia em 27 de março de 1963. Aos 7 anos de idade Xuxa já se mudava com a família para o Rio de Janeiro. Até que em uma viagem ela foi abordada por um empresário da moda: o que acha de ser modelo? A linda loirinha gaúcha Maria da Graça Meneghel aceitou o convite e iniciou uma carreira de sucesso no mundo da moda. Até que em 1982 Xuxa deu dois passos marcantes para o sucesso, com forte exposição na mídia e chamando a atenção dos paparazzi: Xuxa fez um ensaio nu na Playboy, capa de dezembro de 1982; e Xuxa começou a namorar Pelé, o maior jogador de futebol de todos os tempos. Graças ao marketing Pelé, Xuxa ganhou um contrato com a Ford Models para desfilar como modelo profissional.

Começo na TV

A entrada de Xuxa na TV foi em 1983, convidada pelo diretor Maurício Sherman para apresentar o Clube da Criança, na extinta Rede Manchete. Na Manchete Xuxa gravava apenas aos fins de semana e continuava com a carreira de modelo. Mas o jeitão diferente de Xuxa apresentar um programa infantil chamou a atenção. E a bela loira da Manchete foi parar na TV Globo, em 1986, estrelando o sucesso O Xou da Xuxa.

Xuxa Meneghel também apresentou jogos no Parque da Xuxa, além de TV Xuxa e Xou da XuxaFoto: Divulgação
Rainha dos Baixinhos

O programa fez história, marcou uma geração. Todas as meninas queriam ser Paquitas. Xuxa chegava em uma nave cor-de-rosa, que despertava nas crianças o sonho de voar ao lado dela. Outro símbolo da época era o 'beijinho da Xuxa', feito com batom, que deixava a 'marquinha' da apresentadora. Ao todo foram seis anos de Xou da Xuxa, com 139 discos de ouro, 52 de platina e 10 de diamante, vendendo músicas da Xuxa com 18 milhões de cópias.

+ Entrevista: Ex-Paquita relembra bastidores do Xou da Xuxa

Livro dos Recordes

Xuxa entrou no Guinness Book (Livro dos Recordes) após vender 3,5 milhões de cópias com o Xou da Xuxa 3, em 1988. O disco trazia as músicas Ilariê, Arco-Íris, Abecedário da Xuxa e Brincar de Índio, entre outras. Xuxa inaugurou a Fundação Xuxa Meneghel em 12 de outubro de 1989.

No cinema Xuxa também foi um fenômeno. Com o filme Lua de Cristal ultrapassou a marca de 5 milhões de espectadores. Xuxa é dona da maior média de público desde a retomada do cinema nacional, acumulando a maior bilheteria do cinema brasileiro, mais de 28 milhões de pessoas.

Os filmes de Xuxa ainda hoje lotam as salas de cinema do Brasil. Em 2009 Xuxa fez um concurso para encontrar um príncipe para seu novo filme.

Carreira internacional

Xuxa era um fenômeno no Brasil. Mas seu sucesso tornou-se internacional. Lançou o primeiro álbum em espanhol, Xuxa, conquistando o mercado latino-americano. Em 1991 Xuxa fez sua estreia na TV Argentina com o El Show de Xuxa, exibido pela Telefé, a maior do país. O programa conquistou a grade de 17 países latinos e ainda o mercado latino nos Estados Unidos. Xuxa também namorou o piloto de Fórmula 1, Ayrton Senna da Silva, morto em 1994. Em maio de 1993, a produtora MTM lançou o programa Xuxa em inglês, em 121 canais nos Estados Unidos. Xuxa, hoje, é conhecida até na China.

Com o foco de volta ao Brasil, estrelou o Xuxa Park, Programa Xuxa Hits e Planeta Xuxa.

Mamãe da Sasha

No dia 28 de julho de 1998 Xuxa deu à luz Sasha Meneghel, filha da apresentadora com o empresário e ator Luciano Szafir. No dia do nascimento da filha de Xuxa, o principal telejornal do país, o Jornal Nacional, destacou o parto com uma matéria com 10 minutos de duração. O caso gerou polêmica. Xuxa e Sasha mereciam tamanha atenção para um jornal de notícias? Quando cresceu, Sasha Meneghel ficou apaixonada por vôlei e ganhou apoio da mamãe-coruja.

Como mãe, Xuxa percebeu uma carência de vídeos para crianças pequenas. Em 2001, ela criou o primeiro Xuxa Só Para Baixinhos e o kit de cd e dvd. O Xuxa Só Para Baixinhos 2 teve reconhecimento mundial e conquistou o Grammy Latino de 2002 na categoria de Melhor Álbum Infantil.

Em 2003 Xuxa inaugurou um parque de diversões com o seu nome. O Mundo da Xuxa, localizado em São Paulo, numa área de 12mil m², é o maior parque de diversões indoor (coberto) da América Latina e possui mais de 18 atrações.

Xuxa Meneghel e Sasha Meneghel: elas ainda apresentarão um programa juntas na TV? Ou depois do episódio Twitter isso não acontecerá?Foto: Divulgação
Em 2005 estreou o TV Xuxa, uma atração mais moderna, com games, novos quadros e direção de Jorge Fernando.

Em 2006 Xuxa completou 20 anos na Rede Globo. Uma festa no Dia das Crianças reuniu milhares de convidados e amigos da apresentadora.

Xuxa já apresentou muitas vezes o Criança Esperança, na TV Globo, ao lado de Renato Aragão.

As músicas

Xuxa gravou cerca de 900 músicas, que em forma de Lps, Cds e K7s venderam mais de 55 milhões de copias e renderam, apenas no Brasil, 400 discos de ouro. Nos programas diários usou mais de 7.000 roupas diferentes, 961 perucas, mais de 600 sapatos, 114 sandálias e muitas botas. Nos programas Xuxa usou 263 microfones, gravou mais de 15 mil horas de programas exibidos na TV Globo. Xuxa levou mais de 28 milhões de pessoas para ver seus filmes no cinema, foi capa de mais de 2.550 revistas, e só em 2006 o site oficial de Xuxa teve mais de 4,5 milhões de visitas.

A vendagem do Xou da Xuxa 3 colocou Xuxa no Guinness Book. Xuxa ganhou mais de 31 mil presentes dos seus 200 fãs clubes nos 7244 dias (20 anos) de TV Globo. Foi apontada pela revista Veja em 2002 como a artista mais rica do Brasil, com um patrimônio estimado em 250 milhões de reais naquele ano.

Sasha, a filha de Xuxa cresceu!Foto: Divulgação

A polêmica Xuxa e Sasha no Twitter foi um caso rápido, mas com grande repercussão. Sasha escreveu uma mensagem no Twitter com erro de português. Seguidores e comediantes do Twitter fizeram piada do caso e contaram o erro à Xuxa, que também estava no Twitter. Xuxa foi defender Sasha e disse que a menina havia sido alfabetizada em inglês. Pronto. O caso virou ainda mais piada. Xuxa Meneghel então decidiu abandonar o Twitter, assim como Sasha Meneghel.

Amiga de Angélica

Outra polêmica dos anos 80 e 90 foi com a apresentadora Angélica, que também comandava uma atração para o público infantil. A imprensa dizia que uma sentia inveja da outra. Mas em programas na TV, Xuxa e Angélica já declararam que isso não passa de uma mentira e que na verdade são, sim, muito amigas. O padrão Xuxa de apresentar para o público infantil também foi exemplo para o início de carreira de Eliana.

A estrela foi homenageada no Carnaval de 2011.

Em 2011, chamada de satanista, Xuxa venceu a Igreja Universal na Justiça. Ainda em 2011, passou a apresentar o TV Xuxa em novo horário na TV Globo. No mês de fevereiro, Xuxa fez participação especial com a atriz Claudia Raia na novela Ti-Ti-Ti.

Xuxa entrou em polêmica ao ser citada pela cantora Sandy por propaganda da Monange. Depois, Xuxa desmentiu Sandy.

A verdade é que Xuxa Meneghel foi um fenômeno da TV e do cinema do Brasil. Xuxa Meneghel marcou a geração dos anos 80 e 90. Garotas sonhavam com o dia que seriam Paquitas de Xuxa. Crianças queriam entrar na nave do Xuxa. O Xou da Xuxa batia recordes e mais recordes de audiência. Xuxa Meneghel revolucionava a TV para o público infantil. Xuxa Meneghel conquistou o mundo. Xuxa Meneghel foi um fenômeno. E hoje ainda é respeitada por toda sua trajetória na Rede Globo. Xuxa Meneghel é a Eterna Rainha dos Baixinhos.

Junno Andrade

Em 2012, Xuxa Meneghel completou 49 anos de idade e exibiu fotos antigas de sua carreira. No início de 2013, Xuxa assumiu publicamente o namoro com Junno Andrade. No Carnaval de 2013, Xuxa divulgou foto ao lado do namorado, o casal curtiu o Carnaval na Sapucaí, no Rio de Janeiro.

Após quatro meses de namoro, Xuxa ganha aliança do namorado. Depois Xuxa precisou esclarecer que as alianças são apenas de compromisso e não de noivado. Em 2014, Xuxa deixa o programa TV Xuxa para fazer uma cirurgia no pé.

Na Record

No dia cinco de março de 2015 Xuxa assinou contrato milionário com a Rede Record. Xuxa na Record! A transmissão do evento ao vivo parou o Brasil. Ela agradeceu o carinho dos anos trabalhados na Rede Globo. E explicou por que aceitou trabalhar na Record: 'Liberdade para criar'. Em entrevista ao Superbonita, Xuxa admitiu que fez cirurgias plásticas no corpo.

Curiosidades

Em abril de 2015, Xuxa parabenizou a gravidez de Deborah Secco. OsPaparazzi destacou a amizade das duas. Elas se conhecem desde os tempos de Xou da Xuxa, quando a atriz era uma de suas baixinhas.

Em setembro de 2015, Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro se reencontraram para destacar o filme Lua de Cristal. Sabia que o Sérgio Mallandro beijou a apresentadora com língua e tudo no filme de 1990? Pois é. Os dois são grandes amigos.

Xuxa é madrinha de Giovanna Antiorio.

Xuxa, o documentário

Em 2023 lançou o documentário para contar a sua biografia na Globoplay. A principal polêmica do doc foi a relação entre Xuxa e Marlene Mattos, sua então diretora na TV.

Xuxa Meneghel

Biografia de Sasha Meneghel destaca casamento

Filha de Xuxa Meneghel e Luciano Szafir, ela é craque do vôlei e especialista na área da moda. O marido é João Figueiredo. Contamos curiosidades nesta biografia em formato de Wikipédia

Sérgio Mallandro revive Lua de Cristal

Programa da Xuxa, na Record, destaca reencontro entre Xuxa Meneghel e Sérgio Mallandro

Xuxa vibra com gravidez de Deborah Secco

Entenda como começou a amizade de Deborah Secco e Xuxa Meneghel; atriz está grávida

Xuxa Meneghel diz que errou em namoros antigos

Xuxa reconhece erros do passado: 'nossa, não devia ter feito isso'

Xuxa Só Para Baixinhos leva Disco de Platina

Já a filha de Xuxa, Sasha, desfilou de shortinho jeans nesta semana no Rio de Janeiro

Junno Andrade, namorado de Xuxa dá sinal verde para filhos

Xuxa Meneghel e Junno Andrade falam de casamento e gravidez

Confira a festa de aniversário de Xuxa Meneghel

Xuxa Meneghel recebe convidados para sua festa de aniversário em São Paulo

Xuxa ganha aliança do namorado Juno Andrade

Xuna Meneghel e seu namorado Juno Andrade estão usando aliança de compromisso

Xuxa Meneghel está namorando Junno Andrade

Xuxa revela quem é seu namorado, Junno Andrade, o Santiago da novela Salve Jorge

Xuxa fala que sua maturidade assusta os homens

Em entrevista à revista Caras, Xuxa fala sobre seu relacionamento com os homens

Xuxa faz show especial de Natal com Ivete Sangalo

A apresentadora Xuxa realiza Show Natal Mágico no Rio de Janeiro com convidados especiais

Xuxa pinta os cabelos pela primeira vez, veja fotos

A loira mais famosa do Brasil fica morena

Michael Jackson já pediu Xuxa em casamento

Em entrevista ao quadro 'O que vi na vida', do Fantástico, Xuxa Meneghel vai revelar pedido de casamento de Michael

Xuxa Meneghel faz aniversário e exibe fotos antigas

Veja fotos antigas de Xuxa Meneghel, a eterna Rainha dos Baixinhos da Rede Globo; Xuxa na infância? Veja fotos!

Xuxa Meneghel, mãe de Sasha, fala de casamento

Em entrevista à Revista 'Quem', Xuxa Meneghel fala sobre casamento, sobre a filha Sasha e tem ainda 'As Brasileiras'

Xuxa e Pedro Bial avaliam a instituição casamento

Nas opiniões de Xuxa Meneghel e Pedro Bial, o casamento é uma instituição que às vezes pode ser 'sufocante'

Neymar revela a Xuxa: 'penso em casar e ter mais filhos'

Apresentadora Xuxa Meneghel entrevistou o craque Neymar em bate-papo sobre família e filhos; entrevista será no TV Xuxa

Lady Gaga se declara: 'te amo, Xuxa'

Cantora dá entrevista exclusiva ao programa TV Xuxa, de Xuxa Meneghel; veja vídeo

Xuxa Meneghel desabafa: 'hoje não sou feliz'

Em entrevista, apresentadora Xuxa abre o jogo e diz que não é feliz; a loira ainda desmente namoro com Victor

Chamada de satanista, Xuxa vence Igreja Universal na Justiça

Xuxa Meneghel ganha processo contra Folha Universal na Justiça

Compartilhe com um amigo!

Comentários