CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Como as famosas treinam por barriga negativa

Conheça a Ginástica Hipopressiva que conquistou celebridades; como elas conseguem o corpo perfeito? Especialista deixa dicas

Da Redação, publicado em 08/07/2020 e atualizado há 2 meses.
Quem acompanha notícias dos famosos sabe que o termo barriga negativa virou tendência. Mas como as famosas treinam? A seguir mostramos 5 famosas e quais são as suas preferências para a conquista do corpo perfeito. Elas destacam a malhação diária em suas redes sociais. E esses treinos servem como inspiração para tempos de quarentena, com academias de ginástica fechadas. Selecionamos dicas para você treinar em casa e seguir os passos das influenciadoras.

As 5 famosas são: Thaís Fersoza, Adriane Galisteu, Paula Fernandes, Giovanna Ewbank e Sabrina Sato. Uma curiosidade é que quatro delas são mães. Além delas, destacamos outras famosas que defendem diferentes tipos de atividades físicas, como Samara Felippo e Bruna Linzmeyer.

Ginástica Hipopressiva para barriga negativa


Antes de saber como são os treinos das famosas, é preciso entender alguns novos termos para atividades físicas. Já ouviu falar em Ginástica Hipopressiva? Ela é recomendada para alcançar barriga negativa, abdômen perfeito, para diminuir cintura, para perder peso após gravidez e muito mais.
Thaís Fersoza treinando em casa com personal trainer online; veja exemplos de 5 famosas abaixoFoto: Reprodução/ YouTube

Este é um método que tem conquistado terreno nas atividades físicas. O objetivo é auxiliar para a diminuição da pressão intra-abdominal e torácica, além de contribuir para outros benefícios.
“Eu trabalho com saúde da mulher e comecei a observar reclamações constantes das minhas alunas: dor na lombar, incontinência urinária ao rir ou até mesmo incontinência pulando corda. Fui procurar saber e descobri que isso ocorria principalmente com mulheres que tiveram gestação. Então resolvi me aprofundar nos exercícios de ginástica hipopressiva, pois trabalham diretamente com o assoalho pélvico. Procurei uma escola internacional (a Internacional Hypopressive Council) e realizei uma experiência de imersão para a especialização de ginástica hipopressiva e em Diástase Abdominal. Hoje sou certificada mundialmente pelo IHC.Me”
, explicou a personal trainer Karina Bueno, de São José dos Campos
.

O que é ginástica hipopressiva?

São exercícios rítmicos e posturais que têm o objetivo auxiliar a diminuição da pressão intra-abdominal e intra-torácica. Com técnicas que estimulam a melhora da mecânica respiratória e técnicas que vão beneficiar todo núcleo abdominal da mulher.

Como são os exercícios desta ginástica?

Temos, entre os exercícios, a respiração direcionada. O aluno faz uma inspiração para o pulmão ficar bem cheio. Depois pode exalar tudo até o final. Quando não tem mais nada, entra em apneia, fica sem ar e aí realiza uma contração do abdômen. Involuntariamente, as costelas se abrem. E os resultados aparecem. O aspecto da ginástica hipopressiva é de um vácuo. Como se a pele tivesse sendo sugada para dentro.

Abdominais hipopressivos antes e depois

Melhora quadros de incontinência urinária. Benefícios no aspecto da barriga, flacidez. Além de diminuição na Pressão Intra-Abdominal e Intra-Torácica; normalização das tensões nos músculos respiratórios; auxilia o relaxamento simultâneo de grupos musculares; melhora a postura; fortalece os músculos internos do abdômen; entre outros benefícios.

De acordo com especialistas da área da saúde, há, inclusive, uma maior sensação de prazer na hora do sexo.

A pressão intra-abdominal é muito importante para o corpo, porque está relacionada a funções como fala, riso, choro, micção, defecação, parto e controle postural.

Como as famosas treinam? Personal trainer, treinam em casa, ginástica?

1 - Thaís Fersoza


A esposa de Michel Teló tem um canal no YouTube e já divulgou vídeos mostrando como é a sua malhação. Ela segue uma marca que utiliza a técnica da barriga negativa. Na explicação do vídeo, fala em reconfiguração da posição de órgãos, o que diminui o volume da barriga. Esposa de Galvão Bueno, Desirée Soares utiliza a mesma técnica de ginástica hipopressiva.
Thaís Fersoza fala sobre atividade física no InstagramFoto: Reprodução/ Instagram

Em postagem no Instagram, Thaís falou sobre as aulas online no período de quarentena: “Um lado do meu circuito de corrida! Aqui a gente tem feito de um tudo! Tem Live, patinete, bate-papo, academia em casa. Me achei bem corajosa de postar essa foto com corpitcho pra jogo e cara de pimentão, mas tá valendo”, escreveu.

2 - Sabrina Sato

Grávida, Sabrina Sato recebeu dicas para se exercitar durante a gestaçãoFoto: Reprodução/ YouTube

Sabrina Sato é apaixonada por esportes. Em post de junho de 2020, no Instagram, mostrou um vídeo com treino de mobilidade física e Ballet fitness. Trata-se de uma técnica que mistura ballet com atividade física para perder peso. Quando precisou ficar com o corpo perfeito para o Carnaval, já divulgou vídeos falando da ginástica hipopressiva. Ela também faz aulas online com personal trainer em casa.

3 – Adriane Galisteu


Também há vídeos dos treinos de Adriane Galisteu no YouTube. Ela conta com a ajuda de um personal trainer. É apaixonada por corrida. Em uma das postagens, mostrou uma foto da esteira e com a seguinte legenda: “10 quilômetros de corrida para começar a semana”. Ela pertence ao grupo Run Lovers, ou seja, apaixonados por corrida. E agora mostrar fotos da sua ginástica, dos resultados e de cada conquista. É uma grande inspiração.
Adriane Galisteu treinando com personal trainerFoto: Reprodução/ YouTube

Já fez elogios para a boa forma de Juliana Paes. No Instagram de Juliana Paes chama a atenção a criatividade da atriz para a atividade física. Ela colocou uma faixa em um ponto fixo da sua casa. Com essa faixa, consegue realizar atividades de alongamento e atividades aeróbicas. Em vídeo no YouTube, contou que perde mais de 500 calorias somente com 30 minutos de atividade física. A atividade com a faixa também a ajuda na parte muscular. Ainda nas redes sociais, o personal trainer de Juliana sempre aparece passando treinos específicos para realizar em casa.

4 – Paula Fernandes

Paula Fernandes treinando na academiaFoto: Reprodução/ YouTube

Paula Fernandes não tem filhos. Mas utiliza técnicas recomendadas para mamães. Como os alongamentos, por exemplo. A elasticidade da cantora chama atenção. Ela é apaixonada por pular corda. Em um dos posts no Instagram, temos um vídeo com a cantora pulando corda sem parar.
“Bora botar o aeróbico em dia para ficar bem linda para a próxima... ops, é segredo ainda. Então vamos só queimar o docinho mesmo”
, escreveu Paula.

E a barriga negativa dela, não precisa nem comentar, né? É perfeita. Adora praticar atividades físicas na praia. Assim como a atriz Fernanda Souza. É o chamado “beach training”, com circuitos específicos na praia para fazer suar. Nas redes sociais também acompanhamos a presença de um personal trainer com Paula. Em vídeo, já comentou sobre a técnica da ginástica hipopressiva.

5 – Giovanna Ewbank


A esposa de Bruno Gagliasso tem um canal no YouTube e conta suas dicas de malhação. Em 2020, quando ficou grávida, passou a dar dicas para mamães se exercitarem durante a gestação. Agora fica a expectativa para o pós-parto. Será que ela vai utilizar as técnicas de barriga negativa quando o filho nascer? Estaremos de olho.
Giovanna Ewbank fazendo malhação em casa com personal trainerFoto: Reprodução/ YouTube

“Como é bom voltar a me exercitar. No início fiquei com receio e insegurança de fazer algo que prejudicasse o bebê, mas essa semana voltei a fazer exercícios pra cuidar da minha saúde. E como já me sinto melhor! Nosso corpo é a nossa morada! Obrigada meu amigo amado Chico Salgado por me dar suporte em mais esse momento da minha vida”, escreveu a atriz, com um agradecimento especial ao personal trainer, no início da gestação.

Mais famosas treinando


Outras famosas que citamos aqui: Giovanna Antonelli também é apaixonada por beach training, balé e crossfit. Bruna Marquezine é outra que adora o crossfit. Já a modelo Gisele Bündchen é praticante de ioga, faz boxe e pilates.

Sobre balé. A bailarina, geralmente, respira pelo abdômen. Já o foco da ginástica hipopressiva é torácico. Respiração através do tórax e do diafragma.
Kelly Key fazendo musculaçãoFoto: Reprodução/ YouTube

Continuando. A atriz Samara Felippo é contra a barriga negativa. Assim como Bruna Linzmeyer. Elas defendem o corpo livre. Veja depoimento de Samara no Instagram: 'Olhei uma foto, por segundos eu me odiei e logo veio esse texto na minha mente! Obrigada Mari. Faço minhas as suas palavras. Que bom poder dividir com vocês, espero que inspire. E que fique claro, eu ainda tenho plena consciência do padrão que ocupo. E chega de opressão e de vergonha com qualquer parte do nosso corpo! Mulheres: vamos nos amar”, escreveu a atriz.

“A barriga é proibida. Perseguida. Alvo de artilharia e de armas químicas (...) Amar a barriga é transgressor. É um ato revolucionário de cura. Dentro e fora do padrão, somos ensinadas desde cedo a ocuparmos o mínimo possível de espaço”, diz o texto citado por Samara.
Paula Fernandes conversando com personal trainerFoto: Reprodução/ YouTube

Para quem é recomendada a ginástica hipopressiva?


Mulheres após a gravidez. E pessoas que praticam exercícios de muita carga, com muita força. Eles acabam ficando com os órgãos protuberantes, causando uma aparência estética de gordurinhas a mais na barriga. As mulheres após o parto ficam o abdômen enfraquecido e flácido. Pessoas com incontinência urinária também procuram este método.

Tem resultado imediato?

De acordo com a personal trainer Karina Bueno, é possível perder 1 centímetro de cintura em apenas 3 semanas. Com mais tempo, de 3 a 4 centímetros, sem dieta restritiva.

É verdade que essa ginástica emagrece?
Treinamento com ginástica hipopressiva para barriga negativaFoto: OsPaparazzi

Para esta resposta temos dois pontos. Primeiro: para emagrecer é preciso seguir uma dieta balanceada, praticar atividade física, etc e etc. Mas e a Ginástica Hipopressiva? Ela pode aumentar o metabolismo basal a médio e longo prazo. Desta maneira, resultados estéticos de emagrecimento serão alcançados quando alinhados com outras práticas, como funcional, corrida, musculação e etc.

“A ideia é inserir este método dentro de plano específico para cada necessidade. Ah, eu preciso emagrecer. Ah, eu quero a tão sonhada barriga negativa. Ah, eu quero isso, aquilo, enfim, eu faço uma avaliação completa de cada aluna para então encontrarmos as melhores soluções”, concluiu Karina Bueno.

Eu estou com...

Diástase abdominal (comum em mulheres com mais de 35 anos, que dão à luz bebê com peso elevado ou que têm uma gravidez múltipla. Pode haver saliência no meio da barriga). Preciso reduzir a protuberância.

Ou estou com pochete lateral na barriga.

Protuberância abaixo do umbigo.

Com estômago alto (preciso do deslocamento dos órgãos).

Com incontinência urinária.

Então é recomendável fazer ginástica hipopressiva para...
Funcionamento da ginástica hipopressiva com antes e depoisFoto: OsPaparazzi

A ginástica fortifica o núcleo abdominal da mulher. Dá aspecto visual melhor. Barriga fica para dentro. A chamada barriga negativa. É diferente de barriga definida.

Essa ginástica deixa barriga tanquinho? Não. A ideia é barriga negativa, pele fica lisa, mais fortificada. Vai chapar a barriga.

Porque eu vou ter os seguintes benefícios...

Circunferência da cintura diminui. Dor nas costas diminuem. Incontinência urinária diminui. Redução em centímetros da diástase.

Sempre com uma sequência acompanhada de respirações e posturas. Melhora muito a postura da mulher e sua autoestima. Também há ativação da pelve, com relatos de melhora no sexo.

Personal trainer com ginástica hipopressiva para mulheres: siga o Instagram de Karina Bueno e saiba mais.


Compartilhe com um amigo!
Comentários