CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ TV Globo

Como conseguimos entrevistar Ana Maria Braga

Sabia que a apresentadora do Mais Você já teve um Bloglog? Relembre neste bate-papo

Por Silas Pereira, publicado em 16/04/2009.
A apresentadora Ana Maria Braga aceitou um convite do empresário Diogo Boni, em 2008, e criou um blog na extinta plataforma chamada BlogLog, projeto de Diogo que reunia blogs de celebridades. Eu trabalhava como repórter do site VNews naquela época, também sob comando do Diogo. Quando soube do convite aceito por Ana Maria Braga, perguntei: consigo uma entrevista com ela para falar sobre a estreia? Minutos depois, a resposta já era positiva. 'Toma aqui o telefone, fala com ela'. Eu tinha uns 15 minutinhos com Ana Maria Braga.

Como é a voz da Ana Maria Braga?


As minhas mãos suavam no telefone. Mas logo no início da conversa, com a simpatia que ela mostrava, consegui ir me acalmando na medida do possível. Digo na medida do possível, porque do meu lado, minha editora, a Erika Albino, ficava me cutucando e rindo sem acreditar no que acontecia. Também me pontuava das perguntas que eu ia esquecendo de fazer. A voz da Ana Maria no telefone era espontânea, engraçada, com risos, paciência e muito carinho.

Logo abaixo tem a entrevista com a Ana Maria para o extinto site VNews, que o Paparazzi recuperou e colocou aqui. Obrigado aos amigos pelo carinho. Fica na memória a lembrança da galera desacreditando o que tinha acontecido. E também ótimas lembranças da turma do BlogLog. Naquela época os famosos não eram influenciadores digitais ainda, com suas redes sociais bombando como é hoje. Então ter um blog dentro de uma plataforma como o BlogLog era sensacional.

Foi muito curioso também porque o Diogo conseguiu convencer uma turma mais velha a entrar no blog. Rolou muito conteúdo relevante ali naquela época. Uma pena que não temos mais todos os arquivos. Mas fica aqui meu muito obrigado. Sempre fui fã de Ana Maria Braga. Mas nessas pequenas histórias de bastidores, que ouvimos sobre ela, aí entendemos que realmente ela é uma pessoa diferenciada. E muito especial!
Ana Maria Braga e Louro José com participação no Encontro Com Fátima BernardesFoto: Reprodução/ TV Globo

Entrevista no VNews


Já imaginou Ana Maria Braga receitando uma delícia exclusiva ao Vale do Paraíba? Pois a pedido do VNews, a apresentadora do 'Mais Você' deixa uma sugestão ao 'Lanchão da Madrugada' (quadro de culinária exibido pelo Madrugada Vanguarda).

Ana Maria Braga Maffei, jornalista, nascida em São Joaquim da Barra, falou com exclusividade ao VNews. Ela relembra de uma matéria que fez em Guaratinguetá, fala sobre o início da carreira, dos problemas com o câncer e garante que vai dar Palmeiras no Campeonato Brasileiro deste ano.
Bastidores do 'Mais Você', de Ana Maria BragaFoto: Reprodução/ Rede Vanguarda

Para começar esse bate-papo, fale um pouco sobre essa nova fase do 'Mais Você'.
Ana Maria Braga - O 'Mais Você' ter vindo para o Rio de Janeiro foi incrível. Hoje contamos com um estúdio muito maior e equipado e mais espaço para poder criar e desenvolver nossas idéias. O convite para vir para o Rio é muito antigo e só este ano que foi possível concretizá-lo e estou muito feliz e satisfeita com a mudança. O 'Mais Você' é um programa que passa sempre por mudanças e que tem o perfil de inovar constantemente. Estamos todos muito felizes com o programa, mas isso não significa que estamos acomodados. Diariamente nos reunimos para discutir novas idéias e quadros.

O que está achando dessa novidade que é o 'Super Chef'?
Ana Maria Braga - O quadro Super Chef é um sucesso. Temos recebido um feed back maravilhoso do telespectador. A dinâmica do quadro, os participantes, as polêmicas e o aprendizado gastronômico e de vida têm superado as nossas expectativas. O formato deu muito certo e o público tem demonstrado isso por meio de telefonemas, cartas, e-mails que chegam diariamente à nossa redação.

Qual é a sua relação com o Vale do Paraíba? Fale um pouco sobre a matéria especial que você fez em Guaratinguetá.
Ana Maria Braga - A região é linda, né. É um pólo de desenvolvimento e expansão para o País. Hoje, São José dos Campos, por exemplo, abriga empresas muito importantes e que geram muitos empregos. Mas fazendo um programa ao vivo eu não tenho, infelizmente, tempo para poder viajar, mas conheço bem a região e só tenho boas lembranças daí. No ano passado estive na cidade de Guaratinguetá, cidade do Frei Galvão. Foi pra gravar uma matéria na visita do Papa e realmente me encantei com o lugar e com o povo. Nossa, foi lindo e muito emocionante.

Falando sobre a sua carreira, eu queria que você relembrasse algumas curiosidades do seu início na profissão. Tanto na Revista Cláudia, como na TV Tupi e na Rede Record. Quais eram as principais dificuldades de uma jovem jornalista?
Ana Maria Braga - Como qualquer profissional que ingressa no mercado de trabalho eu também vivi meus apuros, medos e inseguranças. Mas sempre dei o melhor de mim em tudo o que faço e sou muito, mas muito exigente. Lutei muito, até porque décadas atrás o preconceito era muito maior, e ser mulher e repórter nem se fala. Mas encontrei muita gente bacana que me ajudou, me ensinou e me mostrou o caminho lindo da nossa profissão. Me orgulho de tudo o que fiz, tanto na área do jornalismo, como na área comercial onde atuei por muitos anos. Hoje, à frente do Mais Você, é mais uma etapa da minha carreira e olho pra traz e vejo quanta coisa bacana eu já fiz. O que acho legal também é que temos infinitas histórias de pessoas que começaram do nada a fazer artesanatos ou pratos que ensinamos nos programas e que hoje vivem e sustentam as famílias com o que mostramos. Isso é que vale a pena.

O seu sonho no início já era trabalhar com jornalismo na TV?
Ana Maria Braga - A grande verdade é que o jornalismo foi o caminho que encontrei de trabalhar para ganhar dinheiro para pagar minhas especializações em Biologia. Me formei pela Universidade de São Paulo, em São José do Rio Preto. Com o diploma na mão vim pra São Paulo para fazer especialização na área. Mas São Paulo é um desafio muito grande. Para pagar meus estudos consegui um emprego na extinta TV Tupi, onde apresentei telejornais, shows e estreei um programa feminino ao vivo. Mas essa não foi a minha primeira experiência na televisão. Em São José do Rio Preto apresentei um telejornal local, canal 8. Cursei a faculdade de jornalismo já em São Paulo e com o fim da TV Tupi fui ser assessora de imprensa e diretora comercial das revistas femininas da Editora Abril. Fiquei na área comercial da Editora Abril por mais de 10 anos, onde lancei a revista Elle, por exemplo. Em 92, voltei com o programa 'Note e Anote', que me consagrou nas tardes da tevê brasileira. Por sete anos apresentei e dirigi a atração e em julho 99 eu vim para a Rede Globo.

Como você encara as evoluções e as mudanças da TV? Gosta de estudar e ler sobre o assunto? E a Internet?
Ana Maria Braga - Sim, gosto muito do tema televisão. Tanto na programação como na tecnologia. Gosto de estar atenta a tudo o que envolve esse universo. Leio sobre o assunto, pesquiso e vejo muito as tevês estrangeiras, mesmo considerando a brasileira como a melhor do mundo. A Internet ganha espaço a cada segundo, mas ainda falta muito para ocupar o espaço da TV. São duas mídias diferentes que se complementam.

Há quem diga que blog e Internet são 'coisas de jovem'. Entretanto o seu blog pessoal é um dos mais acessados do portal Bloglog. O que está achando dessa experiência com o blog? Quando recebeu o convite para participar deste projeto, ficou assustada?
Ana Maria Braga - Fiquei muito feliz em poder ter mais este canal de comunicação com o público. Adoro botão e gente. O Blog me permite contar coisas do meu dia-a-dia de forma descontraída, menos compromissada. Sinto que os blogueiros estão superplugados no que a gente escreve e conversam com a gente online. Tenho adorado a experiência e o Bloglog está de parabéns. Acesso diariamente e leio 'tudo' de todos. Mas gostaria de poder ter mais tempo para curtir mais o meu site e meu blog.

Por causa do seu sucesso na TV, muitos humoristas a imitam em alguns programas. Você gosta de ser imitada por eles, nessa brincadeira? Acompanha esses trabalhos?
Ana Maria Braga - Vejo algumas imitações, umas de bom gosto e outras nem tanto. Não me importo, o que me chateia às vezes é a falta de respeito em algumas caracterizações que acabam fugindo absolutamente do real.

Falando de futebol, você é palmeirense declarada. Gosta mesmo de futebol, acompanha? O Brasileirão desse ano vai ficar com o seu alviverde?
Ana Maria Braga - Gosto do Palmeiras, sou descendente de italianos e acompanho de perto todos os campeonatos. E nesse Brasileirão vai dar Palmeiras campeão, com certeza!

Falando de um assunto delicado, para aconselhar os nossos internautas: o que de mais importante você aprendeu com o câncer? Ainda se recorda do programa em que a sua produção vestiu a camiseta que tinha o slogan 'time de guerreira'?
Ana Maria Braga - Aprendi que o câncer é uma doença muito dura, que maltrata a gente, mas que tem cura se a gente acreditar que vai vencê-la. O pensamento positivo me motivou e me ajudou nessa caminhada. Nunca vou esquecer o dia que a minha equipe vestiu a camiseta da Guerreira e muitos rasparam a cabeça. Foi um apoio incrível e inesquecível.

Algumas perguntas rápidas para encerrar nosso bate-papo:

Qual é o seu programa de TV favorito?
Gosto de muitos, não seria justo citar apenas um.

O que mais procura na internet?
Informações das mais variadas, desde receitas, dicas de viagem, peças teatrais, shows, enfim de tudo um pouco.

Um site que recomenda.
Sem modéstia nenhuma o www.anamariabraga.com.br

O que estava fazendo antes de nos conceder essa entrevista?
Trabalhando.

O que vai fazer depois?
Trabalhar!

Qual é o seu maior sonho profissional?
Fazer o programa de amanhã.

E o pessoal?
Ter mais tempo para poder viajar e ficar com a minha família.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários