CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ Globoplay Império

Império: Último capítulo deixa dúvida no ar

Você gostou de como foi o final de Império na Rede Globo? O que aconteceu com o Comendador? Relembramos tudo da novela aqui

Da Redação, publicado em 05/11/2021 e atualizado hoje.

O último capítulo da novela Império guardava apenas uma surpresa antes de sua exibição na sexta-feira, 13 de março de 2015, na Rede Globo. Depois a surpresa se repetiu em 5 de novembro de 2021, na reexibição. Afinal, José Alfredo (Alexandre Nero) sobreviveu ou não? O autor Aguinaldo Silva revelou todos os outros segredos do final de Império através de seu site pessoal (fato que gerou ciúmes com o pessoal do GShow). Um dos destaques foi a participação do vilão José Pedro (Caio Blat), o verdadeiro Fabrício Melgaço, inimigo número 1 do próprio pai, o Comendador.

A Rede Globo estreou a reexibição de Império, no horário nobre, no dia 12 de abril de 2021, durante as reprises da pandemia. No elenco da novela estão Alexandre Nero, Lília Cabral, Leandra Leal, Drica Moraes, Marjorie Estiano, Marina Ruy Barbosa, Andreia Horta, Maria Ribeiro, Adriana Birolli, Rafael Cardoso, Joaquim Lopes, Klebber Toledo, José Mayer, Paulo Betti, Caio Blat, entre outros nomes.

Império ganhou o prêmio Emmy Internacional de Melhor Novela em 23 de novembro de 2015. O Emmy é considerado o Oscar das novelas na televisão internacional.

O Comendador José Alfredo ressuscitou? Ou a ressurreição não rola? No portal de Aguinaldo Silva é possível acompanhar o final de Maurílio (Carmo Della Vecchia), vítima de José Alfredo (Alexandre Nero), que também acaba com Silviano (Othon Bastos), vítima de Josué (Roberto Birindelli). E quem acaba com o Comendador? O próprio filho José Pedro (Caio Blat). Silva questiona em seu post: 'É o fim do Imortal: será mesmo?', questiona os leitores, deixando a pergunta no ar...

Palavrões no final de Império

A cena final do último capítulo de Império mostra José Alfredo ao fundo da família, deixando a dúvida no ar sobre sua ressurreição. Nas redes sociais, telespectadores comentaram sobre o Comendador, criando memes, e também falaram sobre a mudança nos diálogos das novelas da Globo. Os palavrões ditos pelos personagens de Alexandre Nero e Leandra Leal chamaram a atenção. 'Sou do tempo em que o xingamento mais forte nas novelas da Globo era um 'seu bobão'. Mas assistindo o final de Império ouvi pelo menos duas vezes a palavra filha da p. Comendador falou 'fela da p.' para o Maurílio e a Cristina mandou o palavrão para o José Pedro. Que coisa', comentou Luís Farias, via Facebook.

Na opinião do ator Alexandre Nero, o melhor seria um final triste para o herói da novela das nove da Globo.

'As pessoas querem um final feliz, mas acho que a dramaturgia perde com um final feliz'. Cristina (Leandra Leal), vítima do irmão, vai ser o pivô do encontro final de Império. Ela impede que José Pedro acabe com o pai. 'José Pedro, o filho rejeitado, por ganância e poder, deu cabo da vida do próprio pai. Isso é o que vocês verão na sexta-feira, no final da terceira parte do último capítulo de Império. Mas ainda haverá uma quarta parte, e então… Será que ele deu adeus mesmo?', segue o autor da novela.

Alexandre Nero em cena à la Breaking BadFoto: Fco. Patrício/ Divulgação
Vale lembrar que a última novela das nove de Aguinaldo Silva, [novela:Fina Estampa], contou com uma homenagem aos vilões no capítulo final. A mocinha Griselda (Lilia Cabral) acaba se encontrando com a vilã Tereza Cristina (Christiane Torloni) em cena final. A expectativa é que de uma nova homenagem aos principais personagens da trama. OsPaparazzi mostrou as inspirações do autor para essa reta decisiva do folhetim. Tivemos homenagens para Titanic (Leandra Leal à la Kate Winslet), além de de homenagem para Breaking Bad, série da Netflix.

Império vai deixar saudades? Saiba quais foram os melhores momentos

O crítico Celso de Menezes apontou quais foram os melhores momentos de Império. Com média de Ibope de 33 pontos, a trama superou Em Família (30), mas ficou atrás de [novela:Salve Jorge] (34), [novela:Avenida Brasil], entre outras. Acompanhe abaixo os destaques:

Alexandre Nero estreou brilhando como protagonista de uma novela das nove. O herói vilão foi a fantasia de Carnaval de maior sucesso em 2015. O namoro com a personagem jovem de Marina Ruy Barbosa deu o quê falar...

Leandra Leal mais uma vez se destaca como coadjuvante. Que atriz! Com personagem complexo, trouxe leveza e ao mesmo tempo um tempero quente para a novela. É uma das principais atrizes de sua geração (veja segredos da beleza de Leandra Leal em fotos).

Marjorie Estiano e Drica Moraes fizeram uma parceria e tanto. Cora não pôde ficar com Drica até o final e Marjorie Estiano voltou com tudo. Os telespectadores aceitaram numa boa o retorno da atriz mais jovem.

Paulo Betti recebeu uma enxurrada de críticas com o jornalista blogueiro Téo Pereira. As comparações com Félix (Mateus Solano) se espalharam. Mas a verdade é que Paulo Betti, José Mayer e Ailton Graça representaram muito bem.

Viviane Araújo, sim, a própria, ex-participante da Fazenda, da Record, e eterna Musa do Carnaval. Surpreendeu a todos como uma das principais coadjuvantes da novela. Surpreendeu ao próprio autor Aguinaldo Silva. Palmas para Viviane Araújo. A morena provou que é muito mais que um corpo perfeito e uma barriga sarada.

Compartilhe com um amigo!

Comentários