globo x record

Divulgação

Globo x Record: entenda a batalha das emissoras

Disputa de audiência entre Rede Globo e Rede Record completa 6 anos; entenda como está essa batalha

globo x record

Batalha das Emissoras

Foto: Divulgação

TV Globo x TV Record. Ou Record x Globo. Como preferir. O fato é que já faz tempo que os telespectadores estão no meio do fogo cruzado entre Rede Globo e Rede Record. A "última batalha" começou em 2005, quando a Record resolveu entrar na disputa e brigar pela vice-liderança da audiência na TV aberta. Mas quem está vencendo a batalha das emissoras (Globo x Record)? Como está a televisão de Silvio Santos, o SBT, nesta disputa? Qual televisão está faturando mais? Ou qual emissora é líder de audiência? Os números da Guerra das TVs OsPaparazzi destaca abaixo...

OsPaparazzi de olho em 'Globo x Record'...

A batalha Globo x Record começou em 2005, como explica o vice-presidente comercial da Record, Walter Zagari. "O segundo lugar é o primeiro dos perdedores. Por isso queremos a liderança", contou à Folha. Começava ali uma espécie de clonagem da Globo, na Record. A Record contratou profissionais da Globo com salários 3 vezes maior. Foram contratados artistas, autores, jornalistas, entre outros funcionários. "É um ponto de honra para Edir Macedo atingir a Globo, por conta das denúncias que a rede fez contra ele", avaliou Laurindo Leal Filho, sociólogo da USP.
globo x record

Jornal Nacional x Jornal da Record

Foto: Divulgação

A Record copiou o "Fantástico" (Zeca Camargoe Patrícia Poeta), criando o "Domingo Espetacular" (Paulo Henrique Amorim e Fabiana Scaranzi). Também copiou o "Jornal Nacional" (William Bonnere Fátima Bernardes), criando o "Jornal da Record" (Celso Freitas e Ana Paula Padrão). E "A Fazenda" (Brito Jr.), reality nos moldes de Big Brother Brasil(Pedro Bial) ou No Limite. E deu resultado. "Nossa audiência cresceu muito nesses anos. Tínhamos 10% do tamanho deles, hoje temos quase 50% da audiência nacional", explica Zagari, que quer empatar com a Globo em no máximo quatro anos.

Audiência: Em 2005, no início da disputa pela audiência, a média/ dia da Globo era de 21 pontos no Ibope. Este ano está em 16,3 pontos. A Record foi de 5 pontos (em 2005), para 7,3 em 2011. O SBT era o segundo lugar, com 9 pontos em 2005, e hoje está com 5,5 pontos. A Globo atribui a queda no Ibope devido à perda de público para outros canais, como TV paga e televisões ligadas em videogames.

Lucro: A Globo detém 70% de tudo o que é investido em TV aberta no país. Faturou cerca de R$ 7,5 bilhões em 2010. "Claro que audiência continua sendo importante. Mas os anunciantes e agências estão de olho na relevância do conteúdo e na força da marca dos canais além da TV", availou Mônica de Carvalho, vice-presidente de mídia da DM9.

Investimento: Em 2005, a Record contratou profissionais, como os autores Tiago Santiago e Lauro César Muniz, investindo em novelas. Também trouxe os atores Marcelo Serradoe Márcio Garcia (voltou para a Globo com a promessa de ter um programa). Depois, ainda contratou Gabriel Braga Nunes(que hoje voltou à Globo, em Insensato Coração), Paloma Duarte e Tuca Andrada. Outro investimento da Record foi a compra dos direitos da transmissão da Olimpíada de Londres (2012), e também os Jogos Pan-Americanos de 2011, no México.

Duopólio: "A disputa deve servir para chamar a atenção da sociedade para o risco tanto de modelos de monopólio como da mistura de radiodifusão com religião. Em alguns anos, a Record vai encostar na Globo e as duas vão dividir a audiência e o faturamento. Outras redes ficarão marginalizadas", concluiu o jornalista Eugênio Bucci, crítico de TV.

Gostou da matéria? Compartilhe!
Comentários
Veja Mais
Quem é a apresentadora e jornalista da Band que virou queridinha na Rede Globo
Renata Fan: biografia tem Denílson, Globo, Rafael e mais
Quem é a apresentadora e jornalista da Band que virou queridinha na Rede Globo
Renata Fan
Vale a pena assinar Globoplay? Mostramos uma série elogiada do serviço da Globo
Série A Million Little Things é golaço do Globoplay
Vale a pena assinar Globoplay? Mostramos uma série elogiada do serviço da Globo
Celebridades
Entrevistamos o comediante que teve 10 anos de contrato na TV aberta, após surgir no CQC. Veja opinião de Rafa sobre o momento da televisão
Rafael Cortez revela por que saiu da Globo em entrevista
Entrevistamos o comediante que teve 10 anos de contrato na TV aberta, após surgir no CQC. Veja opinião de Rafa sobre o momento da televisão
Celebridades