CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Luccas Neto: A trajetória do ídolo infantil

Entrevista com Luccas Neto Ferreira, do Luccas Toon, o mais famoso canal de YouTube para crianças no Brasil

Por Silas Pereira, publicado em 22/06/2020 e atualizado hoje.

Luccas Neto é o comunicador que se relaciona com o maior número de crianças no Brasil na atualidade. Se Xuxa foi a Rainha dos Baixinhos na década de 90, o ano de 2020 nos apresenta ao Príncipe dos Baixinhos. A televisão aberta não tem mais a grade infantil no período da manhã que mostrava desenhos e programas infantis. E é cada vez maior o número de pais e mães que recorrem aos vídeos no YouTube para entreter a criançada.

'A TV aberta ainda tem muito espaço para a grade infantil e acho que precisa ter. A televisão e a internet - tecnologia precisam andar juntas. As grandes emissoras estão fazendo um trabalho muito bem feito em relação a isso. Esperamos ter oportunidade de levar o nosso conteúdo infantil para a televisão também', declarou Luccas Neto ao Paparazzi.

O canal oficial de Luccas Neto, o Luccas Toon, começou como brincadeira. Em 2014, aos 22 anos de idade, o jovem jamais imaginaria o quão rápido chegaria aos milhões de acessos no YouTube. Ele e o irmão, Felipe Neto, constantemente são alvos de críticas nas redes sociais pelos vídeos do início da carreira. Com Felipe, os óculos escuros com palavrões do Não Faz Sentido. Com Luccas, a banheira de Nutella com reforço de alimentação não saudável para crianças.

Mas os Irmãos Neto se transformaram com o tempo. Como todos nós, certo? A diferença é que a evolução deles foi exposta nos vídeos e nos canais. Hoje já entendem o tamanho que têm e a responsabilidade que têm com seus milhões de seguidores na internet. Felipe Neto, 32 anos, entrevistado no Roda Viva, se tornou um dos principais influenciadores políticos do Brasil. Luccas, 28, com o Luccas Toon, sua loja oficial e seus filmes, se tornou o comunicador infantil de maior audiência do país.

Nesta entrevista ao Paparazzi, perguntei ao Luccas sobre essa evolução da carreira. Seu canal infantil, por exemplo, passou a ser acompanhado por uma equipe de pedagogia com o objetivo de passar mensagens educacionais para as crianças. Como ele se descobriu como comunicador para esse público?

'Eu sempre tive espírito empreendedor e fiz muitas tentativas até acertar. Recebo críticas, procuro filtrar tudo o que posso melhorar e acredito que muitos ainda não conhecem o trabalho que faço atualmente. Há dois anos (2018) fiz um reposicionamento e hoje a Luccas Neto Studios (LUNES) se transformou em uma empresa com muitas frentes de negócios, incluindo duas marcas infantis muito fortes (Luccas Neto e Os Aventureiros). Comecei com um canal no Youtube que evoluiu para uma empresa que gera 60 empregos diretos e centenas de empregos indiretos. É fundamental acreditar nos sonhos e se esforçar muito para conquistar. Trabalho de 13 a 14 horas por dia e estou muito feliz com os resultados. Sou grato. Batemos muitos recordes', respondeu.

Números de Luccas Neto e como funciona a LUNES

Na lista de recordes, são mais de 31 milhões de inscritos no YouTube. Os livros, em parceria com a Ediouro, já venderam 2 milhões de exemplares no Brasil. Foi o livro mais vendido na história da Bienal, ultrapassando a marca de Harry Potter. O boneco de Luccas Neto, vendido em sua loja oficial na internet, recebeu em 2019 os prêmios Destaque Brinquedo Nacional do Ano e Destaque Licença do Ano, na 17ª edição do Top Kids, realizado pela EP Grupo.

Minha maior inspiração na área do entretenimento é, sem dúvida, Walt Disney. Estudo bastante sobre ele e seu legado. Acho que o Brasil poderia, sim, ter mais opções de parques de diversões, um lugar de fantasia e sonhos para toda a família', contou Luccas Neto.

A empresa LUNES é dividida por áreas. Como as seguintes:

Tecnologia (com a criação de aplicativos e jogos), Filmes (produzindo filmes para Net Now, Netflix, cinema, TV, entre outras plataformas), Youtube (com o canal infantil, voltado para crianças a partir de 2 anos de idade), Segmento Editorial (com lançamento de livros em parceria com a Ediouro), Músicas (como a música Príncipe dos Baixinhos, Acredite nos Seus Sonhos, Eu Sou o Luccas ou outras músicas disponíveis em plataformas como Spotify), Licenciamento de Produtos da Loja Oficial, Shows pelo Brasil (com agenda de shows lotada, com ingressos esgotados, antes da pandemia) e Animação (uma das novas apostas, com o planejamento de produzir uma animação 100% nacional).

Filme no cinema

Luccas Neto já produziu filmes para Netflix e outras plataformas digitais. Mas, agora, a estreia no cinema nacional foi agendada. Ele admite que a ansiedade para chegar aos cinemas deu aquele friozinho na barriga.

Em 2020 lançou o filme Luccas Neto Em O Mapa do Tesouro.

'É emocionante poder levar Os Aventureiros, uma franquia criada por mim, para as telonas. Sempre fui fascinado por cinema e saber que a Warner, grande referência mundial, e o Telecine, principal hub de cinema do país, acreditam em nosso projeto, valorizando os heróis brasileiros e apostando em um filme nacional de aventura. É a realização de um grande sonho. Temos uma missão desafiadora pela frente, com muito respeito ao cinema e às características de um filme de ação e super heróis, com o objetivo de levar para as telas um produto de alta qualidade audiovisual', afirmou.

'Na vida pessoal, meu maior sonho é ser pai', disse Luccas Neto, que anunciou gravidez da namorada em 2020.

A previsão de estreia nos cinemas é 2021, por causa da pandemia. A quarentena, aliás, modificou completamente a rotina da empresa:

'No momento, o mais importante é preservar a saúde de todos. Mas o ritmo de trabalho continua intenso. Neste período de isolamento social, as gravações passaram a ser caseiras. Tudo que criamos é 100% autoral e nacional', observou.

Em 15 de abril de 2021, lançou o filme 'Luccas Neto em Duas Babás Muito Esquisitas'.

Em 16 de julho de 2021, lançou o filme Luccas Neto em O Mapa do Tesouro 2.

Novidades de Luccas Neto

O que vem por aí? A empresa LUNES não para. São projetos para o exterior, projetos para público teen e muito mais:

O Paparazzi entrevistou Luccas Neto e também contou a sua biografiaFoto: Guto Costa

'Já estamos trabalhando no planejamento de expandir a marca para o exterior, incluindo a apresentação de shows internacionais. Para 2021, temos previsto o lançamento de um longa-metragem para o cinema, além de mais 8 telefilmes com produção própria. Para não depender de fatores externos e também para dar mais conforto à equipe, inauguramos um estúdio no Rio de Janeiro com espaço de cerca de 1000 metros quadrados, distribuídos em dois prédios. Teremos o licenciamento da linha dos Aventureiros, além de shows e canal musical com bonecos vivos. Também temos os projetos de jogos para celular com as nossas marcas, além de desenvolver um canal teen com um grupo de artistas'.

O que você não sabia sobre o Luccas Neto?

Uma curiosidade sobre o início da carreira tem relação com Walt Disney, o grande ídolo de Luccas. Você sabia que Luccas Neto já vendeu pipoca para chegar perto de um show da Disney?

'Eu já trabalhei vendendo pipoca no evento Disney On Ice para poder ver o Mickey de perto e assistir ao show. Já que não tinha dinheiro para comprar o ingresso. Porém, como vendia a pipoca nos intervalos e na hora do espetáculo ficava aguardando em uma sala, acabei não conseguindo. Hoje em dia faço questão de comprar meu ingresso, para sempre me lembrar da minha origem', relembrou.

Luccas Neto Ao Vivo

Em 2020, durante período da quarentena, Luccas Neto protagonizou a principal live do Brasil para o público infantil. Ele chamou atenção da reportagem por parecer um pouco nervoso e ofegante durante a live. A explicação está na responsabilidade do evento. E quantas pessoas foram beneficiadas com a sua participação.

'Eu e a Gi temos uma parceria incrível. O principal conselho que dou para ela é não deixar os estudos de lado e batalhar pelos seus sonhos', disse Luccas Neto sobre Giovanna Alparone, a Gi, que não é sua irmã de verdade como alguns pensam.

'A live tinha como objetivo entreter e arrecadar recursos para ajudar quem precisa. Fazer uma live para crianças era arriscado, pois as crianças têm o perfil on demand, ou seja, elas assistem o que querem na hora que querem. Por isso, inclusive, que a TV vem ficando cada vez mais fraca no mundo infantil. A criança não quer esperar dar 11 horas da manhã para ver seu desenho favorito como fazíamos na nossa época. Mesmo sabendo que a live tinha chance de fracassar, eu queria arriscar, eu estava curioso para ver o que iria acontecer. É importante no mundo empresarial você correr certos riscos, mas o resultado foi surpreendente! O comportamento das crianças foi muito interessante. Elas esperaram pelo horário da live, exatamente como eu esperava o horário de Pokémon no programa da Eliana na minha infância', explicou.

Luccas Neto é o Aventureiro Azul no canal Luccas ToonFoto: Reprodução/ YouTube

Sobre números, foi a maior live infantil do Brasil com 300 mil pessoas assistindo simultaneamente. E 3 milhões de pessoas passaram pelo canal em duas horas. Foram arrecadados R$ 60 mil em doações para o Graac (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), além de caminhões de brinquedos, alimentos e outros produtos da Loja Oficial de Luccas Neto.

Papai Luccas Neto

Em agosto de 2020, Luccas Neto anunciou a gravidez da namorada, Jessica Diehl. O nome do filho foi um escolha do casal. Luke. Grávida, Jessica Diehl precisou deixar as gravações do canal Luccas Toon e foi substituída em concurso que escolheu uma nova aventureira para o canal.

Quero Luccas Neto. Ou Luccas Neto por favor

Quando seu filho ou sua filha estiverem pedindo vídeos do Luccas Neto, agora você já sabe quem ele é. Aqui em casa, antes de aprender a escrever, minha filha utilizava o sistema de voz do tablet para pedir 'Quero Luccas Neto' e também 'Vídeo do Luccas Neto, por favor'. Entenderam, agora?

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários