CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Arnaldo Kikuti

Conheça Fritz Cervejaria: chope alemão no Jardim Aquarius

Anote o endereço do Fritz em SJC: Rua das Arraias, 50. Jardim Aquarius. São José dos Campos. (12)3931-9058

Por Luane Rodrigues, publicado em 18/06/2020.
O alemão Fritz Cervejaria Artesanal chega no Jardim Aquarius, num dos bairros mais ricos em diversidade gastronômica de vários países, em São José dos Campos. O empreendimento traz a tradição de 27 anos com a modernidade tecnológica e de autosserviço. O novo endereço conta com arquitetura e decoração de uma típica cervejaria alemã. Na parte interna, no centro do restaurante, uma mesa para dez lugares, de madeira de araucária. A mesa faz parte da história da construção da fábrica de cerveja e chope Fritz, em Monte Verde, no sul de Minas.

“A árvore precisou ser retirada do terreno para a obra da cervejaria, mediante a essa medida resolvemos aproveitar a madeira e fizemos mesas. Duas estão no bar e restaurante de Monte Verde e a terceira, trouxemos para o novo estabelecimento no Jardim Aquarius. Esta mesa é para o cliente que estiver sozinho e que possa sentar com outras pessoas para interagir”, contou o proprietário Ingo Schawbe.

Os demais móveis também dão o clima aconchegante das tradicionais cervejarias alemãs, são de madeira cipreste que também vieram de Monte Verde. Nas paredes, painéis gigantes que reproduzem a fábrica, onde tudo começou e que abastece hoje, 14 restaurantes nos estados de Minas Gerais e São Paulo.

Em toda área há um cantinho charmoso, inclusive na parte externa, que pertence ao prédio onde está instalado o Fritz Cervejaria Artesanal. O jardim foi todo revitalizado e conta com o deck que ganhou o nome de “Bier Garten”, em alemão significa o jardim da cerveja. Neste ambiente, assim que houver a liberação de funcionamento pelo governo, será realizado todos os dias das 17h às 21h o “ Happy Hour Mais Feliz do Aquarius” com promoções especiais para este horário.

“O horário é diferenciado e foi feito pensando em nossos clientes e também, em respeito aos vizinhos dos prédios ao lado da cervejaria. A partir das 21h, as mesas do “Bier Garten” serão colocadas na parte interna e o funcionamento prossegue dentro do restaurante até às 23h, informou” Ingo.

Foco em Chope e no autosserviço


O Fritz Cervejaria Artesanal traz para os clientes uma nova experiência de consumir chope, e coloca em prática um antigo projeto: o do autosserviço, o primeiro da RMVALE, com tecnologia existente em países como Alemanha e Estados Unidos, que começa a chegar no Brasil, que vem no momento oportuno para atender a clientela que está em quarentena.

No autosserviço, o cliente adquire o cartão pré ou pós-pago do “Fritz Black” e passa a fazer parte do “Clube do Chope”. Ele faz a recarga de créditos através de um aplicativo e consome o chope pagando apenas que ele desejar consumir naquele momento. O cartão debita somente o que ele retirar da torneira. O chope não será mais cobrado por caneca e sim, por volume consumido.

“Vamos promover uma brincadeira entre os clientes, próximo as torneiras de chope, terá uma tv que indicará um ranking de quem do Clube do Chope mais consumiu litros no dia, semana e mês”, complementou Ingo.


À disposição na chopeira tecnológica seis tipos de chope: Klar (4,3%) que é o pilsen tradicional, o Natur (4,3%) que é mais encorpado, o Weizen (5,2%) medalha se ouro em Blumenau, o Dunkel (4,3%), o Koelsch (6%), IPA (6,8%) um dos mais vendidos.

“O consumidor poderá carregar o seu growler com o chope da preferência, após se identificar ao porteiro com o número do cartão Fritz Black, que estará cadastrado no “Clube do Chope”. Após esta verificação pelo porteiro, o cliente terá acesso apenas as torneiras da chopeira e aos banheiros, não sendo permitido consumir a bebida dentro ou aos arredores do restaurante. Caso contrário, o cliente tem o cartão cancelado”, explicou Ingo Schawbe.

História do Fritz Cervejaria


O Fritz Cervejaria Artesanal foi idealizado e fundado há quase três décadas por Jorg Franz Schawbe, um mestre cervejeiro que desde a juventude se dedica a produção artesanal. Ele está à frente da empresa há 27 anos, é uma das mais antigas micros cervejarias do Brasil, com sede em Monte Verde, no Sul de Minas.

Jorg Franz, nasceu em Berlim, em 1952, ainda criança, na Alemanha, começou se interessar pela produção artesanal. Nesta época morava em Colônia e passava todos os dias por uma cervejaria, a caminho da escola. Na década de 60, veio para o Brasil e foi convidado a ser aprendiz numa das fabricantes mais famosas de cerveja do país na época. De volta a Alemanha, formou-se em mestre cervejeiro (braumeister) pela Technische Universistat, em Berlim, em 1972. Ele fazia cervejas para consumir com familiares e amigos. Retornou ao Brasil, anos depois, desta vez como mestre cervejeiro, onde trabalhou por muitos anos nas grandes cervejarias.

Em 1993, decidiu abrir a própria cervejaria e escolheu Monte Verde, na Serra da Mantiqueira pelo clima e pela qualidade da água, para produzir a autêntica cerveja artesanal alemã. Jorg supervisiona pessoalmente a produção de cervejas e chopes.

O Fritz Cervejaria Artesanal cresceu e tornou-se uma empresa familiar com a chegada do filho, Ingo Schawbe ao negócio que também agregou as cervejarias a típica gastronomia alemã. Entre os pratos oferecidos destaques para o “Eisben Completo”, servidos com 1.600 kg de carnes entre joelho de porco, salsichas e chucrute. E para o “CarryWurst”, salsicha branca com molho de páprica, uma tradicional comida de rua de Berlim.

Hoje a rede possui 14 restaurantes, no Vale do Paraíba tem estabelecimentos em Taubaté e Pindamonhangaba, tendo a primeira cervejaria com conceito de experimentação pelo autosserviço em São José dos Campos.

Endereço: Rua das Arraias, 50. Jardim Aquarius. São José dos Campos. (12)3931-9058. (BEBA LOCAL, campanha de incentivo para o comércio local).
Fritz Cervejaria

Fritz Cervejaria entra na Fase Amarela no Aquarius

As adaptações da cervejaria para a quarentena em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, interior de São Paulo

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Luane Rodrigues
As celebridades da região você encontra na Coluna Social de Luane Rodrigues. Acesse, veja as fotos, comente e curta à vontade. Os flagras da sociedade de São José dos Campos e Região têm endereço certo na internet!
Comentários