CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Gilberto Freitas / OsPaparazzi

Seminário Internacional de Mobilidade Urbana 2014 está no Teatro Colinas

Integração e padronização da mobilidade urbana. Desafios e investimentos para os próximos anos no Brasil em São José dos Campos - SP

Por Luane Rodrigues, publicado em 01/11/2014.
Aconteceu na quarta feira (29/10) o Seminário Internacional de Mobilidade Urbana 2014 no Teatro Colinas, em São José dos Campos. Atualmente, as questões relacionadas com a mobilidade ocupam um lugar de destaque no quadro dos problemas que caracterizam as áreas urbanas e a ocupação do solo.

O tema tem sido muito estudado e debatido, no entanto, em relação a alguns pontos ainda não existe consenso, sobretudo no que diz respeito ao potencial das políticas de planejamento do uso do solo e dos transportes como forma de alcançar uma mobilidade sustentável.

Entender que sustentabilidade está intimamente ligada ao tripé meio ambiente, social e economia; ou seja, representa um estado idealizado de sociedade onde as pessoas vivem de forma digna, confortável, produzem, satisfazendo as suas necessidades, em ambiente saudável e socialmente justo, de modo a não comprometer a possibilidade de outros seres humanos de fazer o mesmo agora e no futuro distante é fundamental para buscar a mobilidade urbana sustentável.

Diferenciar o que precisamos para hoje e para amanhã do que achamos que queremos é uma tarefa árdua. TAV, trens rápidos? Biodiesel ou eletricidade? E muitas outras questões que necessitam de respostas urgentes.

Concomitantemente a expansão urbana no Brasil ocorre de forma acelerada e precária em relação ao ordenamento de seus territórios. As cidades passam por um processo de verticalização recebendo empreendimentos capazes de produzir ou atrair muito tráfego; as políticas públicas provocam o aumento da frota veicular, consequentemente alterando a dinâmica espacial, viária e ambiental.

É portanto fundamental que se elaborem políticas públicas atuantes, de forma conjunta entre o planejamento urbano e o de transportes, que garantam a população melhores condições em seus deslocamentos, eficiência e segurança por meio de uma mobilidade urbana sustentável e com uma acessibilidade calcada nos princípios de um desenho urbano universal.
Fonte: Site Oficial do Seminário

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Luane Rodrigues
As celebridades da região você encontra na Coluna Social de Luane Rodrigues. Acesse, veja as fotos, comente e curta à vontade. Os flagras da sociedade de São José dos Campos e Região têm endereço certo na internet!
Comentários