CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Assisti Amiga do Inimigo, o filme da Viih Tube

Leia crítica do primeiro filme da carreira de Viih Tube, disponível para assistir na Netflix. Mistério do Anônimo do Recanto

Por Silas Pereira, publicado em 22/06/2020.

Assisti ao filme da Viih Tube, Amiga do Inimigo. Com 19 anos de idade, ela lançou um filme como protagonista e roteirista. O longa está disponível para assistir nas principais plataformas de streaming (veja abaixo como assistir). Estreou na Netflix no dia 30 de agosto de 2020. Descobri quem é Viih Tube através de um release do NR Acampamentos, empresa que patrocinou o filme e que também cedeu seu espaço para as gravações, em Sapucaí Mirim, interior de Minas Gerais. Mas por que a youtuber me chamou atenção?

Primeiramente foram os números. São mais de 10 milhões de inscritos no YouTube. Mais de 14 milhões de seguidores no Instagram (@viihtube). Precisamos concordar que ela fala com muita gente. E, posso afirmar, é uma voz que fala diretamente com o público adolescente e jovem, da Geração Z, jovens nascidos entre 1995 e 2010. Fiz minha singela pesquisa de popularidade da youtuber com minha sobrinha de 14 anos de idade. Sim, ela e todas as amigas já tinham assistido ao filme Amiga do Inimigo.

Agora chega de introduções e justificativas. E vamos ao filme...

Crítica Amiga do Inimigo

A pergunta que fiz para minha sobrinha eu respondo a seguir. Vale a pena assistir ao filme da Viih Tube, Amiga do Inimigo?

Cena do Truco com a Diretora no filme Amiga do Inimigo de Viih TubeFoto: Reprodução/ YouTube

O filme retrata um mistério que desperta o interesse de todos no Colégio Recanto. Alguém, de forma anônima, está espalhando boatos maldosos sobre alunos da escola através de um perfil na rede social. Esse perfil misterioso se chama Anônimo do Recanto. Passamos o filme inteiro tentando descobrir quem é o Anônimo do Recanto. E pode ficar tranquilo porque aqui não daremos spoiler, ok?

Bullying na escola. Intimidade exposta nas redes sociais. E anonimidade impune das redes sociais. Esses são alguns dos ingredientes do filme de Viih Tube. Amiga do Inimigo mostra como o colégio de 2020 pode ser um ambiente difícil para adolescentes não populares e, também, para populares. Quais são seus anseios, sonhos, limites? Até onde eles aceitariam ir para expor a vida do colega? Eles estão namorando? Viu que ela bebeu demais e deu vexame? Ela beijou uma garota? Ele é gago?

Os temas e questionamentos abordados podem retratar a escola de 2020. Com detalhe para o roteiro que tem um desfecho sem clichês. A ideia do filme também é fugir dos esteriótipos de estudantes. Aquele é vilão. Aquele é mocinho. Não. Os personagens percorrem pelos dois caminhos. E cabe ao espectador tirar as suas conclusões sobre o que é certo e o que é errado. Inclusive com uma resposta (lição) para a diretora do colégio. Ou seja, os adultos também são julgados por suas escolhas e consequências. Fica claro que o tal do politicamente correto, portanto, passou longe de Amiga do Inimigo. E isso é bom.

Conteúdo e Roteiro

'O ator Bruno Alcântara, que divide roteiro com Viih Tube, também me chamou atenção neste filme. O personagem Freio participa de todas transformações do filme', opinou.

'Ah, mas essa geração de youtubers não produz nada de qualidade'. 'Eles não se preocupam com o conteúdo'. 'Não tenho paciência com youtuber'. Eu já ouvi muitas vezes essas frases por aí. Ouvi, inclusive, quando o youtuber Felipe Neto foi parar com méritos no tradicional Roda Viva, da TV Cultura. Na entrevista Felipe mostrou o quão robusto é o seu repertório na internet como empresário, influenciador político e etc. Pois sobre Viih Tube eu penso da mesma forma. Com 19 anos de idade (!), ela produziu um filme que fala com o seu público. Não tem sentido algum torcer o nariz.

O roteiro do filme é assinado por Viih Tube e Bruno Alcântara (@br_alcantara_). Justamente o ator que mais me chamou atenção no filme. Ele interpreta o gago Freio. Um personagem que toma decisões difíceis em toda a trama. E que consegue transitar do drama para o humor com naturalidade. Bruno tem um canal no YouTube com vídeos autorais. E é um nome que também merece observarmos de perto.

Viih Tube e Bruno Alcântara no filme Amiga do InimigoFoto: Reprodução/ YouTube

Direção

A direção do filme é de Plínio Scambora (@plinioscambora), do Pier 66 Films. Tem experiência com videoclipes de nomes importantes da música, como João Bosco & Vinicius, Adriana Arydes, Ratos de Porão e Dr Sin. Tem trabalhos produzidos para a MTV Brasil. E mais de 200 videoclipes no currículo. Foi o primeiro filme de Plínio Scambora.

O filme tem produção da Brasilera Digital. A produtora tem direção de Jr. César e atua desde 2017 no gerenciamento e desenvolvimento da carreira de influenciadores digitais.

Diretor Plínio Scambora e Viih Tube nos bastidores do filme Amiga do InimigoFoto: Reprodução/ YouTube

Filmes marcantes para adolescentes e jovens

Se Amiga do Inimigo retrata a escola de 2020, o filme me fez lembrar de nomes importantes do cinema nacional quando o assunto é adolescência. Cada um com sua importância e relevância para a época. Mas o fato é que a youtuber Viih Tube colocou o seu trabalho na prateleira de filmes que retratam a adolescência no Brasil em 2020.

Lembrei de Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (já indicado ao Oscar pelo Brasil), Sonhos Roubados, Meus 15 Anos, Fala Sério Mãe, Um Tio Quase Perfeito, Ricos de Amor, Desenrola, entre tantos outros.

Filmes clássicos que retratam a adolescência são fundamentais na história do cinema. Aí poderia citar Curtindo A Vida Adoidado, Clube dos Cinco, Meninas Malvadas, As Vantagens de Ser Invisível, Quase 18.

Todos retratando essa fase tão complexa e transformadora que é a adolescência. Dizem que só os adolescentes entendem os adolescentes. Mas quem já passou dessa fase tem a saudade para relembrar.

Como assistir Amiga do Inimigo

Viih Tube e Vivi Wanderley no filme Amiga do InimigoFoto: Reprodução/ YouTube

Como estão as críticas do filme? Amiga do Inimigo está disponível nas plataformas Apple TV (iTunes), Now, Google Play, YouTube (assista abaixo), Vivo Play e Sky Play. No YouTube, até a publicação deste artigo eram mais de 5 mil curtidas. No Google Play, com 837 avaliações a nota do filme foi de 3,6 estrelas (com 5 estrelas possíveis). No Net Now foram 4 estrelas, de 5 possíveis. E no iTunes são 3,5 estrelas, de 5 disponíveis, com mais de 60 avaliações.

Estreou para assinantes da Netflix Brasil no dia 30 de agosto de 2020.

Amiga do Inimigo

Conheça Plinio Scambora, criador de série sobre 2022

Websérie 22, com Mascarenhas e Dfideliz, mostra futuro pós apocalíptico; ouça entrevista do diretor e roteirista ao Paparazzi

Viih Tube conta bastidores do filme e avalia carreira

Quem é Viih Tube? Nesta biografia destacamos entrevista exclusiva com a influencer, youtuber, atriz e roteirista do filme Amiga do Inimigo.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Silas Pereira
Jornalista e copywriter, Silas Pereira coleciona boas histórias para contar. Na área do entretenimento, joga no Cinema Nacional Futebol Clube. Estuda produções audiovisuais nacionais e abre debate com seus autores e realizadores. Para contato, siga @silaspereira no Twitter
Comentários