CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Meia Noite em Paris: saiba quem é quem no filme

Não entendeu o filme 'Meia Noite em Paris'? Não conhece os autores que aparecem no longa de Woody Allen?

Da Redação, publicado em 28/07/2011 e atualizado hoje.

O filme Meia Noite em Paris é a maior bilheteria do diretor Woody Allen nos cinemas americanos de todos os tempos. O longa-metragem conta a história do escritor Gil (Owen Wilson), que faz uma viagem mágica por Paris quando o relógio soa meia-noite. Ele volta no tempo e conhece autores, ícones da literatura, dança, artes plásticas e cinema que brilharam na década de 20. OsPaparazzi destaca abaixo os nomes das personalidades que aparecem no filme. Você viu 'Meia Noite em Paris' e não conhece os autores que interagem com Gil (Owen Wilson)? Quem é quem em 'Meia Noite em Paris', afinal? Pablo Picasso, Cole Porter, Scott Fitzgerald, Zelda Fitzgerald, Salvador Dalí, Luis Buñuel, Gertrud Stein, Ernest Hemingway, Man Ray, Joséphine Baker, Paul Gauguin, T.S. Eliot, Henri de Toulouse-Lautrec, Henri Matisse, entre outros nomes estão no longa. Conheça os autores abaixo.

No elenco do filme de Woody Allen estão Owen Wilson (Gil), Rachel McAdams (Inez), Kathy Bates (Gertrude Stein), Marion Cotillard (Adriana), Adrien Brody (Salvador Dali), Carla Bruni (Guia do museu), Yves Heck (Cole Porter), Tom Hiddleston (F. Scott Fitzgerald), Adrien de Van (Luis Buñuel), Corey Stoll (Ernest Hemingway), Alison Pill (Zelda Fitzgerald), Marcial Di Fonzo Bo (Pablo Picasso), David Lowe (T.S. Eliot), entre outros. 'Não conheço as personalidades de Meia Noite em Paris'...

Entrou para o catálogo de filmes clássicos da HBO Max.

* Pablo Picasso é um dos personagens que interage com Gil em Meia-Noite em Paris. Pablo Diego José Francisco de Paula Juan Nepomuceno María de los Remedios Cipriano de la Santísima Trinidad Ruiz y Picasso, ou simplesmente Pablo Picasso, nasceu em Málaga, no dia 25 de outubro de 1881. Foi um pintor, escultor, desenhista e poeta espanhol. É um dos mestres da arte do século 20, considerado um dos artistas mais famosos e versáteis de todo o mundo.

* Cole Porter também ganha o destaque de Woody Allen. Cole Albert Porter nasceu no dia 9 de junho de 1891. Cole Porter foi um músico e compositor consagrado. Ganhou fama pelas letras sofisticadas, ritmos inteligentes e formas complexas. Entre as principais músicas, destaque para 'Night and Day', 'I Get a Kick Out of You', 'I've Got You Under My Skin' e o musical 'Kiss Me, Kate', baseado em uma obra de Shakespeare.

* Scott Fitzgerald é um escritor americano de muito sucesso. Francis Scott Fitzgerald nasceu no dia 24 de setembro de 1896. Ele é considerado um dos maiores escritores americanos do século 20. Escrevendo os 'Contos da Era do Jazz', ele refletia o estado de espírito da época americana. Scott é um dos nomes da famosa 'geração perdida' da literatura americana, que é destacada no filme Meia Noite em Paris.

* Zelda Fitzgerald é a maluquinha que tenta se jogar no mar, mas é impedida por Gil em 'Meia Noite em Paris'. Novelista americana, ela terminou sua vida em um manicômio. Zelda Sayre Fitzgerald nasceu no dia 24 de julho de 1900. Esposa do escritor Scott Fitzgerald, ela foi um ícone da década de 1920. Os jornais, à época, chamavam o casal de 'Estrelas da Era do Jazz e os Loucos dos Anos Vinte'.

* Salvador Dalí, ou Salvador Domingo Felipe Jacinto Dalí i Domènech, nasceu no dia 11 de Maio de 1904. Salvador Dalí foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista. Ganhou fama com a combinação de imagens bizarras, oníricas, com excelente qualidade plástica. Salvador Dalí tambem trabalhou no cinema, tendo ajudado Walt Disney e Alfred Hitchcock.

* Luis Buñuel também está em Meia Noite em Paris, como amigo de Salvador Dalí. Luis Buñuel nasceu no dia 22 de Fevereiro de 1900. Buñuel foi um realizador de cinema espanhol, influenciado pelo aspecto surrealista de Dalí. A dupla interage com o personagem de Owen Wilson. Buñel é uma forte influência para Pedro Almodovar.

* Gertrud Stein foi quem leu o romance do protagonista Gil. Escritora e poeta, a americana Gertrude Stein nasceu no dia 3 de fevereiro de 1874. Como o filme de Woody Allen mostra, ela era grande amiga de nomes como Pablo Picasso, Matisse, Georges Braque, Derain, Juan Gris, Apollinaire, Francis Picabia, Ezra Pound e Ernest Hemingway. Escreveu o livro 'Autobiografia de Alice B. Toklas', clássico da literatura americana.

* Ernest Hemingway Ernest Miller Hemingway nasceu no dia 21 de Julho 1899. Escritor americano, era parte da comunidade de escritores que foram viver em Paris, na França, que foi apelidada de a 'geração perdida'. Com o livro 'O Velho e o Mar', ganhou o prêmio Pulitzer de 1953. Hemingway recebeu o Nobel de Literatura de 1954. Gil é um grande fã do trabalho de Ernest Hemingway.

* Man Ray é um fotógrafo surrealista. Man Ray nasceu nos EUA no dia 27 de Agosto de 1890. Também trabalhou em Paris, como fotógrafo, pintor e anarquista. Estudou arquitetura, engenharia e artes plásticas. Man Ray é um importante fotógrafo da história americana, também destacado no longa-metragem de Woody Allen.

* Joséphine Baker aparece dançando e cantando em 'Meia Noite em Paris'. Lembra? Joséphine Baker é a primeira negra a fazer sucesso nas artes cênicas na França. Com o nome artístico de Freda Josephine McDonald, nasceu no dia 3 de junho de 1906. Cantora e dançarina americana, Joséphine Baker se naturalizou francesa em 1937. Ganhou os apelidos de Vênus Negra, Pérola Negra e ainda a Deusa Crioula.

* Paul Gauguin, sabe quem é? Ele é citado por Caetano Veloso em uma de suas músicas. Eugène-Henri-Paul Gauguin nasceu em Paris, no dia 7 de Junho de 1848. Paul Gauguin foi um pintor francês do pós-impressionismo. Também ganhou destaque no filme Meia Noite em Paris. Outros autores franceses ganham destaque em 'Meia Noite em Paris'. T.S. Eliot, ou Thomas Stearns Eliot OM, que nasceu no dia 26 de setembro de 1888. É um poeta modernista, que conquistou o Prêmio Nobel de Literatura de 1948. Também ganha destaque Henri de Toulouse-Lautrec, o Henri Marie Raymond de Toulouse-Lautrec Monfa, que nasceu no dia 24 de Novembro de 1864. Ele ganhou fama por pintar a vida boêmia de Paris do final do século 19. E, por fim, Henri Matisse, o Henri-Émile-Benoît Matisse, que nasceu no dia 31 de dezembro de 1869. Foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar de maneira original.

Agora que você já conhece autores e personalidades que aparecem em 'Meia-Noite em Paris', que tal ver o filme de novo?

Por dentro do filme Meia Noite em ParisFoto: Divulgação
O filme 'Meia Noite em Paris' (2011) tem direção de Woody Allen. No elenco de 'Meia Noite em Paris' estão os atores Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller e Mimi Kennedy. A comédia romântica tem duração de 100 minutos. 'Meia Noite em Paris' foi apontado como um dos melhores filmes de 2011, ganhando elogios de público e crítica.

O longa-metragem de Woody Allen conta a história de Gil (Owen Wilson), fã dos grandes escritores americanos. Ele trabalha como roteirista de cinema em Hollywood. Mas sonha mesmo é com a França, Paris. Sua noiva, Inez (Rachel McAdams), e dos pais dela, John (Kurt Fuller) e Helen (Mimi Kennedy), decidem viajar para Paris. Em Paris, o escritor Gil começa a misturar ficção e realidade ao se encontrar com escritores consagrados do passado. Pablo Picasso, Cole Porter, Scott Fitzgerald, Zelda Fitzgerald, Salvador Dalí e Luis Buñuel são alguns dos nomes destacados em Meia-Noite em Paris.

Compartilhe com um amigo!

Comentários