CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Conheça o clássico filme brasileiro O Auto da Compadecida

Da Redação, publicado em 05/11/2010.
O Auto da Compadecida é um clássico do cinema nacional, sendo o primeiro tiro certeiro do consagrado diretor Guel Arraes. Guel criou em O Autor da Compadecida um novo estilo de 'humor nordestino'. Estilo este que depois ganharia traços semelhantes em filmes como Lisbela e o Prisioneiro, O Coronel e o Lobisomem e até mesmo em Caramuru - A Invenção do Brasil.

O Auto da Compadecida surgiu para o grande público como uma série exibida na TV Globo, baseada na obra de Ariano Suassuna, escrita em 1955. O sucesso na TV fez com que a Globo Filmes produzisse pela primeira vez um filme por completo. Mais de 2 milhões de espectadores conferiram O Auto da Compadecida nos cinemas. Sucesso de público e também de crítica. Em 2000 ganhou quatro prêmios no Grande Prêmio Cinema Brasil, nas categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Matheus Nachtergaele), Melhor Roteiro e Melhor Lançamento. O longa tem roteiro de Guel Arraes, Adriana Falcão e João Falcão.
O Auto da Compadecida é o um clássico do cinema nacionalFoto: Divulgação
A história é situada no sertão da Paraíba, onde João Grilo (Matheus Nachtergaele) e Chicó (Selton Mello), andam pelas ruas anunciando A Paixão de Cristo, 'o filme mais arretado do mundo'. Matheus e Selton são um caso a parte no longa. Matheus Nachtergaele ganhava notoriedade para o grande público e Selton Mello dava um de seus primeiros passos para uma longa caminhada de sucesso pelo cinema nacional.

João Grilo é um espertalhão que usa da malandragem para ganhar a vida. Já Chicó é ingênuo, mas vai na onda do amigo. A dupla apronta as mais variadas confusões na cidade. E são ameaçados pelo cangaceiro Severino (Marco Nanini), que chega a matar João Grilo. No Juízo Final, eles se surpreendem com um Jesus negro (Maurício Gonçalves) e um diabo malvado (Luís Melo). O destino dos mortos será definido por Nossa Senhora (Fernanda Montenegro). Com um final surpreendente, O Autor da Compadecida também faz história por ser uma comédia leve, sem apelações e com tiradas rápidas e inteligentes. Tem duação de 105 minutos.


Fique por dentro das últimas do cinema nacional! É só Curtir OsPaparazzi



Comentários