Gilberto Gil traz sua revolução digital para São José

João Pedro Teles

Gilberto Gil traz sua revolução digital para São José

Novo projeto do cantor estimula a interatividade com o público por meio da internet

"Neste show são permitidos e incentivados os registros e gravações", foi uma das frases utilizadas para introduzir à platéia do SESC ? São José dos Camposo novo show de Gilberto Gil, pela turnê "Banda Larga Cordel", do CD homônimo, que aconteceu no dia 23 de maio.
Gilberto Gil traz sua revolução digital para São José

Foto: João Pedro Teles

Neste novo projeto, Gil reafirma seu fascínio pelo universo interativo e de múltiplas possibilidades oferecido pelas novas mídias e, evidentemente, pelo campo fértil para o intercâmbio, divulgação e produção de manifestações artísticas que se misturam nesta imensa dimensão virtual.

Os vídeos e fotos registrados durante esta turnê poderão ser enviados ao site do músico, onde ficam disponíveis para outros internautas. A possibilidade empolgou o público. Durante o show, flashs pipocavam de todos os cantos da platéia e braços estendidos, com câmeras em punho, registravam os melhores momentos da apresentação. Os vídeos e fotos já estão à disposição no site www.gilbertogil.com.br.

O Show - Gilberto Gil iniciou a apresentação pontualmente às 20h30, como de costume nos eventos do SESC. Esbanjando vitalidade e domínio das ações no palco, o músico abriu mesclando músicas do novo cd com composições consagradas, muito aguardadas pelos fãs joseenses.

Na primeira das muitas pausas que fez para conversar com a platéia, Gil falou do carinho que tem pela cidade, onde se apresenta desde os anos 70. ?A primeira vez que eu vim aqui a maior parte de vocês não era nem nascida (...) É um prazer renovado estarmos aqui mais uma vez com a nossa Banda Larga?, disse.

Em um dos pontos altos, o músico apresentou uma versão ?regueira? de ?Something?, composição de George Harisson. O público também foi presenteado por um repertório que não omitiu as canções de maior sucesso de Gil, como ?Vamos Fugir?, ?Palco?, ?Realce?, ?A novidade?, entre outras.

Sobre as novas canções - As composições do novo álbum, apresentadas durante o show ? entre elas?Não Grude Não?, ?Despedida de Solteira? e ?Olho Mágico? - refletem não só o anunciado olhar sobre a cybercultura, mas também revelam a lucidez do artista ao tratar de outros assuntos, como a educação dos filhos e a megaexposição midiática de artistas/celebridades.

O saldo é um show delicioso e empolgante. Daqueles que valem cada centavo investido no ingresso. Gilberto Gil mostra que, como poucos artistas de sua época, consegue manter-se relevante no cenário artístico contemporâneo. Expressa-se com propriedade em suas composições, se faz entender e, embora revisite o mesmo assunto de seus trabalhos mais recentes (basicamente a inclusão digital), passa longe de ser repetitivo.
Comentários
Veja Mais
Apresentamos a trajetória do fenômeno da música pop, o astro Justin Bieber
Biografia de Justin Bieber e suas músicas
Apresentamos a trajetória do fenômeno da música pop, o astro Justin Bieber
Justin Bieber
Apresentamos músicas e curiosidades da carreira de Christina Aguilera
Christina Aguilera: Biografia e músicas
Apresentamos músicas e curiosidades da carreira de Christina Aguilera
Christina Aguilera
Além de ator e roteirista do filme, Bruno Mazzeo também palpitou sobre as músicas da trilha sonora
Cilada.com: conheça as músicas da trilha sonora
Além de ator e roteirista do filme, Bruno Mazzeo também palpitou sobre as músicas da trilha sonora
Séries