CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Márcio Rodrigues

Gilberto Gil mistura tecnologia e arte em show

Novo projeto do cantor estimula a interatividade com o público por meio da internet. Neste novo projeto, Gil reafirma seu fascínio pelo universo interativo e de múltiplas possibilidades oferecido pelas novas mídias

Pedro Melo e Márcio Rodrigues, publicado em 25/05/2009.
Gil entrou no palco pontualmente às 20h30Foto: Márcio Rodrigues
Pouco mais de 1.200 fãs prestigiaram o show de Gilberto Gil na noite de ontem (23), pela turnê do CD 'Banda Larga Cordel', no ginásio do Sesc, em São José dos Campos.

No repertório os novos e antigos sucessos da carreira de Gil como 'Refazenda', 'Palco', 'Realce', além das músicas do novo álbum como 'Não Grude Não', 'Despedida de Solteira', 'Olho Mágico' e 'A Faca e o Queijo'.

Com direção musical de Gilberto Gil a turnê 'Banda Larga Cordel' mistura poeticamente as relações entre arte e tecnologia reafirmando o interesse de Gil pelo assunto. Para o analista de marketing, Lucas Favaro, a mensagem que Gilberto Gil passa em seu show é muito importante por ter relação com a atualidade em que vivemos. 'A iniciativa é muito bacana ainda mais agora com a convergência das mídias que veio para ampliar ainda mais nossa cultura', disse Lucas.

Diante das novas tecnologias, o público é estimulado a registrar o show com câmeras digitais e celulares e trocar o material através da internet. Há quem aposte nas reflexões de Gilberto Gil sobre arte, ciência e as novas tecnologias.
Os fãs seguem à risca o 'conselho' de tirar fotos e fazer vídeos do showFoto: Márcio Rodrigues

'O Gilberto Gil está sempre à frente de seu tempo, ele está muito interado com o que acontece no mundo', falou a arte-educadora, Andrea Batista. 'É o mundo novo, é o mundo da tecnologia, mundo dos Ipods, é a era do conhecimento', disse o pesquisador do Inpe, João Soares. 'Os meios físicos tipo CD e o vinil 'já eram' e ele como sempre foi um cara moderno está interpretando isso tudo muito bem', completou.

O Show

Pontual, Gil subiu ao palco às 20h30 e embalou o público com o sucesso 'Banda Larga Cordel'. Logo em seguida ele brincou com os fãs dizendo que em sua última visita à cidade eles ainda nem eram nascidos. Após desejar a todos um ótimo show o cantor emendou reggaes já conhecidos pelos fãs como 'A Novidade' e 'Não Chores Mais', versão de 'No Woman No Cry', de Bob Marley.
O público cantou sucessos e novas músicas do baiano por quase duas horasFoto: Márcio Rodrigues

Misturando diversos ritmos em seu show Gilberto Gil citou bandas como Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana revelando ter flertado com a Era do Rock n Roll no Brasil e em seguida cantou 'Punk da Periferia'. Acompanham Gil, Arthur Maia, no baixo, Alex Fonseca, na bateria, seu filho Bem Gil, na guitarra, Claudio Andrade, nos teclados, Gustavo de Dalva, na percussão, e Sergio Chiavazzolli, nas guitarras.

Depois de interpretar os sucessos 'Andar com Fé' e 'A Paz' Gilberto Gil, simpático, respondeu a um pedido de um fã que gostaria que ele voltasse mais vezes à cidade. O cantor disse que o Brasil é grande e o mundo maior ainda. Ele contou ao público que antes conseguia fazer 180 shows e hoje já não pode mais. Próximo de completar 67 anos (em 26 de junho), Gil brincou dizendo já não ser mais um garoto e por fim disse que temos muita cultura e muitos artistas para receber.

'Esperando na Janela', 'Palco' e 'Nos Barracos da Cidade' também fizeram parte do repertório do show. Com duas horas de duração, a apresentação foi marcada pela simpatia e o agito do cantor que finalizou sua passagem por São José com os sucessos 'Vamos Fugir' e 'Toda Menina Baiana'.

Gil e o Vale


Durante seu show na noite de ontem (23), Gilberto revelou seu carinho pela região do Vale do Paraíba. O Cantor disse ter visitado São José dos Campos diversas vezes e ainda arrancou aplausos da platéia ao dizer que passeava pela orla do Banhado, chegando a ficar mais de quatro dias na cidade.




Compartilhe com um amigo!
Comentários