CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Arquivo Pessoal/ Divulgação

Como cuidar de quadrigêmeos? Patty Pontes explica

Mamãe Patrícia Pontes conta curiosidades e deixa dicas da rotina com cinco filhos; passou por gravidez aos 23 e aos 30 anos de idade.

Por Aline Oliveira, publicado em 18/06/2020 e atualizado hoje.

Eu sigo a Patrícia Pontes, mãe de quadrigêmeos, nas redes sociais. Aí fiquei pensando. Como ter quadrigêmeos? Como será que deve ser? Tenho dois filhos e já é uma correria daquelas. E a Patty Pontes, então? Conversei com essa super mãe e compartilho aqui com vocês as principais curiosidades. Ela explica como cuidar de quadrigêmeos, como descobriu que estava grávida de quatro bebês e como é a rotina deles com escola. As quatro crianças têm paralisia cerebral.

Primeiro quis saber quem é Patty Pontes. Aos 36 anos de idade, Patrícia Pontes se apresenta da seguinte forma em post publicado no Instagram:

'Sou mamãe de 5 preciosidades (...) Fui mãe aos 23 anos da Eduarda e depois mamãe aos 30 anos dos quadrigêmeos. Sempre tive 2 sonhos: conhecer a Disney e ser mãe. Os dois eu realizei com muito sucesso (risos). Comecei a trabalhar cedo, aos 15 anos e amava a independência financeira. Sempre gostei muito de sair e viajar, também sonhava com o casamento perfeito (isso não realizei ainda). Meus filhos me amadureceram muito, me trouxeram as melhores coisas da minha vida, me ensinaram a amar e a ter fé. Hoje vivo por nós, como uma mamãe de casa como todas... escola, terapias, casa, mercado, etc. Posso afirmar para vocês que amo tudo que sou e a vida que eu tenho, amo a educação e o que representado a eles. Hoje meu sonho é ver meus filhos andarem e serem independentes, e pra isso que me dedico tanto a eles'.

Mamãe Patrícia Pontes e os filhos quadrigêmeos; ela tem 5 filhosFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Caso Patty Pontes e Murilo Becker

Atualizei este artigo em 26 de agosto de 2021. O colunista Léo Dias informou o caso envolvendo Patty Pontes e o marido e ex-jogador de basquete de São José dos Campos, Murilo Becker.

Sua ex-mulher, Patrícia Pontes, denunciou ter sido agredida com socos, tapas e chutes. A vítima registrou boletim de ocorrência e afirma que teve uma fratura na mandíbula e precisou passar por cirurgia por causa das agressões. O caso teria ocorrido em 9 de agosto de 2021, fim de semana do Dia dos Pais. Patrícia e Murilo disputavam na Justiça a revisão do auxílio saúde dos filhos. Até a atualização desta reportagem, Murilo Becker ainda não havia se manifestado sobre as acusações.


Perfil oficial do Instagram de Murilo Becker, estrela do basquete nacional.

A seguir você volta para o meu artigo com a entrevista e curiosidades sobre a biografia de Patrícia Pontes.

Quadrigêmeos, como acontece?

Apresentação feita, agora vamos aos quatro filhos. São cinco, como ela explicou acima. Mas já imaginou ficar grávida aos 30 anos de idade e descobrir que está esperando quatro bebês? 'A notícia veio após meu primeiro exame morfológico, eu já estava de 4 meses de gestação e com a certeza que eram trigêmeos. Aí encontraram mais um bebê escondidinho', contou.

'Quem me segue, com certeza vai encontrar muita força, leveza e paz. Sempre me preocupo com que as pessoas vão ler e sentir com cada post',
conta Patrícia Pontes.

E ela conta mais:

'Eu entrei de repouso desde o primeiro mês, dia 25/12, noite de Natal. Tive um sangramento (descolamento de placenta) e ali o médico já pediu repouso absoluto. Eles nasceram de 30 semanas exatas e a Duda tinha completado 7 aninhos. Os meninos foram para casa após 38 dias, a Maya 39 dias e a Rafa com 50 dias. Na época tínhamos contratado uma babá para ficar de dia comigo. É uma enfermeira que participou do parto deles para ficar à noite. Como a Rafa ainda fazia apneia, eu tinha medo de ficar sozinha com eles e ter que correr para o hospital'.

A filha mais velha se chama Eduarda. Os quadrigêmeos são Leonardo, Maya, Rafaella e Gabriel.

Mamãe de quadrigêmeos em São José dos CamposFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Como descobriu a paralisia cerebral dos quatro bebês?

Patty Pontes - Eu descobri após algumas idas a uma instituição em São Paulo, a AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente). Eles foram bem rápidos para fechar o diagnósticos deles. Nesse época eles estavam com 2 anos de idade. Sempre digo que não tenho escolha para esmorecer diante de qualquer situação com eles. Sou eu, eles e Deus. E claro, tenho minha inspiração também para tudo isso... minha mãe Margarida.

As mulheres da família PontesFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

O filho Gabriel foi diagnosticado com meningite bacteriana. Passou por três cirurgias. A filha Rafaela precisou operar de Cranioestenose e depois, em 2017, passou por nova cirurgia. Aos dois anos de idade, as crianças ainda não andavam. Então ela procurou médicos em São José dos Campos. E descobriu a paralisia cerebral dos filhos.

Como cuidar de quadrigêmeos

Como é a rotina deles na escola? E como você vê a inclusão social no colégio?

Patty Pontes - Frequentam a escola, sim, estão no infantil II. Eu acho ótimo a inclusão da escola e confesso que era o meu medo. São atenciosos, são preparados, eles correm atrás de tudo para adaptar melhor o dia deles. Nossa rotina, tirando essa pandemia, é bem corrida. De manhã eles vão para a escola e eu aproveito para limpar casa, treinar, mercado, etc. Quando eles chegam, tiramos o uniforme e já está na hora do almoço. Às 13h começam as terapias, que normalmente vão até 18h. Chegam, tomam café, brincam, jantam, tomam banho às 19h20 e às 20h já estão na cama para dormir.

'Meu planos para quando acabar a quarentena será passear muito com meus filhos. Já programamos praia, parquinho da Mônica, planejamos uma ida ao zoológico. Como temos uma vida de terapias, zelo muito pelo sábado e domingo serem diferentes, leves e divertidos',
conta a mãe Patrícia Pontes.

A Duda ajuda bastante pelo que percebemos nos seus stories. Como é a ligação dela com os irmãos?

Patty Pontes - Duda é meu braço direito, esquerdo, perna, tudo (risos). Ela faz tudo que necessário, me ajuda a limpar casa, faz comida, ajuda nos banhos, brinca com os irmãos. Ela é extremamente responsável.

Você é mãe de crianças e de uma pré adolescente. Como é isso pra você? Lidar com diferentes comportamentos?

Patty Pontes - Tem horas que eu dou umas surtadas. É Rafa achando que é pré adolescente igual a Duda, é a Duda que briga como se tivesse 6 anos. Tem dia que ela tem festa pra você, mas estou em horário de banho deles. Não é fácil conciliar, mas sempre dou um jeito.

A filha mais velha se chama Eduarda. Os quadrigêmeos são Leonardo, Maya, Rafaella e GabrielFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Você é uma mãe inspiradora, percebemos o quanto se envolve no desenvolvimento dos seus filhos e a todo momento ensina que um deve cuidar e amar o outro. De onde vem essa inspiração maternal?

Patty Pontes - Com toda certeza isso vem dos meus pais. Eles sempre cultivaram o amor e parceria entre os filhos. Mas eu sempre sonhei em ser mãe e tinha uma base já de como eu queria educá-los. Fiz faculdade de pedagogia para ter algumas bases de educação infantil também, mas com intuito de ser mãe, não de dar aula.

Siga a Patrícia nas redes sociais para saber mais sobre ser mãe de quadrigêmeosFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Dicas finais para cuidar de quadrigêmeos

Da conversa com a Patty, as principais dicas para cuidar de quadrigêmeos são as seguintes: bom humor e leveza para acompanhar o dia a dia (já pensou ficar alimentando mau humor com quatro filhos para cuidar?); praticidade para preparar atividades simples para todos ao mesmo tempo; criação de rotina para não ter dor de cabeça com a hora de dormir, por exemplo; pedir ajuda sempre é importante, pode ser babá, cuidadora, pai, outra criança, enfim, qualquer ajuda é bem-vinda; e também fundamental é cuidar do nosso corpo, da nossa mente, da nossa alimentação para seguirmos com saúde. A mãe sem saúde não cuida de ninguém, né?

Mamãe com as crianças na escolaFoto: Arquivo Pessoal/ Divulgação

Bom, gente, é isso. Adorei conversar com a Patrícia Pontes. É uma inspiração e tanto para nós, mães. Ela vive em São José dos Campos e teve os quadrigêmeos na cidade de Bauru. Quem procurá-la na internet vai ver que é uma mãe influencer. São mais de 33 mil seguidores no Instagram (@pattyponts). E também tem muitas reportagens sobre o nascimento dos quadrigêmeos em Bauru.

Meu contato é aline@ospaparazzi.com.br

Pais e Filhos.

O espaço abaixo é aberto para compartilharmos carinho com Patrícia Pontes. Sobre o caso Murilo Becker, há uma atualização acima neste artigo.

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários