CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Oliveiras/ OsPaparazzi

Como educar filhos: festa junina para crianças

Mês de junho tem festinha na escola dos nossos filhos e os papais se emocionam pra valer

Por Aline Oliveira, publicado em 13/07/2017.
Vale a pena entrar na magia da festa junina com as crianças na escola? Ver os filhos pequenos participando das danças com as quadrilhas, com roupas de festa junina? Estive na festa junina da escola com a minha filha, de 4 anos, e abaixo explico a minha resposta para essa tema comum entre pais e mães aqui no bate-papo 'Como educar filhos - Inspiração Para Pais'. Abaixo também deixo os meus contatos para trocarmos dicas, ideias e sugestões. Muito obrigado pela visita!

A magia da festa junina para crianças: vale a pena, sim!

Não era nem março e a minha filha já falava comigo sobre a Festa Junina da escola. Criança adora uma festa, né? Quem não gosta? O ensaio, ela explicava, era surpresa. Só no dia da festa que ficaria sabendo qual música ela dançaria, a coreografia e etc. Mas, claro, ela não aguentou segurar o segredo por muito tempo e logo já estávamos dançando a música mais de mil vezes com o YouTube aberto lá na sala de casa.
Festa Junina na escola, que maravilhaFoto: Oliveiras/ OsPaparazzi
'Você faz a parte dos meninos, tá pai?'. Tá bom. Puxa o chapéu pra cá, ajoelha, faz assim com as mãos. Sensacional! 'Pai, você acredita que o Serginho fica segurando assim a camiseta, como se fosse saia? A Tia já explicou que essa é a coreografia das meninas'. Eu expliquei pra ela que, às vezes, também me confundia quando era criança. Faz parte do ensaio, filha.

A música já estava mais na minha cabeça do que qualquer outro hit chiclete da Anitta, por exemplo. Já me pegava cantarolando no trabalho, no banheiro. Até que ficou pronto o vestido que ela usaria na Festa Junina. 'Pai, agora vamos ensaiar com a roupa da festa'. Beleza. Ensaiamos de novo e, enfim, chegou o tão aguardado dia da festa...

Caipiras lindos e fofos se multiplicavam pelos corredores da escola. A moda, entre as meninas, foi um chapéu bem pequeno, que ficava com a tiara para prender o cabelo. Filhos meninos é mais simples: roupa xadrez, calça rasgada, barba e bigode, além do chapéu comum.

Na hora da dança da turma dela, a professora que organizava a Festa Junina já explicou com antecedência: 'Papais e mamães não podem passar daqui dessa faixa. Depois da música, aí vamos abrir para vocês lamberem suas crias, tirarem fotos, vão ter cinco minutos pra isso'. Já estávamos posicionados bem em frente à dança. Câmeras a postos e lá vem ela...
Decoração da Festa Junina na escola das criançasFoto: Oliveiras/ OsPaparazzi

Ficou procurando a gente um tempinho. Aí berramos: 'Olha a gente aqui!'. Ela olhou, gostou, riu e depois fingiu que não estávamos mais ali. Dançou bem melhor do que nos ensaios! Rebolou, pulou, fez graça. Que delícia! Eu tirava fotos, fazia vídeos, mas também deixava a câmera de lado só para apreciar e babar um pouco. Numa dessas, foi legal olhar para o lado e ver uma mãe chorando, as mãos tremendo segurando o celular. Sei lá qual é a história por trás daquele choro. Só sei que era bem forte. Comigo, ali, depois da dança, fui lá tirar as fotos posadas. Ela já não aguentava mais posar, queria ir brincar na pescaria, jogar a bola na boca do palhaço. Saímos só quando o sol já ia embora. Fomos a pé até a nossa casa, ela no meu 'cavalinho' e eu querendo saber o que ela achou da tão esperada festa. 'Pai, agora, depois da Festa da Junina, vem Natal ou Carnaval?'. Ela só quer saber de festejar... e, realmente, Festa Junina é uma delícia.

Críticas, dúvidas, sugestões? Meu contato é jornalismo@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários