CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Como será a academia de ginástica do futuro

Tecnologia para academias de ginástica e musculação; veja as novas tendências

Por Ana Carolina, publicado em 20/01/2020.
Academia de ginástica é uma necessidade monótona. Vou à academia de musculação por obrigação. Não sinto prazer ao entrar no mundo fitness. Todas essas afirmações martelam na cabeça de cientistas da tecnologia com um único objetivo: criar a academia de ginástica do futuro. Mostramos a seguir as novas tendências. E o quanto a tecnologia está transformando o mundo das academias de musculação no Brasil e no mundo.

Academia de ginástica é game

A principal mudança da academia de ginástica do futuro está na diversão. A meta dos inovadores é criar um ambiente de vídeo game. Ou seja, quem for à academia vai encontrar motivação alegre para se exercitar.

Entrevistamos a personal trainer Karina Bueno, de São José dos Campos, que faz um estudo robusto sobre a academia de ginástica do futuro. Mergulhando nas novas tendências, Karina destaca qual é a principal mudança.
Apresentando como será a academia de ginástica do futuroFoto: Divulgação
“Essa transformação vem acontecendo aos poucos. Estudando o que já acontece lá fora, posso afirmar que a principal mudança está na tecnologia. Vem chegando ao Brasil uma academia mais interativa, mais tecnológica, mais atraente e mais personalizada”, comentou a personal trainer de São José dos Campos.

Quando você liga um video-game moderno, o aparelho está conectado à internet e já conhece o seu perfil. Você escolhe o jogo, interage e parte para a diversão. Certo?

Tour pela academia do futuro

Com a academia será também neste formato dos games. Com a sua digital, você entra na academia. O sistema online já o reconhece. Você pega uma toalha umidificada, personalizada com o seu aroma preferido. A garrafa d`água também é personalizada.

Uma rápida caminhada e temos o acesso ao equipamento Body Scan 360 graus. Esse equipamento vai fazer uma leitura completa do seu corpo. Uma espécie de Raio-X moderno que vai analisar toda a sua parte física. Avaliação certeira e precisa.

Agora a academia tem os detalhes do seu corpo no banco de dados. Pode passar pelo vestiário e seguir para a área de atividade física na sequência.

Tecnologias da academia do futuro

Há um leque de possibilidades em tecnologia de ponta para a academia de ginástica do futuro. Uma delas é a eletro estimulação, uma tendência que já chegou ao Brasil. Através de aparelhos modernos, o cliente tem uma estimulação neuro muscular no corpo para a prática da atividade física. Os resultados são satisfatórios para quem busca emagrecimento saudável e corpo perfeito.

Outra tecnologia interessante está no Box VR (realidade virtual). Trata-se de um óculos que simula diferentes ambientes externos em 3D. São óculos de tecnologias semelhantes aos de óculos VR de Playstation 4, o PS4, por exemplo. Você veste, coloco os fones e logo já se sente em um ambiente completamente diferente. Você está imerso naquela realidade virtual.

Aí pode, por exemplo, praticar atividade física correndo na neve, pode praticar atividade física na selva no meio dos animais, enfim, aí fica a gosto do cliente. A personal trainer Karina Bueno fala sobre o luxo do fitness atual.

“Muitos me perguntam como a tecnologia pode contribuir para o atendimento do personal trainer. A resposta é que contribui muito, sim. São agentes motivadores e com respostas precisas. Essa inserção virtual muda o lifestyle da população. Os indivíduos sedentários passam a ser inseridos na atividade física de formas mais simples. Aplicativos e ferramentas tecnológicas devem ser usados como incentivo e também apresentando números e respostas para os usuários”, avaliou Karina, que é especializada em projetos como personal trainer para mulheres em São José dos Campos.

Principais benefícios da academia do futuro:

- Não há rotina, há diversão
- Sensação de cansaço é menor
- Melhor performance dos alunos, mais motivados
- Maior adesão dos alunos aos treinos, menos faltas

Academia de luzes, realidade aumentada

Outra tendência são as academias por você mesmo. Você faz a sua academia. Um dos aparelhos de destaque é o Mirror For Yourself, um espelho que te apresenta possibilidades para treinar sozinho. São modalidades de dança, lutas, ginástica tem de tudo.
Academia de ginástica do futuroFoto: Divulgação
E as academias com luzes? As academias virtuais só com imagens também chegaram ao Brasil. Em 360 graus há luzes na parede, no chão e no teto da academia – o formato PRAMA. Também é imersiva e com realidade virtual. Você confere gasto calórico, batimentos cardíacos, tudo em tempo real.

Aplicativos, acessórios e tendências


Quais aplicativos devo baixar? Quais são os melhores acessórios em termos tecnológicos para nos adaptarmos à academia do futuro? As respostas fazem parte do trabalho de pesquisa da personal trainer Karina Bueno.

“Faço todos os testes com mais de um aplicativo. Depois repito novos testes com diferentes tipos de relógios inteligentes. Com pulseiras. E aí vou avaliando e tirando conclusões para apresentar aos meus alunos”, destacou Bueno que, além do trabalho com personal trainer para mulheres, também comando o Projeto KB – projeto de personal trainer para empresas em São José dos Campos.
Academia de ginástica do futuroFoto: Divulgação
Há aplicativo de pedômetros, que controlam os passos; há aplicativos acelerômetros, que aumentam cadência do treino; há controle de batimento cardíaco; GPS para determinar caminhos percorridos e criar desafios diferentes; além de games interativos e Wii Sports.

Academia do futuro comemora resultados

Um exemplo de academia do futuro que já chegou ao Brasil chama-se TecFit. O empresário Felipe Castro é o fundador da empresa. Em entrevista para a Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios, Castro informou que obteve um faturamento de quase 2 milhões de reais em 2017.

A oferta de academias da sua cidade é extensa? Pois saiba que com o passar dos anos a tendência é que somente as academias mais modernas e tecnológicas vão sobreviver.
Academia de ginástica do futuro com luzes e tecnologiaFoto: Divulgação

Vídeo da academia do futuro

No vídeo abaixo (assista via YouTube) há seleções de destaques da academia do futuro. Tem Fit 3D, body scan 360, mirror for yourself, PRAMA, reconhecimento de voz (voice recognition devices), imersões, vídeo com treino de futebol juvenil (academia para crianças), treino funcional, tapetes, tecnologia TRX , tecnologias em relógios e fones, academias projetadas e montadas com luzes e etc.

Interessado na academia do futuro?

Para saber mais sobre Academia do Futuro e o estudo realizado pela personal trainer Karina Bueno, envie uma mensagem via WhatsApp.


Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Ana Carolina
Apaixonada por criar conteúdo na área de entretenimento e pesquisar histórias de vida inspiradoras, Carol Oliveira é assessora de comunicação de cantores famosos e especialista na área de redes sociais. A repórter de OsPaparazzi adora aprender com as personalidades que entrevista.
Comentários