canal infantil no YouTube vale a pena para filhos e crianças

Reprodução/ YouTube

Cuidados com canal infantil para filhos no YouTube

Vale a pena criar vídeos no YouTube Infantil para minha filha? Consultei especialistas e te conto aqui.

Criei um canal para a minha filha no YouTube. Será que fiz bem? Para escrever este post, consultei especialistas da área que me ajudaram a responder a seguinte pergunta: vale a pena criar um canal para crianças no YouTube? Quais são os cuidados que, como pais, devemos ter? A seguir destaco os principais pontos desta reflexão aqui no canal Pais e Filhos com dicas e curiosidades de canais infantis.

Canal para filhos no YouTube infantil. Prós e contras


Começo destacando a opinião de Michael Oliveira, que é especialista em vídeos para negócios. Ele publicou um vídeo no YouTube explicando por que decidiu criar um canal para a filha com 4 anos de idade. Primeiro vamos com os cuidados. 'Minha filha gosta de fazer vídeos desde muito pequena. As crianças dessa geração já nascem consumindo conteúdo no YouTube. Então elas têm essa linguagem de youtubers mirins. Os pais têm que primeiro saber se isso é bom ou não pro filho. Podem ter que lidar com pessoas que farão críticas aos vídeos. Tem a questão da exposição da imagem, privacidade. Vai ter vergonha disso em algum momento? Tem tudo isso como alerta', orientou.

Sobre os pontos positivos de filhos com canais infantis no YouTube, ele respondeu: 'Eu já pesei prós e contras e não enxergo nada demais que meus filhos tenham um canal no YouTube, desde que eu os oriente e acompanhe. Acredito que você vai criar uma criança comunicativa, que não vai ter timidez, não vai ter dificuldade de fazer uma apresentação na escola, por exemplo, vai ser mais corajosa. E, por fim, se comunicar de uma maneira melhor', destacou.
Michael Oliveira dicas para canal infantil no YouTube

Michael Oliveira deixa dicas para canal infantil no YouTube

Foto: Reprodução/ YouTube


No YouTube, ele dá mais detalhes no canal Michael Oliveira no vídeo 'Vale a pena criar um canal para Crianças'.

É difícil criar um canal infantil no YouTube?


Um canal simples não é difícil, não. Mas, claro, hoje em dia há canais bem profissionais de crianças no YouTube. Com produção, edição de vídeo profissional, etc e etc. Mas se o objetivo for somente a questão da brincadeira e para estimular essa criatividade comunicativa das crianças, aí é bem fácil. Ao criar o canal, você precisa mencionar que está produzindo conteúdo infantil. O próprio YouTube já vai começar a sugerir os seus vídeos na plataforma YouTube Kids. Outro cuidado que o YouTube toma é o de não liberar comentários em canais infantis. Isso mesmo. De uns tempos para cá, os comentários foram desativados. Isso é para evitar aqueles comentários maldosos com as crianças e algum possível bullying.

No canal infantil também é possível esconder a informação de quantas pessoas estão inscritas no seu canal. E, por fim, é importante destacar essa classificação indicativa para que não apareçam propagandas adultas nos conteúdos das crianças. O mais seguro mesmo é utilizar o YouTube Kids e ir acompanhando, periodicamente, o histórico dos vídeos acessados pelas crianças.

Dá pra ganhar dinheiro com vídeos para as crianças?


Muitas amigas mães me fizeram essa pergunta. Dos canais infantis que acompanhamos aqui em casa, todos começaram como brincadeira. E, com o tempo, passaram a receber do YouTube de acordo com as propagandas exibidas no canal. A youtuber Júlia Silva, por exemplo, que cresceu e está uma moça. Ela é de São José dos Campos. Hoje vive no Canadá. Mas no início publicava os vídeos de forma mais simples. Hoje já se profissionalizou e tem milhares de seguidores.
Julia Silva mostra material escolar em vídeo no YouTube

Julia Silva mostra material escolar em vídeo no YouTube

Foto: Reprodução/ YouTube


A nossa ideia aqui em casa não é a de faturar com os vídeos do YouTube. Até porque você precisa dedicar bastante tempo e atenção para que os resultados apareçam. É preciso, por exemplo, ter um número específico de inscritos em seu canal para começar a ganhar dinheiro. Minha filha nem sabe que isso é possível. A vontade dela de criar o canal, com 6 anos de idade, foi simplesmente porque acompanha outros youtubers crianças e gosta desse tipo de comunicação.

Gravar vídeos, youtuber criança: brincadeira que gera aprendizados


Vira uma brincadeira para ela. E acaba estimulando a comunicação, a maneira como fala, como se apresenta. Em um dos vídeos do canal da minha filha, por exemplo, ela soltou assim: 'Nossa, gente, esse dia foi épico!'. Aquilo chamou muito a nossa atenção aqui em casa. É um vocabulário que vai se transformando e uma comunicação que vai ficando mais solta.

Tenho uma sobrinha de 7 anos que criou também um canal no YouTube. Ela é muito desinibida, espontânea e achei uma graça o canal. Mas o que mais me chamou atenção foi o conteúdo que ela se propôs a gravar: sempre com alguma dica, alguma experiência e sempre estimulando a criatividade. Em um dos vídeos ela nos ensinou a criar um bonequinho com copo de plástico e canudinho. Ah, e mais um detalhe: a irmã, mais velha, é quem edita os vídeos. E, olha, manda muito bem nos efeitos, nos textos que insere no vídeo. Fica lindo. Elas arrasam.
Canal da Lelê é mais um canal infantil de sucesso no YouTube

Canal da Lelê é mais um canal infantil de sucesso no YouTube

Foto: Reprodução/ YouTube


Tenho também um filho de uma amiga que joga Minecraft no YouTube. É um jogo de videogame. Que ele grava e mostra para outras crianças como ele está jogando. Também achei bem divertido. Aliás, um dos maiores youtubers do Brasil na atualidade, o Felipe Neto, fatura uma grana gravando vídeos de Minecraft.

Então, em resumo, acredito assim: a brincadeira de criar vídeos é sadia e gera aprendizados interessantes. Antes de criar o canal, conversei com meu irmão, Alberto, que é psicólogo, e ele me recomendou seguir exatamente nessa linha. Sem pressões, tomando todos os cuidados citados acima e levando na brincadeira, de acordo com o interesse dela. Quando ela for crescendo e... se... for gostando mais e mais de criar conteúdo na internet, aí vamos direcionando melhor e explicando mais detalhes de como funciona essa história. Mas acredito que não seja o momento. Por enquanto é uma brincadeira simples. Como andar de bicicleta, pega-pega, esconde-esconde e gravar vídeos para o YouTube.

Canais infantis no YouTube Infantil que recomendamos


Cada criança tem sua fase no YouTube. Aqui começamos com Galinha Pintadinha. Com Cocoricó. Com Palavra Cantada. E aí vai passando por vários outros canais interessantes recomendados no YouTube Kids. A verdade é que tem muita gente mandando muito bem em criação de conteúdo para crianças. Até mesmo, acredito, aproveitando a ausência de conteúdo infantil na televisão aberta, com o fim de TV Globinho e tantos outros.
Luccas Neto e o seu boneco em foto para divulgação

Luccas Neto e o seu boneco em foto para divulgação

Foto: Comunicação Luccas Neto/ Divulgação


Pode assistir Luccas Neto? Muitas amigas já me perguntaram. A resposta é sim. No início, o Luccas Neto gritava muito. Gravava vídeos sem conteúdo mesmo. Tem o clássico vídeo onde ele entra em uma banheira de Nutella, por exemplo. Mas o canal do Luccas Netomudou muito. Hoje ele tem acompanhamento de um pedagogo e conta histórias bem interessantes com os Aventureiros do Luccas Neto e da Gi. Pode assistir, sim. O Luccas Neto é para criança, sim. Já o irmão, Felipe, tem um canal mais para adolescentes como falei acima - os fãs de Minecraft.

Outros canais populares para as crianças são Camila Loures, Canal Enaldinho, Canal Flavia Calina, Canal Planeta das Gêmeas, Canal KidsFun, Canal da Júlia Silva, Canal da Lelê, Canal da Charlotte, Canal da Lulu, Mundo da Vivi, entre tantos outros.

O canal da minha filha se chama Canal Juju Lulu:)

Quem também tem filhos com canais no YouTube, por favor, coloca o link abaixo para assistirmos. Beijos, até mais.

meu contatoé aline@ospaparazzi.com.br
Comentários
Veja Mais
Conversei com professora que está multiplicando seguidores nas redes sociais nas áreas de Canal Infantil e Educação. Conheça Maju Condé.
Youtuber Criança, como fazer sucesso? E as dificuldades?
Conversei com professora que está multiplicando seguidores nas redes sociais nas áreas de Canal Infantil e Educação. Conheça Maju Condé.
Pais e Filhos
Saiba quem é o youtuber que se tornou o principal comunicador infantil do Brasil; o Aventureiro Luccas!
Pode assistir Luccas Neto, o Príncipe dos Baixinhos
Saiba quem é o youtuber que se tornou o principal comunicador infantil do Brasil; o Aventureiro Luccas!
Luccas Neto
Entrevista com Luccas Neto Ferreira, do Luccas Toon - o mais famoso canal de YouTube para crianças no Brasil
Quero Luccas Neto. A trajetória do ídolo infantil
Entrevista com Luccas Neto Ferreira, do Luccas Toon - o mais famoso canal de YouTube para crianças no Brasil
Celebridades