CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
O Diário de Mika/ Divulgação

Diário de Mika é desenho educativo para assistir

Entrevista com diretor do desenho infantil O Diário de Mika, Dario Bentancour Sena, da Super Toons; educação dos filhos

Por Aline Oliveira, publicado em 29/06/2020.
Aqui em casa assistimos o desenho infantil O Diário de Mika, da SuperToons. Você já assistiu? Fiz um elogio ao diretor desse desenho educativo, o diretor Dario Bentancour Sena, e sua equipe me respondeu. Papo vai, papo vem e a seguir tem minha entrevista com Dario Bentancour explicando por que vale a pena assistir O Diário de Mika. Fiz perguntas da área da educação, com olhar de professora. São dicas e reflexões interessantes voltadas a Pais e Mães que recorrem ao auxílio dos desenhos infantis para, em algum momento, auxiliar na educação dos nossos filhos, que publico aqui em OsPaparazzi.

'Tudo que é excessivo não é bom. Portanto acreditamos que os pais devam cuidar para mensurar as atividades de seus filhos, e que cada momento seja o mais proveitoso e saudável possível', explicou Dario Bentancour sobre o que nossos filhos assistem nas telas.


Algumas mães já me pediram dicas de desenhos educativos para alfabetização. E também dicas de animações para cada faixa etária. Nesse sentido, as respostas do diretor são bem interessantes. Assim como os desenhos não recomendados. Eu quis saber dele, por exemplo, o que achava dos desenhos de antigamente, como Pica Pau, com tantas mensagens nada positivas para as crianças. Veja abaixo...

O Diário de Mika: o que é?

Começo falando sobre a SuperToons. É um estúdio brasileiro de desenho animado que foi criado pelos artistas Elizabeth Mendes e Dario Bentancour Sena, o nosso entrevistado. Na lista de atrações do estúdio, temos Carrossel em Desenho Animado (SBT), Zupt! com Senninha (Discovery Kids), Os Chocolix (Nickelodeon), entre outros desenhos infantis.

O Diário de Mika mostra um novo olhar sobre os temas abordados do fantástico mundo de descobertas e conquistas de crianças em idade pré-escolar. Todos os episódios são desenvolvidos com acompanhamento psicopedagógico.

O desenho educativo contra a história de Mika, uma menina de 4 anos de idade que é muito curiosa e que está aprendendo a lidar com todas as novidades que o mundo tem a oferecer. A cada acontecimento que surge em sua vida ela corre até seu quarto e, por meio de desenhos feitos em seu tablet, conta o que lhe está acontecendo para seus amigos brinquedos.

Mika investiga, aprende e descobre um monte de coisas novas a cada episódio.

O Diário de Mika também foi para o teatro.

Onde assistir O Diário de Mika?


'O conteúdo não diferencia menina ou menino, ele é dirigido a Crianças. Pensamos que a criança não deva se preocupar se há cores que foram consideradas de menina ou menino e se o brinquedo foi feito para este ou aquele gênero. Criança aprende e se diverte, e isso é o que mais importa', explicou Dario sobre O Diário de Mika.


Disney Junior e TV Rá-Tim-Bum - na televisão fechada. E na TV aberta nos canais Band, TV Cultura, TV Escola, TV8 Brasil e Rede Brasil de Televisão. Também já houve disponibilidade em plataformas streaming como Netflix, Playkids, FunKids e Amazon Prime Video. No YouTube, é possível assistir alguns trechos e ouvir músicas. As músicas da série são todas composições originais de Elizabeth Mendes. A produção é de João Plinta, do estúdio Plinta Music. É possível ouvir as músicas no Spotify.

Entrevista com Dario Bentancour Sena

Agora, sim, vamos para a entrevista com o diretor do desenho infantil :)
Dario Bentancour e Elizabeth Mendes, criadores de O Diário de Mika desenho educativoFoto: O Diário de Mika/ Divulgação

Começo perguntando sobre o sucesso que é O Diário de Mika. Vocês se tornaram um orgulho para o Brasil. Prêmios conquistados, o desenho chegando a grandes plataformas, indo a outros países. Fale um pouco sobre essas conquistas.

Dario Bentancour Sena - Acho muito importante o impulso que o audiovisual teve no Brasil com a Lei 12.485/2011, que obrigou as TVs fechadas a exibirem conteúdo nacional. A partir desse momento foi possível que as produtoras do país pudessem desenvolver seus próprios conteúdos. O sucesso internacional veio como consequência do trabalho muito sério que foi feito para a produção do desenho. A indicação ao Emmy Kids Awards é o sonho de todo produtor, é o Oscar da TV. Ter o nosso trabalho reconhecido pelo mundo é o melhor premio que poderíamos esperar, e reconheço que foi uma surpresa emocionante. No entanto, confesso que o maior e melhor prêmio vêm do carinho das crianças.

Desenhos educativos


Qual foi o trabalho da pedagogia para a criação dos roteiros. Qual é o segredo para misturar entretenimento com educação?

'Na nossa época os desenhos eram feitos para todas as idades, de 0 a 100 anos (risos). Com o tempo foi-se dividindo por faixas etárias (...) Hoje é impensável produzirmos desenhos com o grau de maldade de antigamente (...) Realmente não são um bom exemplo para os pequenos, que ainda não desenvolveram um senso crítico, coisa, aliás, de suma importância para qualquer ser humano', disse o diretor sobre desenhos não recomendados de antigamente.


Dario Bentancour Sena - A equipe de criação recorreu à pedagoga Marilisa Martins para ajustar a linguagem à faixa pré-escolar de 2 a 5 anos, a qual se destina “O Diário de Mika”. Desde o início o foco foi o de ampliar horizontes, não somente os intelectuais, mas também os emocionais e corporais. Tanto o conteúdo quanto a criação dos personagens foram inspirados no viver das crianças, tentando enxergar o mundo do ponto de vista delas. A criadora Elizabeth Mendes se inspirou nas experiências que teve na convivência com sua priminha, e em algumas frases de crianças pequenas, como: “Gostava mais do meu irmão quando ele estava na barriga da mamãe”. Essa foi uma das frases que acabou gerando um episódio “Ciúmes do Daniel”, que tem por objetivo ajudar as crianças a lidarem com a emoção da chegada de um irmãozinho. A criadora da série costuma dizer que os pequenos vêm ao mundo como um livro com as páginas em branco e aquilo que oferecemos a elas vai lhes ajudando a preenchê-las. E essa é uma grande responsabilidade que demanda muito cuidado, pois temos uma participação importante nessa história.
Desenho educativo infantil O Diário de Mika na canal SuperToons no YoutubeFoto: O Diário de Mika/ YouTube
Sobre desenhos educativos para assistir. Quais são as principais mensagens pedagógicas que podemos destacar no desenho?
Dario Bentancour Sena - A série “O Diário de Mika” pensa que a criança deva evoluir de maneira cognitiva, onde seus saberes são ampliados. Para isso tentamos mostrar que além do conhecimento prático e científico do mundo, a criatividade, a intuição e a emoção são indispensáveis à criação de um ser mais completo e apto as demandas que surgirão no decorrer de sua vida. Acreditamos que em nossas histórias as crianças podem se enxergar sem cobranças, mas com a compreensão que todos estamos aprendendo a lidar com nossos medos e inseguranças, emoções que por vezes nos afetam até a vida adulta. Isso explica, a meu ver, o porquê “O Diário de Mika” cativa não só os pequeninos, mas também jovens e adultos.

Quais feedbacks vocês já receberam de pais e professores?

'É uma pena que os programas infantis tenham quase sumido da TV aberta, por conta de restrições de propaganda', disse Dario sobre cenário os desenhos infantis em 2020.


Dario Bentancour Sena - Temos tido os melhores feedbacks possíveis de pais e educadores. Muito professores usam os nossos conteúdos em sala de aula, principalmente no desenvolvimento da “Inteligência Emocional” das crianças. Os pais nos agradecem porque veem em “O Diário de Mika” um conteúdo que além de divertir traz muitos ensinamentos. Hoje existe uma preocupação muito grande por parte das famílias no cuidado do que as crianças assistem, e a Mika entrega tudo o que eles esperam. Além disso, tivemos retornos emocionantes de pais de crianças autistas e deficientes visuais que viram a série proporcionar a seus filhos transformações significativas.
Desenho educativo Diário de Mika ganhou um Oscar da televisão na área infantilFoto: Diário de Mika/ TV Cultura

Crianças nas telas e desenhos de antigamente


Qual é a sua opinião sobre a exposição das crianças a vídeos e desenhos? Sabemos que o excesso é ruim. Mas muitas vezes é a única alternativa que temos.

Dario Bentancour Sena - Nós damos um recado importante nos episódios. A Mika usa o seu Tablet só quando está em seu quarto. E durante o seu uso, que é para reelaborar conhecimentos já adquiridos, vemos que ela aprende e se diverte indo a escola, na casa de amiguinhos ou ao sítio do Vovô, sempre sem o Tablet. É importante que a tecnologia entre na vida das crianças, mas cabe a nós adultos educá-las para que sejam utilizados de forma adequada.

Na minha época os desenhos não eram politicamente corretos. Tinha Pica-Pau, Popeye, Pernalonga. O que você acha dessa influência que nós recebíamos lá atrás?

Dario Bentancour Sena - Na “nossa” época os desenhos eram feitos para todas as idades, de 0 a 100 anos (risos). Com o tempo foi-se dividindo por faixas etárias e adequando-os a cada uma delas. E cada vez mais essas faixas estão sendo segmentadas: de 0 a 2 de 3 a 5, de 5 a 7, de 8 a 10, etc. Os canais fechados também seguiram por esse caminho dividindo o foco do seu público alvo. Hoje é impensável produzirmos desenhos com o grau de maldade e violência dos que assistíamos antigamente. Acho que aqueles desenhos influenciavam de forma negativa, justificando a violência, o racismo, o egoísmo, os vícios, etc. Realmente não são um bom exemplo para os pequenos, que ainda não desenvolveram um senso crítico, coisa, aliás, de suma importância para qualquer ser humano.

Hoje temos menos programas infantis na TV aberta. Isso acabou aumentando a popularidade de youtubers crianças. Qual é a sua opinião sobre esse conteúdo criado por crianças? E essa lacuna da televisão?

Dario Bentancour Sena - É uma pena que os programas infantis tenham quase sumido da TV aberta, por conta de restrições de propaganda. As famílias que não tem TV a Cabo, por falta de opção acabam expondo suas crianças a programas adultos com propagandas não adequadas a elas. Na verdade é um tiro no pé. A janela aberta para todos no YouTube é uma democratização das mídias. Acho que tem que ter oportunidades para todos, isso faz parte da liberdade de expressão. Cabe ao público, no caso aos pais das crianças, escolher o que seus filhos devam assistir. Quanto ao uso dessas mídias por crianças youtubers tenho algumas restrições. Penso que elas ainda não estão emocionalmente prontas para entrarem nesse mundo que expõem absurdamente as pessoas, podendo levar a grandes riscos futuros.

Filme da Mika nos cinemas


Por fim, quais são os projetos para Mika no futuro? Cinema, mais desenhos, como estão os planos?

Dario Bentancour Sena - Temos muitos planos. Estamos trabalhando no roteiro de um longa metragem. Também terminamos 26 novos roteiros para a quarta temporada da série. Além disso estamos começando a produzir programas semanais, de uma hora, para o Youtube, num formato divertido e com a interação das crianças. No Brasil, teremos shows e teatro em todos os estados e para os Estados Unidos, México e Argentina, num futuro próximo. Também estamos licenciando novos produtos de “O Diário de Mika”, que incluem sorvetes, mochilas, óculos, máscaras de proteção, álcool gel, e livros.

Meu contato é aline@ospaparazzi.com.br


Gostou da matéria? Compartilhe!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários