CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Veja dicas de home office e homeschooling com filhos

Quarentena com crianças pequenas? É preciso de muito planejamento para se dar bem. Sem cobranças

Por Aline Oliveira, publicado em 25/05/2020.
Em tempos de quarentena estamos aprendendo a lidar com diferentes situações que jamais imaginaríamos passar. Como professora, recebo muitas perguntas de pais sobre home office com filhos e homeschooling com crianças em casa. Separei algumas reflexões e dicas para este momento tão diferente. Vem comigo aqui em notícias para Pais e Filhos.

Trabalhar, cuidar da casa, dar aula para filha... tudo isso ao mesmo tempo.

Aqui em casa não tem sido diferente. Eu e meu marido, os dois de home office. E minha filha de 7 anos com aulas online. Meu filho de 2 anos na TV, brincando de carrinho, montando quebra-cabeça. Não está sendo fácil, claro. Tem dias que queremos jogar tudo para o alto. E até mesmo não exigir que a sua filha tenha as aulas online. Neste momento paramos e refletimos o quanto somos privilegiados.

Sim, eu me acho privilegiada por ter os meus filhos e marido perto de mim, saudáveis, poder trabalhar em casa e não colocar a vida de ninguém em risco. É um momento de adaptação, que pegou todos de surpresa. Mas acredito que está na hora de cada um olhar para dentro de si e ver o que pode melhorar. Hora de ter empatia, respeito, orgulho de quem está na linha de frente lutando por vidas. Eles não têm escolha, estão honrando a profissão sem saber que horas ou quando voltarão para casa.

As dicas de home office e homeschooling


Não sabemos quando tudo vai passar, mas a paciência é fundamental para seguirmos firmes no propósito de ver a nossa família feliz. Não se cobre tanto. Tenho certeza que já está fazendo seu melhor. Se naquele dia a aula online não fluiu, vire a página e tente de novo no outro dia. Não existe prejuízo pedagógico no meio da pandemia. Estamos todos com essa defasagem.

É papel da escola lá na frente pensar numa maneira de tirar essa lacuna. Acredite e confie. A frase da Thaís e Roberta Bento, da SOS Educação, resume bem esse momento:

'Não é justo avaliar a escola ou julgar os professores do seu filho pelas aulas que estão acontecendo a distância. Assim como não cabe à escola tirar conclusões sobre o quanto os pais valorizam a educação dos seus filhos com base neste período. Vivemos um momento desafiador para todos'.


Cuide do seu corpo, da sua alma da sua mente. Se seu rendimento no home office não foi o que você esperava, relaxe. As coisas precisam ser mais leves. Se não estivermos bem, os resultados também não serão bons. O momento é diferente para todos.

Pense assim: quando teremos de novo a oportunidade de passar tanto tempo com a nossa família? Vamos viver um dia de cada vez na certeza de que sairemos melhor de tudo isso. Se cada um se cuidar direitinho, logo teremos aqueles encontros maravilhosos com as amigas, também voltaremos a ir em festinhas infantis, praças e parques com os nossos filhos. Sem cobranças e sem rótulos.

Sobre homeschooling (o que é?), vale um parêntesis. Chamamos de homeschooling ou educação domiciliar o método de pais que educam os filhos em casa. Isso é mais comum em outros países. Mas, em tempos de pandemia, está ganhando mais adeptos no Brasil. Pais que educam os filhos em casa. Eu, como professora, recomendo o método de ensino na escola e com professores especializados. Mas entendo que, neste momento de coronavírus, os pais que estudam sobre homeschooling e que investem tempo e dedicação neste método merecem todos os elogios. Só que... sempre lembrando das dicas acima: sem aquela cobrança excessiva. Vocês, nem as crianças, merecem tanta cobrança neste momento tão delicado.


a educadora Aline Oliveira escreve na página Pais e Filhos (saiba mais aqui).

Contato: aline@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários