CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Interferência dos pais nas escolas: qual limite?

Reflexão sobre a participação dos pais nos colégios precisa ser feita; escola à la carte?

Da Redação, publicado em 16/10/2019.
É preciso separar o que é interferência dos pais nas escolas, do que é participação dos pais nas escolas. O fato que só temos que aplaudir é a participação. Ou seja, o pai e a mãe que vão até o colégio para sugerir melhorias, que ajudam, por exemplo, com algum evento especial ou que simplesmente são presentes nas reuniões. São práticas saudáveis e que agregam para as escolas. A opinião e a participação dos pais, neste sentido construtivo, são fundamentais. Mas o que me chamou a atenção nesta semana foi o assunto interferência...

A coluna de Gregorio Duvivier, na Folha de SP, tem o título 'Colégio à la carte'. O autor questiona essa ampla interferência de pais em escolas. Segundo o artigo, um texto de Gregorio apareceu em um teste de determinada escola. Pais que são contra as opiniões políticas de Gregorio reclamaram. Interferiram. E a direção da escola recuou. Editou o material. 'Toda escola que se preze tem pais reclamando na porta. Esquisito mesmo foi o diretor cancelar a prova por causa disso. Pelo que entendi, é um novo conceito de colégio à la carte. Onde os pais escolhem o que o filho vai ouvir lá dentro', diz a coluna de Gregorio.
Colunista Gregorio DuvivierFoto: Divulgação
E ele acrescenta imaginando esse colégio à la carte ao pé da letra: 'Oi, eu queria que a prova do meu filho viesse sem darwinismo, pode ser?'. Já pensou se caminharmos neste sentido? Fica o alerta e o questionamento para fazermos. Reflexão para pais, professores e diretores de escolas. Para os pais, a reflexão fica para os grupos de WhatsApp e rodinhas de conversa com interferências pessoais. Para professores e diretores, fica a reflexão sobre qual seria o limite para essa interferência do spais. Ou seja, saber separar o que é interferência de participação.

Acesse a página Pais e Filhos com informações para papais e mamães.

Envie dúvidas, críticas e sugestões de pauta.

Entre em contato com a nossa redação:

jornalismo@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!
Comentários