CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Reprodução/ YouTube

Mães, vejam o Despacito da evolução do parto

Música Despacito ganha paródia de hospital de Porto Alegre e vira sucesso entre as mamães

Por Aline Oliveira, publicado em 17/07/2017.
As mamães grávidas do Brasil precisam assistir ao “Despacito da evolução do parto”. Trata-se de uma brincadeira para chamar a atenção das mães para um assunto muito sério: o parto natural. O vídeo (veja abaixo), uma paródia do hit Despacito, se espalhou pelas redes sociais. Ele foi gravado pelo hospital Centro Obstétrico do Hospital Conceição, de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

O vídeo reforça a importância do parto humanizado. Na letra da música, a paródia destaca: “A evolução do parto é despacito. O bebê vem se encaixando aos pouquitos”, destaca. O Ministério da Saúde, do Governo Federal, parabenizou o hospital pela iniciativa. “Parabéns pela iniciativa de incentivo ao parto normal”, postou o Ministério da Saúde, em sua página oficial no Facebook.
Despacito da evolução do partoFoto: Reprodução/ YouTube
O obstetra Renato Kalil, em entrevista, explicou quais são as vantagens do parto normal. “O nome já diz: o parto é normal, a criança nasce por via normal, sem ninguém interferir. No parto normal, em três dias a mulher já está nova. A compressão que o tórax da criança sofre ao passar pelo canal de parto ajuda a eliminar o líquido amniótico. A ligação mãe e filho é maior, porque o trabalho dela é ativo, participando do nascimento”, explicou o médico. Na mesma entrevista, ele também aponta vantagens da cesariana. “É uma cirurgia e tem indicações para ser realizada. A vantagem é que, por isso mesmo, é um procedimento rápido e com hora marcada. Na intercorrência de parto normal, é a melhor indicação. Na cesárea, em 15 dias se tem uma recuperação boa. Em 30 a 40 dias, os tecidos estarão cicatrizados e a mulher está liberada para fazer as atividades cotidianas. As contrapartidas são os riscos inerentes a uma cirurgia”, observou.

Fato é que, no Brasil, nos últimos anos, o número de cesarianas é cada vez maior. E, em muitos casos, não seria necessário. Ou seja, a mulher grávida nem espera pelo parto normal, mas já agenda um parto para o nascimento de seu filho com antecedência.

O vídeo Despacito alerta justamente para essa questão. As enfermeiras dançando os passos da música nos mostram que é simples, é devagar, é “Despacito” que um filho deve chegar ao mundo. Vale a pena assistir e compartilhar!


Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários