CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Quanto tempo as crianças devem dormir por dia

Colocar rotina nas crianças durante as férias pode ser uma boa. Hora para dormir! Veja tempo ideal diário

Por Aline Oliveira, publicado em 03/07/2019 e atualizado hoje.

Rotina dos filhos. Assunto polêmico, mas que eu adoro discutir para saber se vale a pena ou não. Vocês sabem quanto tempo as crianças devem dormir? Estava aqui pensando sobre colocar rotina nas crianças nas férias de julho. Você está doida, né? Não. Tenho um filho de quase 2 anos e uma filha de 6 anos. Se eu não consertar umas coisas aqui em casa nas férias de julho, não conserto nunca mais. Esse período pode ser um momento bem propício.

Falando sobre rotina, já tem um tempo que venho me cobrando para ajustar o sono dos meus filhos. Eles estavam indo dormir tarde demais. Primeiro erro: meu filho tirava o cochilo da tarde no berçário a partir das 17h, ou seja, acordava mais de 18h. Já minha filha sempre acordou tarde porque ia dormir por volta das 23h. Resultado: não sobrava tempo pra eu relaxar no fim de noite.

Rotina de sono dos filhosFoto: Divulgação

Tempo ideal para criança dormir

Prometi para mim mesma que nessas férias ia ajustar a rotina do sono dos meus filhos. O meu filho tem tirado o cochilo da tarde às 13h30 até 15h, mais ou menos. Quando chega 20h já está caindo de sono. A menina resolveu que já cresceu o suficiente para dormir sozinha. Está longe do ideal ainda, mas para quem ia dormir tarde, agora ela vai deitar 21h30. E, pasmem, sozinha. Não precisamos mais contar mil histórias, fazer carinho na barriga e etc. Agora, finalmente, ela deita, rezamos, dou um beijo e ela vira e dorme. Sim, existe luz no fim do túnel!

Seguimos aquela lista de dicas já conhecidas, como diminuir a claridade do apartamento conforme a noite vai chegando; diminuir o volume da televisão ou do celular; diminuir a agitação das crianças com menos brincadeiras elétricas; ou seja, vamos dando sinais de que a hora de dormir está chegando.

De acordo com a Prática da Sesta da Criança nas Creches e Infantários, Públicos e Privados, 'as crianças que dormem menos tempo do que o aconselhado ou que apresentam distúrbios decorrentes do sono podem ter problemas no desenvolvimento físico, no fortalecimento do sistema imunológico, na consolidação da memória e dificuldades no relaxamento muscular'. Fazendo minhas pesquisas aqui na internet, descobri essa tabela ideal de tempo de sono para cada faixa etária:

Rotina dos filhos para dormir

Quanto tempo as crianças devem dormir? Tempo ideal de sono?

Lactentes dos 4 aos 12 meses: 12 a 16 horas por 24 horas (incluindo sestas)
Crianças de 1 a 2 anos: 11 a 14 horas por 24 horas (incluindo sestas)
Crianças de 3 a 5 anos: 10 a 13 horas por 24 horas (incluindo sestas)
Crianças de 6 a 12 anos: 9 a 12 horas sono noturno por 24 horas
Adolescentes de 13 a 18 anos: 8 a 10 horas sono noturno por 24 horas

Isso sem falar, claro, que dormir bem e ter uma rotina programada pode fazer bem para crianças e adultos de qualquer idade. A cientista e pesquisadora Soomi Lee, da Escola de Estudos do Envelhecimento da Universidade da Flórida, explica que para os adultos o ideal é de 6 horas de sono tranquilo por dia.

'Muitos de nós pensamos que podemos pagar nossa dívida de dormir aos domingos, por exemplo, e sermos mais produtivos durante a semana. Mas os resultados deste estudo mostram que ter apenas uma noite sem dormir pode prejudicar significativamente o seu dia', explicou, sobre o sono ideal.

Portanto, rotina nas férias, sim! Aqui, por enquanto, somente a rotina do sono mesmo :) Mas já estou adorando os resultados. Para as outras atividades, claro, estamos mais flexíveis. Mas de olho também para não perdermos a mão quando as férias acabarem. E vocês? Como andam o sono dos pequenos por aí?

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários