CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Tauá Hotéis Atibaia: tudo que você precisa saber

Valorização das pessoas é a principal mensagem do Grupo Hoteleiro de resorts. OsPaparazzi visitou o Tauá Atibaia. Acompanhe!

Por Aline Oliveira, publicado em 04/11/2019 e atualizado hoje.

O Grupo Tauá de Hotéis e Resorts realizou a cerimônia do Prêmio Pólen 2019 neste sábado, 02/11, em Atibaia, no interior de São Paulo. OsPaparazzi marcou presença no evento. Além da premiação aos parceiros Tauá, houve a inauguração oficial do Tauá AquaPark Atibaia, o primeiro parque aquático coberto (indoor) da América Latina. A palavra-chave do evento foi Emoção. A seguir conto como foi a festa do Grupo Tauá de Hotéis, destacando as palavras dos organizadores do evento. O que mais me impressionou foi a valorização das pessoas que fazem parte da empresa. Uma verdadeira lição de gestão de funcionários, ou “Emocionadores”, como são chamados os profissionais que trabalham no Tauá.

Guia completo do Tauá Atibaia

Abaixo destaco o guia completo contando todos os detalhes da minha experiência no Tauá Atibaia. Acompanhe...

Quem é o criador do Grupo Tauá?

O primeiro a ser chamado ao palco foi João Pinto Ribeiro, que completa 74 anos de idade em 24/11. João, como gosta de ser chamado, é natural de Belo Vale, município de pouco mais de 7 mil habitantes em Minas Gerais. A biografia de João é fantástica. Trabalhou na lavoura. Com 15 anos, se mudou para Belo Horizonte. Analfabeto, começou a ganhar dinheiro como camelô. Depois que aprendeu a ler e a escrever, criou sua primeira empresa: Supletivo Visão, na área da educação. O turismo apareceu mais à frente. Na cidade de Caeté, Minas Gerais, criava em 1986 o Tauá Resort Caeté. Depois criou outro em Araxá. Mais um em Atibaia, interior de São Paulo. E em 2020 ainda tem o Tauá Alexânia, em Goiás. A Rede Tauá de Hotéis é referência nacional.

Emocionadores no palco em dia de festa para o Grupo Tauá em AtibaiaFoto: Aline Oliveira/ OsPaparazzi

Ganhei um abraço e um sorriso de João ainda nos bastidores do evento. Ele é uma figuraça. Atende a todos com uma energia incrível. Você sabia que todos os funcionários do Tauá passam um dia inteiro em uma sala com ele antes de serem contratados? A música hino do Tauá chama-se Amigos Para Sempre, dos compositores Jane e Herondy. Quem já se hospedou em algum dos hotéis da Rede Tauá sabe bem disso. Em determinado momento do almoço os funcionários começam a cantar:

“Vem, veja através dos olhos meus. A emoção que sinto em estar aqui. Sentir seu coração me amando. Amigos para sempre é o que nós iremos ser. Na primavera ou em qualquer das estações. Nas horas tristes nos momentos de prazer. Amigos para sempre”.

Arrepiou demais o momento do Prêmio Pólen quando os funcionários começaram a cantar Amigos Para Sempre diretamente para João, emocionado no palco. A energia que eles colocam nessa canção é impressionante.

João e a esposa LizeteFoto: Revista Hotéis/ Divulgação
“Gostaria de iniciar agradecendo a Deus por esse momento tão lindo. Agradeço a você, minha esposa Lizete. Há 47 anos estamos juntos nessa luta pela vida. Muito obrigado por ser o alicerce da nossa família e pelos filhos extraordinários que nós temos”, declarou João Ribeiro ao abrir sua apresentação.
Ainda sobre quem é João Pinto Ribeiro, vale a pena assistir ao documentário que conta a sua biografia como empresário e político no YouTube.

Valorização da família

A família de João e Lizete foi apresentada no evento de forma muito especial. O próprio João nos contou a história.

“Minha esposa queria um nome muito especial para o nosso primeiro filho. Ela pensou muito, fizemos pesquisas. Queríamos um nome muito especial. E então nasceu o João (risos) (...) Depois veio a nossa filha. Mais uma vez fomos atrás dos melhores nomes. E o nome dela é Lizete (risos)”.

A família completa tem João Luiz Chequer, o primogênito, Lizete Ribeiro, Diretora Comercial e de Marketing, além de Daniel Ribeiro, presidente do Grupo Tauá de Hotéis. São os três filhos de João e Lizete. Mas o coração do casal mostrou-se gigante. Tanto nas homenagens com funcionários. Quanto na homenagem da nora de João e Lizete, Viviane Dias, Gerente Nacional de Vendas, que proporcionou um dos momentos mais emocionantes do evento.

Viviane subiu ao palco para declarar:

Viviane na foto ao centro com os emocionadores do Grupo Tauá em AtibaiaFoto: Aline Oliveira/ OsPaparazzi

“Comecei aqui em 1994 com João me ensinando que meu cliente é Rei. Não me agrada, não. Agrada seus clientes que você me agrada”, relembrou. “Mas meu agradecimento especial vai para uma pessoa que me moldou, esteve sempre junto comigo. Nos momentos bons e nos piores. Se sou quem eu sou, essa pessoa sempre esteve do meu lado (...) É o pilar dessa família. Pessoa mais carinhosa, mais especial que existe. O tempo todo tem uma palavra de amor pra falar pra gente (...) Vem aqui Lizete. É você mesmo”, disse Viviane, com lágrimas nos olhos.

Também emocionada, Lizete agradeceu: “Hoje é um dia de grandes emoções pra mim. Primeiro com as palavras do João. Entre tapas e beijos, estamos juntos há 47 anos. Obrigado, meu amor. Foram quatro meses de namoro, noivado e casamento. Não o conhecia. Aprendemos juntos o que é casamento, o que é família. E construímos uma história linda com frutos maravilhosos. Agregando ainda mais frutos, sempre. Viviane, você é minha filha de coração. Obrigada”, agradeceu.

Lambendo as crias com brilho nos olhos, João Ribeiro era só elogios. “Meu filho João foi quem criou o nome Emocionadores, criou o nome Jota City, é extraordinário meu filho mais velho (...) minha filha Lizete, com a direção desse evento. Ela trabalha dia e noite. Vende até avião caindo. Filha extraordinária (...) Daniel, filho maravilhoso, nosso presidente. Você tem uma alma especial”.

História do Tauá Atibaia

Daniel Ribeiro, presidente do Grupo Tauá de Hotéis, falou sobre o crescimento da Rede de Hotéis e Resorts. Ele relembrou do início na cidade de Atibaia, no interior de São Paulo, agradecendo aos parceiros do Prêmio Pólen 2019.

Daniel RibeiroFoto: Revista Hotéis/ Divulgação
“Se a gente é o que é hoje, é óbvio que é pelo esforço dos nossos pais. Fomos criados num ambiente de ebulição de valores, ética, trabalho. Obrigado a vocês de coração (...) Chegamos aqui em Atibaia em 2008. Crescemos em 10 anos o que não imaginávamos crescer. Nos anos de 2014 a 2019 passamos a maior crise que esse país já enfrentou, da história. E olha o que fizemos com a ajuda de vocês? A gente só tem a agradecer”, declarou Daniel.

Ribeiro também pontuou as últimas reformas do Tauá Atibaia. A reforma do Bar 86, o novo SPA do Tauá Atibaia, a nova recepção, dois restaurantes novos e ainda o AquaPark, o primeiro parque aquático indoor da América Latina.

Como surgiu o AquaPark do Tauá Atibaia

Lizete Ribeiro, Diretora Comercial e de Marketing do Grupo Tauá de Hotéis, foi quem explicou como surgiu a ideia da criação do primeiro parque aquático indoor da América Latina.

Lizete RibeiroFoto: Revista Hotéis/ Divulgação
“Acho que deu pra perceber que lá em casa nós somos bem grudados, né? Essa família é assim. E aí nós estávamos pensando em como melhorar, como evoluir. Eu, Daniel, João, papai, mamãe, decidimos ir viajar. Fomos os cinco. Precisava ser um lugar com muitos resorts. Com os melhores resorts do mundo. Viajamos para Nova York e outras cidades com tradição na área de turismo. E em sete dias nós conhecemos 11 resorts. A questão que mais chamou a atenção foi o frio danado que fazia e as pessoas se divertindo no parque aquático. Isso é indoor. Esse troço vai funcionar”, relembrou Lizete.

“Como somos fazedores, o Daniel já pegou um papel de pão e falou: isso vai custar tanto, vamos fazer. Isso foi em abril de 2018. Em junho estávamos na Turquia comprando esse projeto”, acrescentou.

O Grupo Tauá foi até a maior e melhor empresa de Parque Aquático do mundo, que fica na Turquia. Chama-se Polin Waterparks. Após toda a negociação, veio a realização do sonho com a inauguração do parque aquático em novembro de 2019.

Vale a pena conhecer o AquaPark Tauá Atibaia? A resposta é sim, sim, com certeza! O parque é lindo. Cada detalhe na decoração faz a diferença. Meu filho de 2 anos se divertiu muito no Rio Lento com as boias. A segurança da equipe de Salva Vidas é completa. A água quentinha é uma delícia. Você fica até tarde na piscina. Minha filha de 6 anos ficou encantada com os toboáguas mais radicais. Um deles é todo colorido e fechado por dentro. Quando você sai, está dentro de uma “descarga”, rodando. A experiência toda é fantástica. Um padrão altíssimo de qualidade em todos os sentidos.

AquaPark Tauá Atibaia: vale a pena conhecerFoto: Aline Oliveira/ OsPaparazzi

A nova marca Tauá Resorts

Como Diretora de Marketing, Lizete também apresentou a mudança da marca do Grupo Tauá após 33 anos de mercado. “Nossa missão é emocionar. É o que a gente faz melhor. O Tauá é um lugar de fazer as pessoas felizes, de reconectar, de sair do celular. A nossa nova marca é a vida com mais sorrisos. A vida com mais Tauá”, anunciou.

A marca destaca a seguinte mensagem: “Menos carros, mais natureza. Menos elevador, mais escorregador. Menos call (ligações), mais presença. Menos sofá, mais sol. Menos e-mails frios, mais abraços quentinhos (...) Tauá, a vida com mais sorrisos”.

Valorização das pessoas: momento mais emocionante

Deixei para o fim o momento mais emocionante do Prêmio Pólen 2019 da rede hoteleira Tauá Hotel & Resorts. Falo da valorização das pessoas. Daniel Ribeiro anunciou que Ítalo Carvalho, até então Gerente Operacional do Tauá Atibaia, foi promovido ao cargo de Gerente Geral do Tauá Alexânia.

Influenciadores digitais destacam a qualidade do Tauá AtibaiaFoto: Reprodução/ Instagram

“Nós construímos parques, prédios, grandes hotéis. Mas muito mais que isso... nós queremos construir pessoas. O Ítalo começou conosco como estagiário há nove anos. Foi assistente de eventos, gerente de eventos. Ítalo, você é o novo gerente geral do Tauá Alexânia”, anunciou Daniel.

A emoção tomou conta do Salão América do Tauá Atibaia. Principalmente depois que Ítalo subiu ao palco. Com dificuldade para segurar as lágrimas, Ítalo Carvalho fez um discurso marcante. Valorização dos profissionais. Clima de família. Meritocracia. Foi uma aula de gestão de pessoas! O discurso de Ítalo foi assim:

Ítalo Carvalho e Viviane Dias em foto postada nas redes sociaisFoto: Reprodução/ Instagram

“Hoje é dia de celebrar. É um prazer receber vocês nesse momento histórico do Grupo Tauá de Hotéis. E quando falamos de história, lembro de tudo o que vivemos até agora. E na nossa trajetória. O menino de mesas transformou-se no gestor de eventos. E há dois anos o desafio de ser gerente operacional aconteceu. Mas tudo isso só foi possível pelo profissionalismo, amizade e confiança de cada um de vocês. Clientes e grandes amigos que confiam em nós. Quero também agradecer aos nossos gestores, pelo compromisso, pelos processos, pela gestão de pessoas, afinal, somos emocionadores. E que sempre permitem entregar uma operação fantástica. À nossa diretoria pela parceria, engajamento e inovação. Confirmando a marca Tauá como referência nacional. O Pólen é responsável por espalhar, fazer crescer e florir, e assim enxergarmos cada um de vocês hoje. Que o sucesso continue em cada um de nós. Afinal, no Tauá é tempo bom o tempo todo. Gratidão e nos vemos em Alexânia”, disse Ítalo.

Foram minutos de aplausos na sequência, com todos os convidados de pé. Ítalo representou a valorização da equipe Tauá. Assim como Odair Gonçalves, Gerente Geral do Tauá Atibaia.

Odair GonçalvesFoto: Revista Hotéis/ Divulgação
“Vocês deixaram de ser clientes e se tornaram amigos. Tenho 53 anos de idade e sou Tauá desde que nasci. O Tauá tem 33 anos. Nasci 20 anos antes. Mas sendo o que a empresa acredita (...) Somos mais de 600 emocionadores. Em 2020 seremos mais de 720 emocionadores (...) Pessoas que cantam aquela música Amigos Para Sempre com um brilho no coração (...) Muito obrigado a todos vocês”, disse Odair.

Recados finais

O evento ainda contou com show especial de Alceu Valença. As presenças dos prefeitos de Atibaia e Alexânia também foram anunciadas. O prefeito de Atibaia é Saulo Pedroso. O prefeito de Alexânia é o Dr. Alysson Silva Lima.

Foi um prazer enorme conhecer de perto a história do Grupo Tauá e poder compartilhar um pouco aqui com vocês essa experiência. Vocês são Emocionadores de verdade. Obrigada pelo carinho.

Meu contato é aline@ospaparazzi.com.br

Compartilhe com um amigo!

Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários