CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Arquivo Pessoal/ OsPaparazzi

Veja 5 brincadeiras saudáveis para férias escolares

Férias! Listamos atividades que driblam a tecnologia para pais e filhos aproveitarem

Por Aline Oliveira, publicado em 17/12/2019.
Férias com as crianças em casa. Os pais se perguntam: o que fazer com as crianças nas férias escolares? Destacamos 5 brincadeiras saudáveis para curtirmos com as crianças nas férias escolares. E mostramos o quanto a pausa com criatividade é fundamental para o crescimento emocional dos pequenos.

1 - Desenho e pintura no chão
Crianças desenhando no chão; são brincadeiras antigas e saudáveis no Atibaia Residence Hotel ResortFoto: Arquivo Pessoal/ OsPaparazzi
Desenhar é uma diversão que as crianças exploram durante todo o ano. Uma alternativa diferente para as férias escolares é desenhar e pintar no chão. Utilize giz colorido e divirta-se com esse quadro gigante à disposição. As crianças não estão acostumadas a pintar o chão com a autorização dos pais. Geralmente pintar o piso do apartamento, por exemplo, é assunto proibido. Mas, nas férias de janeiro, podemos liberar o chão do quintal ou o chão da área de lazer do prédio. E aí a criatividade rola solta. Nas fotos abaixo destacamos crianças desenhando no chão do Atibaia Residence. A programação de férias do hotel aposta muito nas brincadeiras lúdicas, as chamadas brincadeiras de antigamente.

Leia mais: Recreação para crianças em hotel: vale a pena?

Ao falarmos sobre tecnologia e brincadeiras de antigamente, temos a seguinte explicação da psicóloga Luciana Voos.
Mais desenhos das crianças livresFoto: Arquivo Pessoal/ OsPaparazzi
“O descanso e as brincadeiras preparam melhor o cérebro para aprender, concentrar e memorizar. As brincadeiras dão acesso a outras formas de aprender. A postura dos pais é muito importante pois com tanta tecnologia existe uma tendência das crianças passarem tempo demais na internet ou em jogos online. O ideal é aproveitar esse tempo para passeios ao ar livre, andar de bicicleta, pintar, desenhar, ouvir histórias e outras atividades divertidas”, explicou a psicóloga.

2 - Jogar Taco

Jogar taco na rua é uma delícia. Esqueceu as regras do Taco? Olha só. Você precisa reunir 4 pessoas, divididas em duas duplas. Uma dupla fica em posse dos tacos (os Atacantes) e a outra fica em posse da bola (os Defensores). Riscamos a quadra no chão da rua com 2 círculos e uma distância de quadra para separá-los. Cerca de 30 metros, por exemplo. Dentro de cada círculo você coloca uma garrafa de plástico que vai simular uma Casinha.

O jogo do Taco funciona assim: um jogador Defensor arremessa a bola em direção à Casinha do lado oposto. O objetivo é derrubar a garrafa. Já o objetivo do Ataque é rebater a bola arremessada para bem longe.

O Ataque pontua quando a bola arremessada pela Defesa é rebatida e os seus integrantes correm na direção da base oposta, invertendo a posição. Para marcar 1 ponto, os tacos de cada integrante devem se tocar no momento que eles se cruzarem durante a corrida. A Defesa pontua quando derruba a casinha ou quando uma rebatida do Ataque vai para trás. O jogo acaba quando uma das duplas chega aos 10 pontos.

Fácil, né? O obstáculo para essa brincadeira acaba sendo o trânsito das ruas mais movimentadas. O Atibaia Residence colocou o Taco em sua programação de férias escolares. “Optamos por uma programação bem diversificada para atrair todas as crianças. Mas sempre estimulando o lúdico, a diversão, a interatividade com outras crianças. Preparamos tudo com muito carinho para que se tornem férias inesquecíveis”, explicou Luciana Alves, da equipe 4 Cavaleiros Recreação, do Atibaia Residence Hotel & Resort.

3 - Brincar de cozinhar

Ir com as crianças para a cozinha no nosso dia a dia corrido é bem difícil. Mas, durante as férias, temos mais tempo e menos pressa. Então que tal convidar os filhos para uma receita criativa na cozinha? Pode ser uma sobremesa, uma gelatina, pipoca doce, não importa. O que vale mesmo é a interatividade entre pais e filhos em uma atividade diferente.

Quem curtir as férias no Atibaia Residence pode aproveitar o Mini Master Chef com as crianças cozinhando. A atividade rende boas gargalhadas, porque os pequenos ficam bem à vontade com a criação dos pratos.

4 - Pular corda

A brincadeira de pular corda é a clássica das clássicas. Sempre faz sucesso. Estimula atividade física, coordenação motora, reflexo e etc. A seguir listamos algumas músicas para cantar enquanto estiver pulando corda com as crianças.

Músicas para pular corda:

Um homem bateu em minha porta e eu a-bri
Senhoras e senhores põe a mão no chão
Senhoras e senhores pulem em um pé só
Senhoras e senhores deem uma rodadinha
E vá pro olho da rua

Com quem?
Com quem?
Com quem será que (fulana) vai casar?
Loiro, moreno
Careca, cabeludo
Rei, ladrão
Polícia, capitão

Quantos filhos vocês vão ter?
1, 2, 3, 4

Qual é a letra do seu namorado?
A, b, c, d, e

Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, sem sal
Cebola, coloral
Salada, saladinha
Bem temperadinha
Com sal, pimenta
Fogo, fogão, foguinho
Pula dentro, pula fora
Estica a corda
E vai embora

Pato, patinho
Marreco, marrequinho
Vamos pular o ano inteirinho
Janeiro, fevereiro, março, abril
Maio, junho, julho, agosto
Setembro, outubro, novembro, dezembro

Papagaio louro do bico dourado
Manda essa cartinha pro meu namorado
Se estiver aberta, deixe recado
Se estiver fechada, bate na porta
A, b, c, d, e

5 - Amarelinha e jogo da velha

Nossa brincadeira número 1 foi desenhar no chão. E as nossas brincadeiras finais também têm relação com a pintura no chão. Primeiro, Amarelinha. Outra brincadeira bem clássica! É só desenhar os números de 1 a 10, o Céu e o Inferno, pegar uma pedrinha e pronto. Já está feita a brincadeira.

Com o Jogo da Velha, também é possível riscar no chão. Um fica com o X. Outro fica com o O. Quem conseguir três numa sequência, vence o jogo. Se não der, o jogo terminou em Velha.
Brincando de Jogo da Velha com as crianças no Atibaia ResidenceFoto: Arquivo Pessoal/ OsPaparazzi
Para encerrar este texto, lembramos que todas as brincadeiras destacadas aqui estão na programação do Atibaia Residence no período de férias escolares. Ainda tem Peteca, Brincadeira de Rosa, Passa Anel, Pião, Cinco Marias, O Mestre Mandou, Elefantinho Colorido, Batatinha Frita 123, Stop, Babalu, Forca, Detetive, Gato Mia, Batata Quente, Soltar Pipa, entre outras.


Acesse a página Pais e Filhos com informações para papais e mamães.

Entre em contato com a nossa redação:

jornalismo@ospaparazzi.com.br

Convide a Aline para o seu evento.

Compartilhe com um amigo!
Publicado Por Aline Oliveira
Formada em Pedagogia, Aline Oliveira atua como professora do ensino fundamental desde 2002. Da experiência da maternidade nasceu a paixão por escrever para mães. 'Paixão pela arte de educar. Paixão por aprender. Com amor, tudo fica mais leve.' Veja mais informações
Comentários