CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Adotar cachorro: quando o filhote esta pronto para doação

O que você precisa saber antes de adotar um animal. Quando eles podem ser separados e qual é o melhor animal?

Da Redação, publicado em 05/03/2012 e atualizado há 2 meses.
Adotar um filhote ou até mesmo um cachorro adulto pode parecer simples, mas existem muitas coisas que precisamos saber antes de adota-los. Primeiramente, precisamos ter consciência que os cachorros filhotes são indefesos e ao adquirir um cachorro ou qualquer outro animal passamos a ter responsabilidades sobre eles, dar somente carinho não é o suficiente, eles precisam de vacinação, alimentação própria para cães, ir ao veterinário quando necessário, ter espaço suficiente para viver e fazer suas necessidades, entre outros. Mas afinal, você sabe quando o filhote de cachorro está pronto para ser doado?
Filhote de Retriever do LabradorFoto: Divulgação
Cachorros quando nascem são sensíveis e precisam como nunca da mãe, pois mamar e dormir fazem parte dos quase 15 primeiros dias de vida do cãozinho, fase esta em que estão com os olhos e ouvidos fechados, portanto, não processam a luz nem o som. Os olhos e ouvidos se abrem entre os primeiros 15 e 20 dias de vida, é quando começam a aprender a brincar.

Alguns cães podem demorar um mês para começar a brincar e processar os sinais de comunicação canina, como latir, uivar e abanar o rabo. Com um mês de vida, os cachorros já conseguem se mover e interagir melhor com sua mãe e irmãos, mas ainda não é considerado o melhor período para doação.

Nas próximas 14 semanas de vida, o cachorro passa por uma fase muito importante, quando é formada sua principal base de comportamento na qual os cachorros carregam por toda a vida. Esta fase, chamada de 'período crítico' consiste na adequação da socialização do cachorro, por isso é muito importante.
Filhote de RottweilerFoto: Divulgação
Até 3 meses de vida, os filhotes de cachorros precisam da mãe e dos irmãos e até mesmo uma pequena convivência com os humanos. Após esse período o filhote pode ser adotado e deve ser inserido no novo lar da melhor forma possível. Mas esse período pode ser estendido para sete a oito meses, também indicado como sendo o ideal. Neste período, os filhotes de cachorros estarão bem formados e certamente com na formação definitiva.

Porque é importante esperar o melhor momento para doação? Algumas raças de cachorros possuem características bem próprias que acabam se desenvolvendo com o tempo, como por exemplo, a raça Dalmata que só apresenta a formação das pintas e sua cor com melhor definição após os 15 primeiros dias de vida, a raça Chow Chow demora oito semanas para apresentar a coloração azul em sua língua e existem também os casos estéticos, como a raça Dog Alemão que deve obedecer corretamente 70 dias de vida para o filhote realizar a operação colchotomia, o corte de orelha.
Filhotes de DalmataFoto: Divulgação
Outra questão que envolve esse período é a vacinação do filhote de cachorro, as vacinas devem corresponder ao período de vida do cachorro, portanto, se você adquirir seu filhote em um canil é importante que ele receba as vacinas no período em que estiver no canil e se possível já compre seu cachorro com o pedigree. Saiba como escolher a melhor raça de cachorro.

Adote um vira-lata e de chance para uma vida que está na rua

A atriz Valeria Sandalo do SBT deu uma entrevista ao Instituto MAPAA (Meio Ambiente e Proteção Animal) onde falou sobre Bianca e do Aurélio, seus dois cães vira-latas. Falou também da alegria de adotar um animal de rua.


Compartilhe com um amigo!
Comentários