CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cachorro American Pit Bull é uma raça valente e corajosa

Da Redação, publicado em 10/02/2012.
O American Pit Bull é um termo genérico que se refere a um conjunto de raças de cães, incluindo (mas não se limitando) ao American Pit Bull Terrier, o American Staffordshire Terrier e o Staffordshire Bull Terrier, e os cruzamentos entre essas raças. Por ser um cão de combate, o American Pit Bull para ser criado na Inglaterra precisa de autorização da justiça. Nos Estados Unidos, baniram a criação em vários estados e em outros, muitas restrições foram estabelecidas para o porte do Pit Bull. No Brasil, não há legislação específica, porém a cada fatalidade reportada na mídia, questiona-se por leis mais rígidas e punição aos donos.
O American Pit Bull é um cachorro robusto e muito ativoFoto: Divulgação
As origens do American Pit Bull são datadas por volta do século XIX. Em 1835, havia um esporte que foi banido, o chamado Bull baiting, um jogo sádico em que os cães da raça Bulldog eram usados para atacar touros em arenas, o espetáculo só acabava quando o touro caísse. Mas o governo tomou medidas diante da opinião pública, e não foram poucas. Após a proibição desse esporte os criadores que apreciavam a rudeza e bravura dos Bulldog voltaram suas atenções para a criação de cães de briga. Para isso, misturaram sangue de terrier com Bulldog e criaram os Half and Half, Pit Dogs ou Bull and Terriers, cães de pequeno porte e extrema força e dotados de maior agilidade que os bulldogues de elevada força física, um cão que cumpria todas as suas expectativas.

O Bull and Terriers foram criados para agredir outros cães, matar ratos (pragas comuns na época), mostrando bravura, alta tolerância à dor, vontade de lutar até o fim, e afeição ao seu criador. Com o tempo, passaram a se diferenciar em raças, tais como o Staffordshire Bull Terrier, o Bull Terrier, o Irish Staffordshire Bull Terrier e o Pit Bull (que não tinha um padrão para estética, mas sim em termos de temperamento).
Posteriormente, esses cães migraram para os Estados Unidos como cães de quintal, guarda de fazendas, boiadeiros, cães de luta e caça pesada. Os cães do tipo físico 'bull and terrier' ou 'half and half' foram reconhecidos em 1898.
São três variações da raça: Pit Bull Red Nose, Black Nose e Blue NoseFoto: Divulgação
Uma característica muito comentada da raça American Pit Bull é a respeito do focinho, eles podem ser: Pit Bull Red Nose, o Black Nose são mais tradicionais e os mais raros são Blue Nose e os Blue Fawn. Na pelagem todas as cores são aceitas. Nos olhos inclusive a cor verde é aceita, no entanto, verde âmbar, azul vitrificado e olhos um de cada cor são completamente descartados pelo padrão.

O American Pit Bull é dotado de coragem, vigor, robustez, agilidade e persistência. Possuem grande habilidade para morder, muita resistência física, tolera a dor e uma ótima capacidade de recuperação de ferimentos. Eles não gostam de ficar em espaços apertados ou presos em correntes por muito tempo. Na verdade, essa é uma raça inteligente, e muitos são obedientes, saudáveis e reclamam pouco. Há até mesmo casos de cães que servem de guias para cegos e já são usados como cães de terapia em hospitais e clínicas para ajudarem crianças deficientes.
O American Pit Bull apesar na aparência robusta e séria, gosta de brincar com seu donoFoto: Divulgação
Atualmente, o American Pit Bull é uma raça muito polêmica, assim como há criminosos criando Pit Bulls para brigas e para amedrontar pessoas nas ruas, há também criadores sérios. O ideal é educar o American Pit Bull para não ser agressivo, se tornar um cão de boa convivência. Para adquirir um Pit Bull é importante conhecer bem o criador, pois existem casos de criadores que deixam de treinar os cães para ser amigáveis e ensinam a serem violentos ou simplesmente não são profissionais, não conhecem técnicas para um bom comportamento do animal.

É muito importante que os donos da raça de cachorro American Pit Bull conheçam alguns cuidados principalmente ao saírem em público com o cachorro, utilizar guia curta, focinheira, enforcador ou coleira resistente, serem conduzidos por pessoas com força suficiente para conter o cão em caso de euforia. Essa raça é indicada para pessoas já habituadas com cachorros. E atenção, ao comprar um cão, o dono deve conhecer muito bem o comportamento da raça, ter responsabilidade pelo animal e jamais abandona-los. No Brasil, existem leis de proteção aos animais e qualquer pessoa pode responder por atos infratores, portanto, devemos agir sempre de forma legal e respeitar os animais.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos


Comentários