CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Catnip: conheça o efeito da 'erva de gato'

Conheça os beneficios do catnip para os gatos e como pode ser usado

Da Redação, publicado em 13/08/2012.
O Catnip pode ser encontrado em qualquer petshop e cada vez mais os donos de gatos utilizam esse meio para deixar seu gato mais alegre e brincalhão. Você encontra o catnip em vários formatos, em spray, embutido no interior de brinquedos, como os ratinhos de pano e até mesmo puro, seu formato original. Mas afinal, você conhece o efeito do catnip no seu gato? Então, entenda como funciona o catnip:

O olfato do gato é nada mais que 14 vezes mais aguçado que o do homem. Ele possui duas vezes mais células receptoras de odores do que nós, o que significa que podem sentir e distinguir aromas aos quais sequer registramos.
A erva do gato não é tóxica e pode ser usado em qualquer gatoFoto: Divulgação
Os gatos também possuem um órgão sensorial no céu da boca chamado vomenorasal, ou órgão de Jacobson. Quando o gato franze a face, baixando a mandíbula e expondo parte da língua, ele está abrindo a passagem de ar para o vomeronasal e essa atitude específica de sugar ou de coletar substâncias químicas em seu meio ambiente dá-se o nome de reação ou processo flehmen. Para entender melhor, conheça os cinco sentidos dos gatos.

As plantas do gênero Nepeta sp. são conhecidas como erva de gato ou catnip, sendo as espécies mais cultivadas a N. cataria (erva de gato verdadeira), a N. grandiflora (erva de gato gigante) e a N. faassenii (erva de gato ornamental). Essas espécies possuem uma substância ativa chamada neptalactone, que age como feromônio, atraindo, relaxando ou estimulando a maioria dos felinos. Conheça as Plantas tóxicas para os gatos.

A resposta ao catnip é uma herança genética. Segundo pesquisadores, o cheiro dessa erva estimula o instinto predador do gato, como se ele relembrasse dos velhos tempos de caça floresta, e afeta quase todos os felinos, inclusive leões, pumas e onças.

Na medicina veterinária, o catnip é bastante utilizado para acalmar os gatos mais agressivos, bem como para excitar e exercitar os mais apáticos. O efeito do catnip é mais intenso nos dez primeiros minutos de contato com o animal. Os gatos em idade reprodutiva são mais sensíveis à substância do que os gatos com menos de seis meses de vida e geralmente os machos reagem mais do que as fêmeas.

O catnip ou erva de gato é considerado terapêutico para a recreação e controle do estresse dos gatos, sem efeitos tóxicos e sem causar nenhuma dependência física ou química ao animal. E o catnip também é repelente de mosquito! As folhas devem ser esmagadas para liberar o aroma e espantar os insetos.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães, gatos e outros bichinhos
Comentários