https://www.ospaparazzi.com.br/images/papalogo.png

https://www.ospaparazzi.com.br/images/papalogo.png

Cocker Spaniel

Cocker Spaniel é alegre e muito carinhoso

Conheça a raça de cachorro Cocker Spaniel Inglês

A raça Cocker Spaniel Inglês possui temperamento alegre que já vem da natureza desse cachorro, também são destemidos e enfrentam qualquer tipo de terreno. Sua característica dócil e afetuoso não nega a paixão que sente pelo dono. O Cocker Spaniel Inglês é carente e não gosta de ficar muito tempo sozinho.

A característica do Cocker Spaniel Inglês que atrai bastante seu dono é a lealdade e inteligencia que a raça demostra. Alguns têm mania de morder, mas é só um jeito de brincar com o dono. O Cocker Spaniel precisa viver em um ambiente cercado de afeto e carinho, assim eles crescem mais equilibrados, qualquer cão criado sob stress e violência demonstram ser mais agressivos e no caso do Cocker, precisam ainda mais de atenção, pois são carentes.

A raça Cocker Spaniel é robusta, esportiva, com aspecto compacto e algumas características do padrão oficial são: A trufa é bem larga para favorecer a capacidade do faro e o focinho é quadrado. Os olhos são cheios, mas não proeminentes de cor marrom escuro, jamais claros, apenas nos cães de cor fígado, fígado ruão e fígado e brando os olhos são de cor avelã escura, em harmonia com a pelagem, com expressão de inteligência e meiguice, porém alerta, esperto e brilhante. As pálpebras são bem ajustadas. As orelhas do Cocker são lobulares, de inserção baixa, no nível dos olhos. Couro fino, estendendo-se até a ponta da trufa. Bem revestidas com pelos longos, lisos e sedosos.

Raça de cachorro Cocker Spaniel Inglês

Filhotes de Cocker Spaniel Inglês são brincalhões e companheiros

Foto: Divulgação

A cauda do Cocker Spaniel Inglês é inserida ligeiramente abaixo da linha do dorso. Deve ser alegre em movimento e portada em nível, nunca voltada para cima. Anteriormente era costume o corte da cauda. Se for cortada, não deve ser tão curta a ponto de não se ver, nem tão longa para interferir na sua ação incessante e alegre quando em trabalho.

A cauda natural do Cocker (não cortada) deve ser levemente curvada, de comprimento moderado, proporcional ao tamanho do corpo dando uma aparência geral equilibrada e não deve ir além do jarrete. A raiz da cauda deve ser forte e vai afinando até a ponta, que deve ser fina. A pelagem da cauda deve ser bem franjada, em harmonia com a pelagem do corpo. Sempre em movimento vivaz é portada em um plano não mais elevado que o nível do dorso e nunca tão baixo que indique timidez.

O andar do Cocker Spaniel Inglês deve ser fluente e com grande propulsão. O pêlo é liso, de textura sedosa, jamais de arame ou ondulado, não muito abundante e nunca encaracolado. Bem franjado nos anteriores, corpo e acima dos jarretes. São várias as cores da pelagem, nas cores sólidas, só é permitida a cor branca no peito. O Cocker Spaniel Inglês pode pesar de 12,5 à 15,5 quilos e o tamanho do macho varia de 39 à 41 cm e as fêmeas de 38 à 39 cm.

Alguns cuidados com o Cocker Spaniel Inglês: apesar de a pelagem ser pouco comprida, existe a possibilidade de tosar ou apenas ser aparado, depende do gosto do dono. A pelagem deve ser escovada diariamente, por questões de higiene. No banho, o dono deve ter muito cuidado com o ouvido do Cocker, não deixar entrar água, já que essa raça é propensa à fortes dores de ouvido, ao evitar o contado da água nos ouvidos também evita as infecções (otite). Caso isto aconteça, recomenda-se levá-lo ao veterinário para fazer um tratamento.

Raça de cachorro Cocker Spaniel Inglês

Raça de cachorro Cocker Spaniel Inglês

Foto: Divulgação

Ao decidir comprar um filhote de Cocker Spaniel Inglês, o futuro dono deve conhecer bem o canil e tirar todas as dúvidas com o criador para que não haja arrependimento depois. Um filhote de Cocker Spaniel Inglês custa em média R$500,00.

O Cocker Spaniel Inglês apesar do nome, possui origem espanhola. Durante o séc. XVI, esta família era constituída por cães de água e de terra. Os exemplares mais pequenos ficariam mais tarde conhecido por Cockers. Ao longo dos séculos, os Cockers foram crescendo em quantidade e variedade e a sua distinção orientou-se sobretudo pelo tamanho e pela sua habilidade para a caça.

Em 1885, fundou-se o Spaniel Club, que começou a empenhar-se na criação de standards para as diferentes variantes. O Clumber, o Sussex, o Welsh Springer, o English Springer, o Field, o Water Spaniel Irlandês e o Cocker começaram a ser registados por volta do século XIX como raças distintas. Em 1892, o Cocker Spaniel é reconhecido pelo Kennel Club da Inglaterra, e começa o desenvolvimento da raça nos EUA. Com a finalidade para exposição, houve um desenvolvimento diferente da raça, com cruzamentos entre outras espécies até surgir o Cocker Spaniel Americano. Em 1935, foi criado o English Cocker Spaniel Club of America, com o intuito de preservar a pureza original da linhagem inglesa.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos
Comentários
Veja Mais
Jair Rodrigues ganha homenagem no Troféu Raça Negra
Jair Rodrigues
Jair Rodrigues ganha homenagem no Troféu Raça Negra
Evento será realizado no dia 13 de novembro, em São Paulo; atores, atrizes e jornalistas concorrem aos prêmios
Comprar um cão: escolha a melhor raça de cachorro para você