CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Dentes, Olhos, Bigodes e Patas: Conheça o corpo de seu gato

Aprenda a cuidar do seu gato, conheça o corpo e suas características, entenda o comportamento dos gatos.

Da Redação, publicado em 08/04/2012.
O físico do seu gato pode não parecer um rei da selva, mas tem as mesmas qualidades de uma suçuarana, uma onça, um tigre ou um leopardo. É um carnívoro essencialmente predatório adaptado à boa vida caseira, mas seu corpo continua ágil à vida nas matas. Conheça o funcionamento do corpo do seu gato:
A medida que você entende seu gato, poderá cuidar dele de forma mais abrangenteFoto: Divulgação
Dentes dos gatos
Os dentes dos gatos são miniaturas dos dentes do leão. Os dentes do gato e o espaço entre as presas (caninos) são perfeitos para abocanhar as vértebras cervicais de sua vítima favorita, quebrando-lhe o pescoço. Enquanto as presas do leão são espaçadas de forma perfeita para matar gnus e zebras, os dentes de seu gato são posicionados de forma ideal para o tamanho dos ratos. Com dentes laterais e posteriores projetados para cortar carne, o gato não consegue triturar muito bem os alimentos. Os gatos são muito curiosos, apesar de serem carnívoros, eles adoram comer aquela graminha, portanto, fique atento as plantas tóxicas para os gatos.

Olhos dos gatos
Dizem que os gatos enxergam no escuro, mas isso não se aplica à escuridão total. Os olhos dos gatos, porém, funcionam melhor com pouca luminosidade do que os nossos. Alem de ter a córnea, a pupila e o cristalino bem maiores do que os nossos, também contam com uma membrana celular especial, que conserva a luz por trás da retina, funcionando como um espelho de alta precisão. É essa membrana que dá aos olhos do gato um brilho dourado ou esverdeado quando refletidos por alguma luz à noite. Os gatos possuem visão binocular, muito importante para animais caçadores e ajuda a avaliar a distância dos alvos com precisão.

Bigodes dos gatos
Os bigodes dos gatos são associados ao tato do animal, funcionam como antenas sensíveis de rápida detecção. Alguns estudos apontam que os gatos podem inclinar os bigodes para baixo a fim de se orientar quando vagam à noite em terrenos acidentados. Alem disso, os gatos têm excelente senso de direção, se o dono muda de endereço, os gatos são capazes de voltar para a casa antiga.

Patas dos gatos
Examine atentamente as patas de seu gato. Note que há uma 'almofada' em cada dedo e no meio, não permitido o contato direto com o solo. Embora não amorteça choques como as almofadas reais, funcionam como um dispositivo antiatrito e antiderrapante quando o gato se locomove, por exemplo, ao saltar.

Agora que você já conhece as principais partes do corpo do seu gato, conheça a linguagem corporal do seu gato, saiba decifrar os movimentos da cauda dos gatos, dos olhos e, seus gestos. Os gatos parecem ter muitos mistérios, mas basta nós observamos melhor seus movimentos e olhares para então captar suas mensagens, e saiba também que os gatos são capazes de identificar nossos sentimentos.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários