CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Dicas para cachorro não cavar buraco no jardim

Entenda o que faz seu cachorro cavar buracos e tente substituir esse hábito

Da Redação, publicado em 19/12/2013.
Cavar é considerado um comportamento natural para os cachorros independente da raça. Cavar é ótimo calmante e uma maneira de encontrar um lugar fresco nos dias quentes. Para algumas raças de cachorro, cavar faz parte da genética, como no caso dos terriers, que foram criados para caçar. A raça Huskie, o Pastor Alemão, o Golden Retriever, o Beagle e outras raças cavam por simples diversão. Uma vez que seu cachorro acostuma a cavar, pode ser difícil desacostumá-lo. Confira as dicas de comportamento para o cão parar de cavar:
Por que cães cavam buracos?Foto: Divulgação
Se você identificar o motivo que leva seu cachorro a fazer vários buracos em seu jardim, você pode criar outra forma de distração para ele. Se o cachorro cava porque sente tédio, você pode comprar alguns brinquedos para cachorro ou até mesmo algo para roer. Lembre-se que deixar o cão por muito tempo sozinho desencadeia sérios problemas comportamentais, independente da quantidade de brinquedos que você compre. É preciso dar atenção integral, sempre que possível, faça passeios em lugares novos e brinque bastante.

Uma cachorro com tédio é um cão destrutivo. Quando um cão não tem nada para fazer, late, uiva, rói, destrói e cava. Se for o tédio a causa de tudo, providencia um ambiente mais ativo para seu cão. A natação para cachorros pode ser uma alternativa. Faça corridas ou leve o cachorro de algum amigo para passar uma tarde na sua casa. A pratica de exercícios mentais ajuda bastaste o cão, confira as dicas:

1 - Recheie alguns brinquedos com ração para que seu cachorro tente tirá-los de dentro.
2 - Compre brinquedos interessante e faça um rodízios semanais, para que ele tenha sempre algo novo para brincar.
3 - Esconta alguns petiscos em todos os cantos do quintal para ele achar.
4 - Construa uma pequena pista de agility - túneis, rampas e saltos - e ensine-o a transpor com ou sem sua ajuda.
5 - Brincar com novos amigos da mesma espécie.

Lembre-se que os cães precisam de uma variedade de brincadeiras, treinamentos e exercícios para se sentirem felizes e saudáveis. Para evitar que um simples cavar vire rotina em seu cachorro, a melhor maneira é prevenir desde filhote. Preste mais atenção nos dias quentes, pois ele pode querer cavar um buraco para se refrescar. É importante o cão ter um espaço arejado, com sobra e água fresca. Se ele ficar dentro de casa, ligue o ar-condicionado ou ventilador. Confira as dicas para minimizar o calor:

1 - Instale um guarda-sol ou uma piscina inflável no quintal.
2 - Coloque alguns cubos de gelo na vasilha de água.
3 - Congele alguns biscoitos caninos com água e coloque-os na piscina inflável.
4 - Utilize uma lona impermeável especial que reflita a luz do sol e fixe-a ao redor do cercado externo de seu cachorro.
Providencie novas brincadeiras para seu cão e acabe com o tédioFoto: Divulgação
Para os cães que geneticamente gostam de cavar, outra medida deve ser tomada, alem das ditas anteriormente. Se cavar é um hábito natural para o cachorro, por que não provedenciar um local seguro e oferecer uma cova específica para eles cavarem? Elas podem ser de qualquer tamanho, mas é aconselhável usar covas de 10 cm x 10cm para raças pequenas e 20 cm x 20 cm para raças maiores.

Construa uma caixa demadeira e encha-a de areia. É recomendável escavar e colocar uma camada de pedras para melhorar o escoamento. O que não permite a formação de lodo nos dias de chuvas. Use um ancinho de metal para mater a areia fofa. Depois vem a melhor parte, esconder biscoitos no fundo da areia e ver seu cão cavar até encontrar.

Há duas maneiras de se livrar dos buracos já feitos pelo quintal. Uma delas é enterrar um pouco de fezes do cachorro em todos os buracos ou enterrar uma tela de arama em torno de três a oito centímetros de profundidade. Tente algumas dessas soluções e se possível, estude o caso de reservar um espaço próprio para seu cão cavar e liberar suas energias. E nunca se esqueça de manter seu cachorro ativo. Conheça algumas dicas de adestramento.

Compartilhe com um amigo!
Comentários