CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

É verdade que os gatos têm 7 vidas? Saiba porque dizerem isso

Diz a lenda que os gatos têm sete vidas. É provável que essa ideia bizzara se deva à aura de mistério e segredo que envolve esses curiosos animais.

Da Redação, publicado em 09/04/2012.
Os gatos são habilidosos e conseguem facilmente se livrar de alguma situação de risco, mas quando isso não ocorre, eles podem se machucar e ter sérios ferimentos dependendo do acidente. Mas esse dito, de que gatos têm sete vidas, não é atoa, apesar de não ser verdade, existe uma explicação. A expressão: gato tem 7 vidas, é devido a duas grandes habilidades dos gatos, confira:
Os gatos têm sete vidas?Foto: Divulgação
Com as habilidades físicas de seu pequeno e maleável corpo, os gatos têm aptidão para escapar de ângulos fechados e acidentes iminentes. Com um pouco de sorte, seu gato pode ter uma vida longa. A expectativa média de vida dos gatos domésticos são de 15 anos, embora muitos cheguem a comemorar o 20º aniversário.

Equilíbrio dos gatos
Graças ao sentido preciso de equilíbrio, os gatos evitam muitas situações de perigo. Estão entre os melhores equilibristas da natureza, pois conseguem, sem grande esforço, caminhar no galho mais fino de uma árvore ou no beiral de uma janela alta. Isso se deve aos sinais e comandos informativos que recebem inconscientemente, fazendo a ligação entre visão, ouvido e cérebro. Observe como a cauda de seu gato o ajuda a manter o equilíbrio, como a longa vara carregada por equilibristas na corda bamba. Mesmo raças sem cauda, como o Gato Manx, se saem muito bem.

Queda dos gatos
Olhos, ouvidos e cérebro também são acionados quando o gato cai do alto. Atuando em conjunto, corrigem imediatamente a posição do corpo do animal, para que cabeça, tronco e pernas se alinhem velozmente e o animal obtenha uma aterrissagem suave. Felinos que caem de locais muito altos podem até se machucar menos do que os que caem de distâncias menos. Se cair da janela de um edifício, por exemplo, as lesões podem ser piores quanto menor for a altura, porém isso só vale até sete andares.

A explicação para isso é a lei da física: após uma queda de cinco andares, o gato atinge a velocidade máxima, que permanece constante. Então o mecanismo do ouvido perde a noção de qualquer aceleração e é desativado. Assim, o gato relaxa e estica as pernas como um paraquedista em queda livre, estabelecendo a descida. Alem disso, um corpo relaxado é menos propenso a fraturas que um corpo tensionado.

Atenção: Apesar dessas grandes habilidades, nunca jogue seu gato de nenhuma altura para testá-los, não faça nada que possa prejudicá-los, pois os gatos não têm sete vidas. Qualquer acidente pode ser fatal. Ame seu gato, e ele te retribuirá por toda sua vida!

Compartilhe com um amigo!
Comentários