CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cachorro Fila Brasileiro é a primeira raça brasileira reconhecida

Da Redação, publicado em 09/02/2012.
Sabe-se que o Fila Brasileiro foi uma raça desenvolvida no Brasil e também a mais antiga. Porém, existem muitas teorias a respeito do surgimento do Fila Brasileiro, mas tudo indica que está ligada a colonização do país. E não existe exatidão em quais raças originou o Fila Brasileiro. O que não falta na raça Fila Brasileiro são qualidades, apesar do seu porte grande e chegar a pesar de 50 a 60 quilos, eles são muito dóceis e devotados ao dono e submissos também, entretanto, costuma ser agressivo com os estranhos. Isso o torna um perfeito cão de guarda, um companheiro fiel para a família, inclusive para as crianças.

As características e temperamento do Fila Brasileiro é muito interessante, sua flexibilidade é semelhante à maneira que os gatos têm de ser contorcer. Alem disso, eles conseguem dar verdadeiros pulos e correr com muita agilidade o que facilita na rápida mudança de direção e conseguem facilmente alcançar a cauda com o focinho. E também são ótimos nadadores.
O Fila foi à primeira raça brasileira a ser reconhecida internacionalmente.Foto: Divulgação
O fila Brasileiro possui temperamento relativamente calmo, com os estranhos costumam latir e mostrar sua valentia, muito notável nessa raça, mas com os donos são dóceis. Por ser um cão de guarda, o Filla Brasileiro é dotado de confiança em si e percebe claramente qualquer ruído de pessoas estranhas. Uma característica do Fila Brasileiro é a sua movimentação em passo de camelo, que seria a movimentação dos membros de um mesmo lado e depois à movimentação do outro lado o que proporciona movimentos gigantes e passadas largas.

As principais características do padrão oficial do Fila Brasileiro são: cabeça grande, pesada e maciça. Focinho largo, forte e profundo. Trufa (ponta do focinho) larga e na cor preta. Os olhos do Fila Brasileiro são de tamanho médio a grande, em formato amendoado e bem afastados, as cores vão do castanho escuro ao amarelado, sempre de acordo com a pelagem. As pálpebras podem ser caídas, o que aumenta o aspecto triste do olhar típico da raça. As orelhas são grandes, grossas e em forma de 'V', são largas na base e vão estreitando até a extremidade que é arredondada. A cauda possui a raiz bem larga e aos poucos afinando em direção a ponta.

A pelagem do Fila Brasileiro é formada de pêlo baixo, macio, espesso e bem assentado. As cores: branco, cinza rato, malhado, manchetado, preto e canela e azul são cores não permitidas pelo padrão oficial. São permitidas todas as cores sólidas, tigradas de fundo nas cores sólidas, com rajas de pouca intensidade até os fortemente rajados, podendo ou não apresentar máscara preta. Em todas as cores permitidas, admitem-se marcações brancas nas patas, peito e ponta da cauda. São indesejáveis as manchas brancas no restante da pelagem. A pele do Fila Brasileiro é grosa e solta em todo o corpo, principalmente no pescoço, onde se formam pronunciadas barbelas, estendendo-se, em muitos casos, pelo peito e abdome. Alguns cachorros apresentam uma dobra nas faces laterais da cabeça e na cernelha, descendo até o ombro.

Os cuidados com a saúde da raça Fila Brasileiro são simples, basicamente o que qualquer outro animal precisa. Ser vacinado por volta da sexta semana de vida com a vacina Polivalente, que são três doses para a proteção de eventuais viroses, depois de quatro meses tomar a vacina Anti Rábica e se possível também tomar a vacina Giardiase (protozoário intestinal que pode ser transmitido para o homem). E o controle da verminose também é muito importante.

A alimentação deve ser balanceada, de preferência, ração canina que seja indicadas para animais de grande porte, pois oferecem um melhor equilíbrio entre ácidos graxos como Omega 3 e Omega 6 que favorecem o desenvolvimento de uma pelagem bonita e brilhante. Lembrando que, até 1 ano e 4 meses eles são filhotes e devem se alimentar de rações indicadas para essa idade.
Os banhos podem ser a cada 30 dias, mas a escovação deve ser semanal. Observar sempre a dentição do animal, garantindo que nada o impeça de devorar um grande osso, petisco favorito da raça.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários