CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Filhote de gato: quando e como os gatos aprendem

Se você levar em conta como os gatos aprendem, terá mais sucesso na hora do adestramento

Da Redação, publicado em 03/07/2012.
Gatos aprendem lembrando de coisas que vivenciaram, como quando os gatos ficam olhando pela janela por horas, e por instinto. A experiência os ensina a pular na maçaneta para abrir a porta ou a entrar em casa batendo na argola de metal ou no sino da porta que faz você vir correndo. A verdade é que seus gatos também treinam seus donos e até são capazes de identificar nossos sentimentos.

Habilidades como caçar são aprendidas sobretudo com a mãe e, embora não sejam instintivas, podem sofrer influência de alguns fatores genéticos herdados de antepassados selvagens. Uma gata mãe com boas habilidades para çaca geralmente produz filhotes com essa qualidade, ao passo que os filhotes de gatas não caçadoras e sem irmãos de ninhada nunca dominam técnicas de caça. A raça de cada gato também influencia nesse processo, conheçam as características das raças de gatos.
Os filhotes de gatos muitas vezes aprendem através da observaçãoFoto: Divulgação
Início do aprendizado dos gatos
Os primeiros dois meses dos gatos são cruciais para o desenvolvimento do aprendizado e das habilidades sociais do animal. Nesse período os gatinhos criam vínculos com seus semelhantes, treinam imitando as ações alheias e começam a interagir com as pessoas. Até você começar a treiná-lo, o gatinho se concentrará em aprender apenas coisas úteis para seu cotidiano, como conseguir comida, demarcar território para notificar os outros, achar um lugar ideal na casa para cochilar e assim por diante. Aprenda algumas técnicas básicas de adestramento para gatos.

Modo de aprendizado divertido para os gatos
Gatos adoram brincar. Alem de diversão, as brincadeiras envolvem outros aspectos importantes no processo de aprendizagem. Elas desenvolvem o conhecimento do mundo ao redor e das leis físicas que o regem. Brincando, o gato aprende a distinguir uma presa, a velocidade necessária para persegui-la, o melhor ângulo para o bote, o impulso que as pernas traseiras devem dar para saltar e pousar sobre um objeto a uma certa distância e várias outras habilidades úteis no decorrer de sua vida.

O treinamento inicial deve ser um processo bem lúdico e, enquanto ele aprende, vocês dois vão se divertir muito. Você também pode conhecer a inguagem corporal do seu gato, te ajudará a entender melhor o seu comportamento.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários