CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Gatos: higiene em excesso pode ser um problema para os gatinhos

Gatos que se limpam em excesso pode apresentar sérios problemas e também as famosas bolas de pelo, saiba como evitá-los

Da Redação, publicado em 18/05/2012.
Gatos apreciam ter alguém cuidando de sua higiene, portanto ficarão felizes se você se encarregar disso. Obviamente eles também se ocupam da tarefa sozinhos e, em uma casa com vários gatos, eles costumam se limpar mutuamente. O comportamento de higiene excessiva dos gatos, porém, pode se tornar um problema.

Higiene descontrolada dos gatos:
Muito importante na vida felina, a higiene mantém a pelagem em boas condições, reduz o estresse ao estimular a liberação de endorfinas calmantes no organismo e consolida a relação com as pessoas e com outros gatos. Porém, ela vira um problema quando o gatinho não faz mais nada além disso, exceto comer e dormir. Limpar-se de modo incessante pode remover grandes áreas da pelagem, causando calvície e inflamação cutânea.

O gato fica com uma aparência terrível. A ingestão de grandes quantidades de pelo, especialmente em gatos de pelo longo, leva à formação das famosas bolas de pelo no estômago, muito comuns. Esse acúmulo em excesso acaba obstruindo o sistema digestivo, levando à necessidade de uma cirurgia.
A frequência com que um gato se limpa pode representar algum tipo de problemaFoto: Divulgação
Causas e tratamentos:
Se o gato começar a ficar obcecado com a higiene devido a algum tipo de irritação cutânea, peça logo orientação ao veterinário. Se nenhuma doença cutânea for diagnosticada, é provável que o animal esteja sofrendo de estresse ou ansiedade por algum motivo (a chegada de outro animal, de um bebê, ou o cachorro barulhento do vizinho, etc - O gato pode sentir-se tão incomodado e fugir de casa). Tente identificar a origem do problema e eliminá-la.

Se você suspeitar que seu gatinho esta se limpando demais, leve-o ao veterinário. Dependendo, do diagnóstico, ele pode recomendar exames específicos que detectam distúrbios de comportamento. Faça também algumas mudanças no estilo de vida do gato para que ele fique mais tempo sossegado: prepare uma caminha confortável dentro ou no alto de um armário e cerque-o de atenção e carinho. Se ele tiver pelo longo, cuide da pelagem escovando-a com frequência para eliminar pelos soltos, e evite que o gatinho engula e forme bolas de pelo.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários