CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Husky Siberiano é um cachorro gracioso e amigável

Da Redação, publicado em 16/02/2012.
A origem da raça Husky Siberiano é muito antiga, conhecido na Sibéria há mais de 2 mil anos onde foi desenvolvido pela comunidade indígena Chukchi, que utilizavam o Husky Siberiano para puxar trenós com pequenas cargas, por longas distância e no frio extremo. Puxar os trenós era o único meio de transporte que eles utilizavam e não demorou muito para que o Husky Siberiano ganhasse o respeito por todos. O Husky Siberiano também foi muito útil na Segunda Guerra Mundial, trabalhava em busca e resgate. A raça Husky Siberiano foi levada para os Estados Unidos através de Leonard Seppala que também conseguiu em 1930 que a raça fosse reconhecida pelo Kennel Club americano.

O Husky Siberiano é um cão de porte médio e de trabalho. Seu andar possui movimento gracioso e suave. O corpo é compacto de pelagem densa, com aparência nórdica. Os machos da raça Husky Siberiano são bem masculinos, mas nunca grosseiros e as fêmeas, bem femininas, porém, sem demonstrar fragilidade em sua estrutura. Em condições ideais, com sua musculatura firme e bem desenvolvida, o Husky Siberiano não deve parecer pesado. Se acordo com o padrão oficial da raça Husky Siberiano, sua cabeça deve ser de tamanho médio e proporcional ao corpo. Trufa na cor preta para os exemplares de cor cinza, castanhos ou pretos, fígado nos cães de cor cobre, pode ser de cor de carne em cães branco puro. O 'nariz de neve' rajado de rosa é também aceito.
Husky Siberiano são cachorros adoráveis, ótimo para companhiaFoto: Divulgação
Os olhos devem ser amendoados e moderadamente afastados, também podem ser na cor marrom ou azul, aceitam-se os olhos de cores diferentes ou um olho parte-colorido. A expressão é penetrante, porém amigável, interessada e até um pouco maliciosa. As orelhas no tamanho médio, triangulares, de inserção alta e próximas. São espessas e bem revestidas de pêlos, levemente arqueadas em sua parte posterior e rigidamente empinadas, com as pontas ligeiramente arredondadas. A cauda lembra a de uma raposa.

O Husky Siberiano possui pelagem dupla, de comprimento médio e de aparência bem peluda, mas nunca tão longa a ponto de esconder as linhas bem definidas do cão. O subpêlo é macio e denso, de comprimento suficiente para suportar a pelagem de cobertura. Uma característica do Husky Siberiano é a ausência de subpêlos durante algum período do ano, isso é normal principalmente no calor. É permitido aparar os bigodes e os tufos entre os dedos e ao redor das patas para exibir um aspecto mais limpo. No padrão oficial, não é permitido um Husky Siberiano tosado. O tamanho dos machos variam de 53,5 a 60 cm, e podem pesar de 20,5 a 28 quilos e nas fêmeas 50,5 a 56 cm e pesar de 15,5 a 23 quilos.

O temperamento característico do Husky Siberiano é ser gentil e amigável, também muito atento, porem não serve como cão de guarda, ele confia muito nas pessoas, não costuma ser agressivo. Sua inteligência, docilidade e disposição o tornam um companheiro agradável e um cão sempre disposto ao trabalho e indicado para o convívio com crianças. Mante-los em apartamentos pode ser possível, mas é necessário longos passeios, pois se ficarem muito tempo sozinhos, uivam muito e podem destruir móveis e objetos.

Alguns cuidados com o Husky Siberiano são importantes, como, não tomar banhos frequentes, pois podem danificar sua pelagem, eles costumam ser muito limpos, escova-los irão ajudar a manter os pêlos com boa aparecia e só quando necessário, ele deve tomar banho. O Husky Siberiano solta muito pêlo, pelo menos duas vezes por ano isso vai acontecer, é normal. Um filhote de Husky Siberiano custa em média de R$ 800,00 a R$ 1 mil. Conheça o canil e o criador do seu futuro cãozinho, compre apenas de pessoas especializadas.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos


Comentários