CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Komondor é uma raça de cachorro com pelos que parecem corda

É um pano de chão? É um tapete secando no varal? É um papai-noel rastafari? Não, é o cachorro Komondor! Confira detalhes da raça

Da Redação, publicado em 14/05/2012.
A raça de cachorro komondor chama a atenção por causa de sua longa pelagem que cobre o corpo todo. O komondor consiste numa pelagem rústica e de subpêlos mais finos. A característica da pelagem do komondor é determinada através da relação do pelo de cobertura e do subpêlo. O cachorro komondor tem pelagem felpuda, que tende a feltrar, é uma característica requirida pelo padrão oficial da raça. Os pelos do komondor devem ser denso, ondulado e encordoado.

Os pequenos tufos de pelos do cão komondor são poucos ou não são felpudos. A pelagem é mais longa na garupa, na região lombar e nos posteriores, sobre a coxa, aproximadamente de 20 a 27 cm. No dorso, nas laterais do peito e na região das escápulas, tem o comprimento médio de 15 a 22 cm. Nas bochechas, nas arcadas superciliares, no topo da cabeça, nas orelhas, no pescoço e nos membros, a pelagem é mais curta, de 10 a 18 cm. Nos lábios e na parte inferior dos membros é mais curta ainda, de 9 a 11 cm. Nenhuma pelagem penteada, nem completamente negligenciada é desejável no komondor.
komondor são excelentes cães de guarda, carinhosos e com pelos encordoadosFoto: Divulgação
O padrão oficial do cachorro komondor exige que sejam apenas na cor marfim, porém, são encontrados na cor preta. A pele do komondor deve ser bem pigmentada de cor cinza ardósia. Nas gengivas e no céu da boca é aceitável uma cor mais escura. Cães komondor com pouca pigmentação ou pele cor-de-rosa são indesejáveis.

O cão komondor possui tamanho grande e costumam ser fortes e bem construídos. A aparência do komondor é atraente e de comportamento digno. O corpo do komondor, visto de perfil, forma um propenso retângulo, quase quadrado. A cabeça é coberta por pelos densos e proporciona o tronco. A cauda é portada pendente, com a ponta curvada, quase na horizontal.

O temperamento do komondor é equilibrado, são ótimos cães de guarda, sua coragem é altamente perceptível. Ele ataca em silêncio e com audácia. Os cachorros komondor considera o território como sua propriedade e não tolera nenhuma outra criatura vivendo na propriedade. O komondor é sempre desconfiado de todos. Durante o dia, o Komondor gosta de ficar deitado, mas sempre estrategicamente situado para vigiar seu território. À noite, ele está em constante movimento.

Os olhos do Komondor são inseridos horizontalmente, na cor marrom escuro. As pálpebras são pendentes e firmes, na cor preta e, ajustadas ao globo ocular. As orelhas são pendentes na base e em forma de 'V' ou 'U'. As orelhas do Komondor não se elevam nem em alerta, nem quando estão atacando. A cauda do Komondor deve alcançar o jarrete.

O tamanho do cachorro da raça Komondor para os machos devem ser de 70 cm, nas fêmeas de 65 cm. Os machos chegam a pesar entre 50 e 60 kg e as fêmeas de 40 a 50 kg. Os cuidados com os pelos do Komondor é trabalhoso, eles não devem ser escovados nem tosados, o indicado é que se divida os pelos para formar as cordas e que sejam aparados quando necessário.

O cão Komondor é uma antiga raça húngara, de cães pastores de origem asiática. Seus antepassados vieram, com a migração de antigos Magiares, que viviam como nômades criadores de gado na bacia dos Cárpatos. O Komondor era um excelente guardião dos rebanhos, especialmente o de ovelhas. Acredita-se que seja descendente do cão do Tibet. Apesar de ser um cão antigo, seu padrão oficial só foi redigido em 1920. Nos Estados Unidos a raça foi bem aceita tanto como cão pastor e guardião, como cão de companhia.

No Brasil, o cachorro Komondor raramente será encontrado à venda. Geralmente, esses cães são exportados, na grande maioria de Portugal e outros países da Europa e Estados Unidos. O valor da raça Komondor é aproximadamente de R$ 3.000,00. Esse preço pode variar de acordo com a qualidade da raça.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários