CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Korat é uma raça de gato de pelagem única na cor azul-prateado

Da Redação, publicado em 02/08/2012.
A raça de gato Korat trata-se de um gato de porte médio, forte e musculoso, bastante baixo e com o dorso arredondado. A cauda tem comprimento médio, é muito densa na base e se afina para o extremo, terminando com uma ponta arredondada. A face do Korat tem a forma de um coração com os olhos desproporcionalmente grandes e muito separados. A testa do Korat é grande e plana, e o focinho é bem desenvolvido mas não pontiagudo. Existe um ligeiro desnível entre a testa e o nariz, e nos machos existe ainda uma depressão no centro da testa. As orelhas são grandes com pontas arredondadas.

A pelagem do Korat é de um azul-prateado que não aparece em nenhuma outra raça, sem manchas ou marcas brancas, nem mesmo na pelagem dos gatinhos. Um velho poema siamês descreve o pelo como 'liso com raízes semelhantes a nuvens e com extremidades parecidas à prata'. A pele do nariz, dos lábios e do coxim plantar é de cor azul-escuro ou lavanda e o coxim plantar pode ter uma tintura cor-de-rosa.
Korat é uma raça de gato da Tailândia e é considerado símbolo de sorteFoto: Divulgação
Ao contrário que ocorre com a Siamês, a origem do Korat não admite discussões. Provém sem sombra de dúvida da Tailândia, onde é conhecido há muitos séculos com o nome de Si-Sawat. Ocasionalmente, têm aparecido espécies no Ocidente, mas a raça não era realmente conhecida fora do Sião (atual Sri-Lanka) até que um par de animais foi trazido para a América em 1959. Eles foram aceitos como uma variedade distinta de 1966 e na atualidade estão também começando a ser conhecidos na Europa.

Os olhos azuis dos gatinhos tornam-se inicialmente cor de âmbar e mais tarde assumem a cor verde-dourada resplandescente. Na Tailândia, o Korat é considerado um símbolo de sorte (Sawat significa sorte ou prosperidade) e goza de popularidade entre a população do planalto de Korat. Segundo Jean L. Johnson, que viveu na Tailândia durante seis anos, não lhe foi possível conseguir um exemplar, pois esses animais eram 'oferecidos exclusivamente a personalidades como sinal de estima'.

Uns amigos ofereceram-se para obter um casal, que enviaram à senhora Johnson quando ela já tinha retornado à América. Este casal deu origem a uma linhagem ocidental. Em sua terra natal, os machos gozam a reputação de ser muito combatidos mas tornam-se também excelentes pais, e felizes compartilham suas vidas com suas companheiras e filhotes, porém são pouco tolerantes com a presença de gatos estranhos.

Em casa, o Korat geralmente permanece tranquilo e demonstra ser inteligente, esperando participar de todas as atividades. Contudo, eles não gostam de ruídos inesperados e, se desejamos que um gato participe de um concurso, é necessário habituá-lo desde pequeno aos ruídos e distúrbios, caso contrário eles se tornarão muito nervosos durante a exibição.


Compartilhe com um amigo!
Comentários