CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Maine Coon é a raça de gatos gigantes

Raça norte americana Maine Coon é uma raça de gato gigante

Da Redação, publicado em 08/11/2012.
Maine Coon é uma raça natural da América do Norte. Seu nome resulta da associação do nome de seu local de origem, o estado de Maine, e de uma contração da palavra nacoon, que quer dizer guaxinim em inglês. Reza a lenda que o Maine Coon seria fruto do cruzamento entre um gato selvagem e um guaxinim.

Claro que isso é biologicamente impossível, e o Maine Coon deve resultar do cruzamento de gatos selvagens com os angorás trazidos pelos marinheiros à Nova Inglaterra no início do século XIX. No entanto, não há provas que sustentam essa teoria. Ao longo dos anos, a raça foi sendo modelada pelo clima frio e úmido do norte dos Estados Unidos, bem como pela preferência dos habitantes da região por gatos caçadores e roedores. Disso surgiu um gato de grande porte, com pelagem semilonga e abundante que o protege das intempéries.

O Maine Coon foi uma das primeiras raças a receber a atenção dos criadores norte americanos, tornando-se bastante popular no final do século XIX. Com a introdução de raças exóticas como o Persa nos Estados Unidos, o gato Maine Coon passou a um segundo plano, sendo redescoberto apenas na década de 1960, quando foi fixado um padrão para a raça.

O Maine Coon foi reconhecido por todas as associações americanas de criadores de gatos em 1976 e, em 1983, seu Livro de Origens foi fechado, a raça foi reconhecida pela Federação Internacional Felina e, cinco anos mais tarde pelo Conselho Britânico de Apreciadores de Gatos.
Muito popular e apreciado nos Estados Unidos, o Maine Coon também fez carreira na Europa, onde é um sério concorrente do Norwegian Forest Cat (Norueguês da Floresta), graças aos esforços de alguns criadores apaixonados. No Brasil, trata-se de uma das raças que mais se faz sucesso em exposições entre os criadores e apreciadores de gatos.
Maine Coon é uma raça de gato amorosa que gosta de dormir nos lugares mais esquisitosFoto: Divulgação
O Maine Coon é um gato de grande porte. Os machos pesam de seis a nove quilos, as fêmeas, de quatro a seis quilos. O corpo é equilibrado e de tipo mediolíneo. A cabeça, pequena em relação ao corpo, é diferente da cabeça do Norwegian Forest Cat. De frente, ela apresenta comprimento e largura medianos, com focinho quadrado e queixo forte. De perfil, observa-se um ligeiro stop. As orelhas são grandes, largas na base, situadas no alto da cabeça e munidas de um abundante tufo de pêlos no interior.

O rabo é longo e peludo. Os membros, proporcionais ao corpo, terminam em patas largas e particularmente fornidas de pêlos. A pelagem é lisa, sedosa, semilonga, mais curta nas espáduas, mais longa no ventre, formando às vezes um colar na garganta. Não há subpêlo abundante e lanoso como acontece com o gato Norwegian Forest Cat.

Todas as variedades de pelagem são aceitáveis no Maine Coon, com exceção da chocolate, da lilás e do motivo Siamês colourpoint. Os olhos devem ter cor bem definida, mas podem ser verdes, dourados ou acobreado, às vezes azul claro ou de cores diferentes nos gatos brancos. Não há uma relação imposta entre a cor dos olhos e a cor da pelagem.

O Maine Coon é conhecido por ser um gato doce, sociável e brincalhão. Nas fêmeas essa vivacidade é mais discreta e aparece tardiamente. A fertilidade dessa raça é inferior a media da espécie felina. O grande formato da raça faz com que o crescimento dos filhotes seja longo e precise ser suplementado por complementos vitamínicos. A morfologia pode evoluir até a idade de três ou quatro anos. É de se sublinhar que o aspecto da pelagem varia conforme a estação do ano. No verão, o colar desaparece e apenas o rabo, de pêlos abundantes, lembra que o Maine Coon é uma raça de pelagem semilonga.

A raça representa um gato majestoso com grandes olhos dourados, cujo manto branco ressalta delicadas marcas tabby prata. E é uma raça que precisa de cuidados diários com a pelagem, escovação, mantendo-o livres dos nós.
Costumam dormir de qualquer jeito e gostam de se enroscar das maneiras mais estranhas e nos lugares mais esquisitos. Seu tamanho costuma a ser o triplo do das outras raças, em média superam os 50 centímetros, sem contar a calda. Um Maine Coon pode viver cerca de 18 anos. O preço de um filhote Maine Coon varia de R$ 3 mil a R$ 5 mil.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos

Comentários