Foto de Norwegian Forest Cat

Divulgação

Norwegian Forest Cat é uma raça de gato com passado selvagem

Norwegian Forest Cat é uma raça de gato com passado selvagem

A raça Norwegian Forest Cat (Norueguês da Floresta) existe há muito tempo em toda a Escandinávia, como atestam menções na mitologia e em diversos contos folclóricos daquela região. Muitos arriscam que o gato Norueguês da Floresta tenha sido levado das costas do Mediterrâneo à Escandinávia pelos vikings de desratização.

A raça teria se adaptado, sobretudo por sua pelagem, às condições climáticas de seu novo ambiente nórdico e constituído um clássico gato de fazenda ate bem recentemente. Por volta de 1930, um grupo de criadores noruegueses se interessou em preservar a raça, ameaçada por cruzamentos frequentes com gatos de pêlo curto.

Em 1972, os noruegueses estabeleceram o primeiro padrão para o seu norsk skogkatt (norsk significa norueguês, skog, floresta e katt, gato) e, em 1977, a vistosa raça foi reconhecida pela Federação Internacional Felina com nome de "Gato Norueguês da Floresta". Mais tarde, foi reconhecida também pelo Conselho Britânico de Apreciadores de Gatos.
Foto de Norwegian Forest Cat

Norwegian Forest Cat é um gato equilibrado e muito amoroso

Foto: Divulgação

Desde a década de 1970, a raça ganhou popularidade tanto na Europa quanto nos Estados Unidos, nas exposições felinas. O Norwegian Forest Cat costuma ser confundido com seu homólogo americano, o Maine Coon, o que levou os criadores a alterar o padrão oficial em 1987.

O gato Norwegian Forest Cat (Norueguês da Floresta) é grande e solidamente constituído. Suas patas posteriores são um pouco mais altas que as anteriores. A cabeça é típica e bem diferente da cabeça do Maine Coon, de frente, ela se inscreve num triângulo equilátero e de perfil é retilínea, sem stop.

As orelhas ficam no alto da cabeça e mais apreciadas quando terminam num tufo de pêlos. O rabo é longo e peludo. A pelagem representa outra característica importante da raça, ela é dupla, constituída de subpêlo lanoso e pêlo semilongo. Os pêlos devem cair sobre os flancos, ser brilhantes e impermeáveis a água. O subpêlo forma culotes, chamados "knickers" atrás das coxas. O pêlo de cobertura forma um colar volumoso na garganta.

Todas as variedades de cores de pelagem são admitidas, com exceção de chocolate, lilás e colourpoint, e a cor dos olhos podem ser independentes do tom do manto. As variedades tabby é branca são as mais difundidas na atualidade.

O Norueguês da Floresta, contrariamente ao que poderia se esperar de um gato com passado semi selvagem e fama de ágil caçador de ratos, é um companheiro equilibrado, sociável e brincalhão. Seu temperamento esportivo torna aconselhável oferecer-lhe espaço ao ar livre para que ele possa exercitar-se e viver mais feliz.

Esse gato às vezes se parece com um cão, tendo o habito de seguir as pessoas que escolhe como dono e fazer de tudo para chamar a atenção, particularmente brincadeiras, gestos e miados eloquentes.

O pêlo de cobertura ao aparece a partir do quarto ou quinto mês de idade e a qualidade da pelagem varia muito em função da estação do ano. No verão, o animal fica com o pelo do corpo curto e sem colar. Apenas o rabo do Norwegian Forest Cat é bem peludo e a raça é oficialmente de pelagem semilonga.

O Norwegian Forest Cat é confundido também com o gatos europeus comuns de pêlo longo, o que fez as associações só aceitarem a inscrição de animais com pedigree. O preço de um filhote Norwegian Forest Cat varia de R$ 2,6 mil a R$ 3 mil.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários
Veja Mais
Raça norte americana Maine Coon é uma raça de gato gigante
Maine Coon é a raça de gatos gigantes
Raça norte americana Maine Coon é uma raça de gato gigante
Gatos
Conheça a formidável variedade de raças de gatos. Gato de pelo longo, pelo curto e híbrido
Características das raças de gatos e suas variedades
Conheça a formidável variedade de raças de gatos. Gato de pelo longo, pelo curto e híbrido
Bicho Animal
American Shorthair: Conheça a origem da raça de gato da propaganda da famosa marca de ração
Qual é a raça do gato da propaganda de Whiskas?
American Shorthair: Conheça a origem da raça de gato da propaganda da famosa marca de ração
Gatos