CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

O que seu gato gostaria que você soubesse

Entenda o comportamento do seu gato e saiba por que ele gosta de ficar sozinho

Da Redação, publicado em 08/08/2012.
Se seu o gato pudesse falar com você, diria que ele, assim como todos os outros gatos, não mudou sua natureza ao longo das eras de domesticação. Conheça a origem dos gatos. Os gatos são um dos animais mais bem-sucedidos da natureza: belos predadores, talentosos, independentes e aristocráticos. Diante dos cachorros, que são animais gregários, os gatos são individualistas, de hábitos solitários, sendo portanto ideais para uma relação mais intimista. Porém, os gatos podem viver junto com cachorros.

Apesar dessa independência toda dos gatos, eles também podem aprender a gostar da companhia de pessoas. Saiba como seu gato demonstra afeto por você. Ainda caçadores, continuam praticando e se deleitando com às técnicas e a emoção de caçar. Às vezes certas pessoas os julgam cruéis devido ao modo como brincam com sua presa, por exemplo, uma lagartixa, antes de finalmente a matarem. Mas nessas ocasiões os gatos estão apenas praticando suas habilidades instintivas de caça.

Os gatos passam muitas horas do dia simplesmente observando o mundo ao seu redor, um dos lugares favoritos é o peitoril da janela, saiba em que os gatos pensam quando olham pela janela, e usando seus sentidos aguçados para detectar a presença de uma 'presa' potencial. Ao ar livre, os gatos gostam de ficar de tocaia sob arbustos, plantas e em cima das árvores.
Os gatos são individualistas e esse comportamento é normal, porém não significa que não gostem dos donosFoto: Divulgação
Como os gatos dormem em média 16 horas por dia, quando querem tirar uma soneca vão para algum lugar seguro - um telhado, um galpão no jardim ou uma poltrona favorita dentro de casa. Mesmo dormindo, seus sentidos continuam em alerta e, se um alarme soar, o gato acorda instantaneamente, pronto para entrar em ação. Conheça a linguagem corporal do seu gato.

Como fã de gatos, você saberá que a relação com seu bichano nunca envolverá um sentido de 'pose'. A individualidade do gato não é negociável. Você deve considerá-lo como um hóspede voluntário em seu lar, que opta ficar com você e pede pouco em troca, exeto ração e água. Diferente do cão, o gato não permanecerá com você se não for bem tratado. Entenda por que os gatos fogem de casa.

Mas, se você se empenhar em entendê-lo do jeito que ele é, avaliar bem suas necessidades e estimular seus instintos naturais, você será altamente recompensado com muito respeito, afeto e lealdade. É muito importante se comunicar com seu gato frequentemente e aprender a entender seu temperamento individualista. Aprenda a ouvir seu gato. Saiba também que, os gatos são capazes de identificar nossos sentimentos.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários