CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cachorro Pastor Alemão: é uma raça de cachorro policial

Da Redação, publicado em 27/02/2012.
O Pastor Alemão foi criado a partir de outras variedades de cães pastores, de origem alemã, sua história começa por volta do século VII. O principal objetivo na criação do Pastor Alemão foi obter um cão de utilidade, altamente qualificado e neste sentido foi criado o padrão da raça, que levasse em conta as aptidões físicas, o caráter e comportamento, características do Pastor Alemão que hoje conhecemos.

A raça Pastor Alemão possui temperamento equilibrado e ponderado. O Pastor alemão é um cão inofensivo, se não for provocado, apresenta ser dócil, obediente, são autoconfiantes, responsáveis, vigilante e muito inteligente. Outra característica do Pastor Alemão é sua coragem que unido com o temperamento equilibrado podem reunir condições que o tornem capacitados as funções de escolta, guarda, proteção, serviço e de trabalho com rebanho, mensageiro, cão de salvamento, de exposições, de companhia e até mesmo estrela de cinema.

O treinamento com um cão Pastor Alemão deve ser inciado quando filhote, pois eles possuem instinto de proteção muito intenso que pode torna-lo perigoso se interpretar mal alguma situação e que esse treinamento disciplinar seja feito por um treinador experiente. Na presença da família, o Pastor Alemão revela-se um amigo extraordinário, pois apesar do seu temperamento calmo, são sensíveis ao seu dono e sempre se mostram presentes. O Pastor Alemão gosta de crianças e preferem ser o único animal na casa, mas se tiver que dividir, eles toleram.
A raça de cachorro Pastor Alemão é um fiel companheiroFoto: Divulgação
Em 1991, o padrão oficial da raça foi atualizado e algumas características do Pastor Alemão são: cabeça cuneiforme e bem proporcional ao corpo. Os maxilares são fortemente desenvolvidos. Trufa na cor preta. Os olhos possuem tamanho médio, de cor amendoados ou mais escuro possível, olhos claros e penetrantes que alterem a expressão natural do Pastor Alemão, são indesejáveis.

As orelhas são de tamanho médio, portadas eretas, bem firme e simétricas com as extremidades pontiagudas e as conchas voltadas para a frente. Considera-se defeito a orelha portada semi-ereta ou caída. Porem, a orelha portada dobrada para trás, quando em repouso não é considerado falta. O comprimento da calda do Pastor Alemão deve atingir, no mínimo, a ponta do jarrete e, no máximo, a metade de metatarso, devem ser portada caída, descrevendo uma ligeira curva. Quando o cão está excitado ou em movimento, ela se eleva um pouco mais, sem ultrapassar a posição horizontal, a pelagem, na face ventral da cauda, é um pouco mais longa.

A movimentação do Pastor Alemão é de um trotador. Com facilidade, conseguem passadas de grande amplitude, rentes ao solo, sem, aparentemente, revelar algum esforço. A pelagem do Pastor Alemão é dupla, ou seja, formada por pêlo e subpêlo. O pêlo é denso, reto, áspero e bem assente ao corpo. Na cabeça, na face interna das orelhas, na face anterior dos membros, nas patas e dedos o pêlo é curto, é um pouco mais longo e denso no pescoço. Na face posterior dos membros, o pêlo é mais longo, alonga-se até o nível do carpo e do jarrete, formando, na face posterior das coxas, culotes, de tamanho moderado.

A cor da pelagem varia desde o preto, com marcas marrom avermelhado, marron ou amarela, até o cinza claro. Preto ou cinza unicolor sendo, o cinza, encarvoado (sombreado). Máscara e manto, pretos. Pequenas e discretas marcas brancas no antepeito ou uma coloração muito clara na face interna dos membros são toleradas, mas não desejadas. E a cor do subpêlo deve ser cinza claro, o branco não é admitido.

Os cuidados com o Pastor Alemão são simples, escovação duas ou três vezes por semana para a retirada de pêlos mortos. Para evitar as dermatites, deve-se dar-lhe banho poucas vezes, até porque tal elimina a oleosidade natural da pele. Os exercícios físicos devem ser diários, e não sejam por locais repetitivos, eles gostam de ser estimulados intelectualmente.

E podem viver bem dentro de casa, caso os exercícios sejam cumpridos. O Pastor Alemão vive em média 14 anos. E infelizmente, existe alguma propensão para o desenvolvimento de displasia da anca, dermatites, torção gástrica e epilepsia. Um filhote Pastor Alemão custa em média R$ 1 mil. O ideal é o futuro dono comprar o Pastor Alemão em um canil de confiança e que possua pedigree.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários