Foto de Poodle

Divulgação

Poodle é uma raça de cachorro alegre e companheiro

Poodle é uma raça de cachorro alegre e companheiro

As características de um Poodle, segundo o padrão oficial a cabeça deve ser proporcional ao corpo, trufa desenvolvida, os olhos com expressão fogosa. De forma amendoada. Na cor preta ou marrom escuro. Nos exemplares marrons, os olhos podem ser de cor âmbar escuro. As orelhas de um Poodle são longas, portadas pendentes ao longo da face, inseridas no prolongamento de uma linha traçada da parte superior da trufa, planas, alargando-se após a inserção e arredondadas nas extremidades, recobertas por pêlos ondulados e muito longos.

A cauda de inserção bem alta, no nível da linha superior. Pode ficar natural ou ser amputada, permanecendo um terço mais próximo do corpo ou a metade do seu comprimento. A cauda é pendente, quando em stay. Em movimento, a cauda é portada obliquamente. As patas do Poodle são pequenas, fechadas, de forma oval curta. Os dedos são bem arqueados e juntos.
Raça de cachorro Poodle

A raça de cachorro Poodle é extremamente apegado ao dono

Foto: Divulgação

As almofadas são duras e espessas. As unhas são pretas nos exemplares pretos e cinzas. São pretas ou marrons nos exemplares marrons. Nos brancos, as unhas podem ter todas as gamas do marfim até o preto. Nos abricós e fulvos avermelhados, são marrons ou pretas. O Poodle deve ter uma movimentação elástica e leve.

A característica da pele do Poodle é flexível, pigmentada e nunca flácida. Os Poodles pretos, marrons, cinzas, abricós e fulvos avermelhados devem ter uma pigmentação conforme a cor da pelagem. Para os brancos, a pele ideal é prateada. A pelagem do Poodle varia, pode ser cacheada, bem ondulada, de textura fina e abundante, Poodle de pêlo encaracolado, também abundante e fino. Existe também uma outra variedade de Poodle, com pelos torcidos, a pelagem torcida começa a se formar entre 9 e 18 meses de idade.

A raça também apresenta variação de cor, que podem ser: Poodle unicolor: preto, branco, marrom, cinza, abricó e fulvo avermelhado. Marrom: deve ser sólido, bem escuro, uniforme e vivo. O bege e seus tons derivados mais claros não são admitidos. O cinza deve ser uniforme: suas gradações de tonalidade não devem tender ao preto nem ao branco. Abricó: deve ser de uma tonalidade uniforme, sem tender ao fulvo pálido ou areia, nem ao fulvo avermelhado. Fulvo avermelhado: deve ser de uma tonalidade uniforme sobre toda a pelagem. Não deve, em nenhum caso, tender ao abricó. Pálpebras, trufa, lábios, gengivas, palato, orifícios naturais, escroto, almofadas plantares são bem pigmentadas.
poodle com pelagem torcida

Variedade de Poodle com pelos torcidos, é considerada rara no mundo

Foto: Divulgação

Os Poodle são extremamente sensíveis, de temperamento vivaz, carinhoso, alegre, dócil, obediente, afetuoso e de fácil adestramento, apesar de não ser adequado como guarda, devido sobretudo a sua docilidade, ele latirá se observar alguma coisa fora do comum. Observará tudo com atenção e uma vez que aprenda um exercício nunca esquecerá.

Adora ter seus brinquedos e faz questão de guarda-los num lugar especial, que pode ser a própria caminha. Se adaptam aos mais diversos donos em todas as idades. O Poodle jamais demonstrará comportamento agressivo, em geral ele costuma ser tranquilo e compreensivo com o dono, possui uma grande capacidade de afeto e fidelidade e será o companheiro inseparável de toda a família.

A raça Poodle tem sua origem muito questionada, alguns afirmam ter surgido na Alemanha, outros da França. Para a Confederação Brasileira de Cinofilia o Poodle surgiu na França. Há registros muito antigo que é notável a presença do Poodle, como na Roma antiga. Existe ainda, uma gravura de 1812, onde Napoleão aparece em uma cena de retorno das guerras sendo recebido por sua esposa e seu Poodle. Apesar de ter uma história não muito definida, o Poodle tornou-se muito popular como cão de companhia, graças ao seu caráter amável, alegre e fiel, e também devido aos seus quatro tamanhos e suas diferentes cores que cada um pode escolher segundo sua preferência.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos
Comentários
Veja Mais
Casamento de cachorro mais caro do mundo, confira detalhes desta ousada cerimônia entre um poodle e um coton de tulear
Novo recorde mundial para o casamento mais caro entre animais
Casamento de cachorro mais caro do mundo, confira detalhes desta ousada cerimônia entre um poodle e um coton de tulear
Bicho Animal
De todos os estilos e gostos os cães se transformam nas mais criativas fantasias
Cachorros fantasiados de concurso de lã nos EUA
De todos os estilos e gostos os cães se transformam nas mais criativas fantasias
Bicho Animal
Veja as celebridades com seus bichinhos de estimação
Pet dos famosos: conheça os bichos dos famosos
Veja as celebridades com seus bichinhos de estimação
Bicho Animal