CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Por que os gatos voltam para a antiga casa

O gato que viajou mais de 2 mil km da Califórnia até Oklahoma provavelmente é o maior recordista de que se tem notícia.

Da Redação, publicado em 27/03/2012.
Quando se perdem, os gatos têm uma capacidade notável de achar o caminho de volta para casa. É comum eles voltarem ao antigo lar depois que a família muda de endereço, pois eles têm um incrível senso de direção. Há muitos relatos sobre animais que percorrem enormes distâncias para reencontrar a família querida. O gato que viajou mais de 2 mil km da Califórnia até Oklahoma provavelmente é o maior recordista de que se tem notícia.

Acredita-se que os gatos percorrem longas distâncias utilizando uma espécie de navegação astronômica. Ao senta-se no jardim, seu cérebro registra subconscientemente o ângulo do sol em uma determinada hora do dia, assim como a posição das estrelas à noite. A exemplo dos seres humanos e de vários outros animais, inclusive as baratas, é provável que os gatos possuam relógio biológico interno e algumas células cerebrais dotadas de partículas magnéticas funcionando como bússolas.
Os gatos são dotados de grande sensibilidade e precisam de muito carinhoFoto: Divulgação
Quando está longe de casa, o gato nota que a posição do sol é diferente e, ansioso para para voltar ao lar, começa a caminhar. Se perceber que o ângulo está diferente daquele que via em casa, dá meia volta e segue por outro caminho, em que o ângulo melhore. Dessa forma, por tentativa e erro, astutamente acha a direção certa, segue em frente e, quando necessário, muda de direção. Ao se aproximar de casa, com o sol já 'no lugar certo', paisagens e sons familiares passam a guiá-lo rumo ao lar.

O sistema de orientação pelo sol dos gatos não funcionam se ele for abandonado por uma família que muda de endereço. O gato não consegue achar o paradeiro da família. Conheça os cinco sentidos do seu gato, e como eles funcionam.


Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários