Gatos que voltam para casa antiga

Divulgação

Por que os gatos voltam para a antiga casa

Quando se perdem, os gatos têm uma capacidade notável de achar o caminho de volta para casa. É comum eles voltarem ao antigo lar depois que a família muda de endereço, pois eles têm um incrível senso de direção. Há muitos relatos sobre animais que percorrem enormes distâncias para reencontrar a família querida. O gato que viajou mais de 2 mil km da Califórnia até Oklahoma provavelmente é o maior recordista de que se tem notícia.

Acredita-se que os gatos percorrem longas distâncias utilizando uma espécie de navegação astronômica. Ao senta-se no jardim, seu cérebro registra subconscientemente o ângulo do sol em uma determinada hora do dia, assim como a posição das estrelas à noite. A exemplo dos seres humanos e de vários outros animais, inclusive as baratas, é provável que os gatos possuam relógio biológico interno e algumas células cerebrais dotadas de partículas magnéticas funcionando como bússolas.
Gatos que voltam para casa antiga

Os gatos são dotados de grande sensibilidade e precisam de muito carinho

Foto: Divulgação

Quando está longe de casa, o gato nota que a posição do sol é diferente e, ansioso para para voltar ao lar, começa a caminhar. Se perceber que o ângulo está diferente daquele que via em casa, dá meia volta e segue por outro caminho, em que o ângulo melhore. Dessa forma, por tentativa e erro, astutamente acha a direção certa, segue em frente e, quando necessário, muda de direção. Ao se aproximar de casa, com o sol já "no lugar certo", paisagens e sons familiares passam a guiá-lo rumo ao lar.

O sistema de orientação pelo sol dos gatos não funcionam se ele for abandonado por uma família que muda de endereço. O gato não consegue achar o paradeiro da família. Conheça os cinco sentidos do seu gato, e como eles funcionam.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários
Veja Mais
Seu gato sempre recebeu carinho mas ele fugiu. Conheça os motivos pelos quais os gatos fogem
Entenda quando e por que os gatos fogem de casa
Seu gato sempre recebeu carinho mas ele fugiu. Conheça os motivos pelos quais os gatos fogem
Bicho Animal
Aprenda a cuidar do seu gato, conheça o corpo e suas características, entenda o comportamento dos gatos.
Dentes, Olhos, Bigodes e Patas: Conheça o corpo de seu gato
Aprenda a cuidar do seu gato, conheça o corpo e suas características, entenda o comportamento dos gatos.
Bicho Animal