Ragdoll

Divulgação

Ragdoll é uma raça de gato conhecida como 'boneco de pano'

Ragdoll é uma raça de gato conhecida como 'boneco de pano'

O Ragdoll é um gato de pelagem semilonga de tipo colourpoint, isto é, com um manto semelhante ao do Siamêse caracterizado por um tônus muscular característico, significa o estado de tensão elástica que apresenta o músculo em repouso. O Ragdoll foi criado em 1960 por uma criadora da Califórnia, Ann Paker, a partir de uma mestiçagem do Persabranco com o gato sagrado da Birmânia seal point. O Ragdoll tem o tônus muscular muito baixo, de modo que eles sejam capazes de relaxar completamente, principalmente quando alguém segura suas patas. Essa particularidade deu origem ao nome Ragdoll, que significa “boneca de pano” em inglês.
Ragdoll

Ragdoll são gatos extremamente dóceis e amáveis

Foto: Divulgação

Embora a raça seja bastante conhecida na Califórnia, o Ragdoll encontrou dificuldade em ser aceito no restante dos Estados Unidos. O Ragdoll já era reconhecido em várias partes do mundo, como Japão, Austrália e Europa, antes de ser adotado pela Associação de Apreciadores de Gatos sediada nos Estados Unidos. A raça Ragdoll foi reconhecida pelo Livro Oficial das Origens Felinas em 1986, pelo Conselho Britânico de Apreciadores de Gatos em 1987 e pela Federação Internacional Felina em 1992.

Os machos podem pesar de seis a oito quilos e as fêmeas de quatro a cinco quilos. A morfologia é mediolínea com tendência a brevelínea, com peito profundo e forte ossatura dos membros. As patas posteriores são mais altas do que as anteriores. O rabo é bem longo. A pelagem é semilonga, mais curta na face, na traseira do corpo e das patas, são mais longos no alto do peito, no ventre e no rabo. A textura é sedosa e leve. O padrão da raça reconhece três tipos de variedades de cor da pelagem:
Ragdoll

A raça de gato Ragdoll não tensiona nenhum músculo quando está no colo

Foto: Divulgação

Ragdoll colourpoint que apresenta um manto de tipo siamês, isto é, uma pelagem pálida com uma pigmentação intensa somente nas extremidades: faces, orelhas, patas e rabo. Essa variedade parece um pouco com o Balinês, um tipo de Siamês de pelo semilongo.
Ragdoll enluvado (mitted) que exibe uma despigmentação nas extremidades das quatro patas, formando o que se chama de "luvas".
Ragdoll bicolor é caracterizado por uma maior extensão de branco nas quatro patas e na face, onde aparece um "V" invertido, deixando pigmentadas no rosto apenas as bordas superiores e inferiores dos olhos e as maças do rosto.

O Ragdoll tem um temperamento extremamente dócil e seu tônus muscular baixo o torna fácil de manipular. Seu miado é muito discreto. Como todos os colourpoint, os filhotes nascem brancos, surgindo a pigmentação depois da primeira semana. O grande porte da raça faz com que o crescimento seja prolongado e exija complementos vitamínicos para proporcionar animais saudáveis. É desaconselhável cruzar bicolores entre si, sob o risco de extensão excessiva do branco, sendo considerado mais interessante pelos criadores combinar as três variedades.

Ragdoll são gatos doces, de temperamento fácil e não demonstram nenhuma agressão. Por ser uma raça pouco ativa, o Ragdoll tende a ser obeso. Portanto, estimular as brincadeiras pode contribuir para os exercícios físicos, apesar de que ele só brinca e corre quando sente vontade. O Ragdoll faz tudo o que os outros gatos fazem, porém com menor frequência. Quanto aos banhos, devem ser dados a cada três ou quatro meses ou apenas quando estivem sujos. Um filhote de Ragdoll custa em média de R$ 3 mil a R$ 5 mil.
Ragdoll

A raça Ragdoll é dotada de uma beleza que atrai a atenção em exposições

Foto: Divulgação

A raça de gato Ragdoll cada vez mais vem aparecendo em exposições e em clubes de criadores, no entanto, tendo em vista o fato de a raça ser ainda relativamente pouco conhecida e bastante parecida com outras raças, aconselha-se que o comprador examine com cuidado a autenticidade do pedigree do gato a ser comprado.

Curta Bicho Animal e receba noticias de gatos e outros bichinhos
Comentários
Veja Mais
Conheça a formidável variedade de raças de gatos. Gato de pelo longo, pelo curto e híbrido
Características das raças de gatos e suas variedades
Conheça a formidável variedade de raças de gatos. Gato de pelo longo, pelo curto e híbrido
Bicho Animal
Quem disse que gato não combina com coleira?! Depois de treinados, os gatos gostam de dar uma voltinha de coleira
Gatos de coleira: Dicas para treinar seu gato a andar de coleira
Quem disse que gato não combina com coleira?! Depois de treinados, os gatos gostam de dar uma voltinha de coleira
Bicho Animal
Se você levar em conta como os gatos aprendem, terá mais sucesso na hora do adestramento
Filhote de gato: quando e como os gatos aprendem
Se você levar em conta como os gatos aprendem, terá mais sucesso na hora do adestramento
Bicho Animal