CelebridadesColuna SocialFilmesPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

São Bernardo é a raça de cachorro do filme Bethoven

São Bernardo é uma raça de cachorro dócil e amável

Da Redação, publicado em 09/02/2012.
A raça São Bernardo é de origem Suíça, por volta do século XVII havia um mosteiro que oferecia refúgio a viajantes, e os monges cercavam-se de cães enormes do tipo montanhês destinados à guarda e defesa. Foi registrada a presença desses cães por documento datados 1695, no livro do Mosteiro do ano de 1707. O São Bernardo também era muito utilizado para escoltar viajantes e, principalmente, descobrir e salvar os que se perdiam na neve ou no nevoeiro.
A raça de cachorro São Bernardo é considerada protetora da famíliaFoto: Divulgação
Os relatos sobre a forma pela qual os cães salvaram grande quantidade de vida humana foram publicados em vários idiomas, e não demorou muito para a fama do então chamado São Bernardo crescesse por toda a Europa. Os ancestrais diretos da raça São Bernardo foram os grandes cães de fazenda, muito difundido entre os camponeses da região. A raça atual foi obtida, através da criação sistemática, que atravessou algumas gerações, visando atingir um tipo ideal.

O primeiro cão a entrar para o Livro Nacional de Registro foi o cão de São Bernardo “Léon”, os 28 registros seguintes também foram da raça São Bernardo. O Clube Suíço do São Bernardo foi fundado em Bâle no ano 1884. Por ocasião de um congresso internacional de cinologia, em 1887, a raça foi oficialmente reconhecida como de origem suíça e o Padrão Suíço declarado como sendo, o único autorizado.
A raça São Bernardo é ótima como cão de guardaFoto: Divulgação
O São Bernardo é uma raça de grande porte, os adultos podem pesar de 70 a 90 quilos, principalmente os machos. Existem duas variedades dessa raça, de pêlo curto e de pêlo longo. As duas variedades são de porte grande, o tronco é poderoso, firme, musculoso e harmonioso. A cabeça é imponente e uma expressão alerta. As orelhas são grandes, triangulares e pendentes. A cor de pelagem mais comum é branca com uma capa ferrugem nas costas, machas pretas na região dos olhos e orelhas.

A raça São Bernardo possui temperamento calmo, dócil e amável. São vigilantes e muito ativos, ótimos cães de guarda. São altamente leais com os donos e dotados de boa habilidade no trabalho de resgate, alem de possuir o faro bem desenvolvido. São indicados para crianças, o relacionamento é um dos melhores, sempre com o instinto de proteger a família. Não são muito barulhentos, costumam latir pouco mas preferem sempre estar na companhia de humanos.
O São Bernardo é a segunda raça de cachorro mais famosa em HollywoodFoto: Divulgação
Ter higiene com o São Bernardo é um cuidado fundamental para sua saúde, desde filhotes precisam de escovação, já que a raça São Bernardo possui farta pelagem, pelo menos duas vezes por semana. Assim como os cuidados básicos, como banhos, higiene oral, limpeza dos olhos e ouvidos, a vacinação e a vermifugação devem estar em dia. Um filhote São Bernardo pode custar entre R$ 700,00 e R$ 1 mil e devem ser comprados em um canil de confiança e com pedigree. Depois da cachorro Lassie, cuja raça é Colie, a raça mais famosa em Hollywood é o São Bernardo, pois realizou vários filmes como sendo o cão Beethoven.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos
Comentários