CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Schnauzer é uma raça que esbanja alegria

Da Redação, publicado em 16/02/2012.
O Schnauzer é de origem alemã e era usado na companhia dos cavalos, nas cocheiras. Os ancestrais da raça Schnauzer envolve alguma polémica, já que existem pelo menos três opiniões distintas: a primeira defende que o Schnauzer é descende do Cão Pastor da Idade Média e de um Terrier, a segunda aponta o Schafer Pudel e o Pinscher Alemão de Pêlo de Arame, como prováveis antecessores e a terceira, pela semelhança física, o Bouvier de Flanders e outros condutores de gado. Existem três tipos de Schnauzer: Miniatura, Standard e Gigante. Tanto o Miniatura quanto o Gigante desenvolveram-se do padrão Standard.

O Schnauzer é bem compacto e forte, com pêlo duro e elegante, com aparência quadrada. Ele é atlético e pode pesar por volta de 15 quilos. Possuem pelagem dupla, a camada externa áspera e de arame e o subpêlo é macio e denso. Os lábios são pretos, bem ajustados aos maxilares. Os olhos são de tamanho médio, ovais, frontais, escuros, com expressão viva. As orelhas do Schnauzer são semi-caídas, inseridas altas em forma de 'V', voltadas para a frente em direção às têmporas. A dobra não deve ultrapassar a linha do crânio.
A raça Schnauzer é muito inteligente e aprende com facilidade os comandosFoto: Divulgação
Possuem movimentação flexível, elegante, ágil e livre. As patas dianteiras alcançam o mais longe possível, os posteriores cobrem o chão e são elásticos dando a propulsão necessária. Os anteriores de um lado e os posteriores do outro lado movimentam-se para frente ao mesmo tempo. As cores da pelagem do Schnauzer não é uniforme, são cores dominantes o preto ou sal-pimenta, normalmente pigmentadas com variações de cinza-escuro e cinza-prata. A máscara é normalmente escura. A cabeça é longa e o focinho é bem saliente, com uma leve forma de cunha, e a chanfradura nasal é muito bem definida.

O comportamento do Schnauzer possui características típicas da raça, é de bom carater e esbanja alegria, o que torna os donos da raça Schnauzer muito satisfeitos. O temperamento é tranquilo, porem são cheios de vida e gostam de brincar, e gostam muito de crianças. São atentos, mas não barulhentos, não late sem motivo. O Schnauzer possui seus sentidos bem desenvolvidos, muito inteligente e grande capacidade de ser treinado, o que ajuda é a ausência de medo e timidez. O Schnauzer é muito resistente a doenças e intempéries o que os tornam um cão família, de companhia, de guarda e com habilidades de um cão de trabalho.

Existem alguns cuidados com o Schnauzer, ao tomar banho, que deve ser a cada 30 dias, devem ser feitos quando o cão estiver disposto, pois eles gostam muito de água. O ideal é dar o primeiro banho após atingirem 6 meses de vida. A escovagem regular é necessária, ajuda a eliminar os pêlos mortos, a poeira e mantem uma boa aparência. Pode também aparar a pelagem com a tesoura, mas é essencial que isso seja feito por alguém experiente, de preferencia em petshop. Manter o Schnauzer em local seco e arejado evita a proliferação de fungos.

Para comprar um Schnauzer é importante que o futuro dono conheça o canil e o criador, o preço varia em média de R$ 600,00 a R$ 1 mil, portanto, compre em um canil sério, onde o animal é bem cuidado, com pedigree e alguns criadores já vendem vacinados e vermifugados.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários