CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Serval Africano: felino que origina a raça de gato Savannah

Da Redação, publicado em 07/03/2012.
O Serval Africano é um felino cujo habitat são as planícies africanas (savanas), são de porte médio e frequentemente confundidos com o Guepardo. A pelagem do Serval Africano é amarela com sports pretos e seus membros são longos. O cruzamento do felino Serval com um gato doméstico resulta a raça de gatos Savannah, mas precisamente a geração F1.
Serval Africano: chega a pesar de 10 a 17 quilosFoto: Divulgação
O Serval e o Savannah possuem uma característica muito comum, alem de todo aspecto selvagem, que são as chamadas 'marca da lágrima', são linhas pretas que partem do canto medial dos olhos. Característica também presente nos Guepardos, porém as linhas correm em direção à boca e no Serval ao focinho. Essas linhas próximas aos olhos, não só fazem parte da beleza do felino, mas ajuda a reduzir a claridade do sol facilitando a visão à longa distância para caçar.

Outra curiosidade de ambos felinos é que eles possuem uma mancha branca atrás das orelhas chamada ocelli, que tem a função de intimidar o ataque de predadores por trás, é como se fosse um olho aberto atrás das orelhas. Alem disso, o Serval possui uma excelente audição, podem ouvir sons de roedores à distância.

Eles se movimentam através do capim alto e confiam na sua audição para encontrar a localização exata da presa. Eles se alimentam basicamente de pequenos mamíferos, lagartixas, pássaros e anfíbios. E seus predadores são os felinos maiores, crocodilos, as hienas e águias podem caçar somente os filhotes Serval, alem do homem, atraídos pela pelagem.
Serval Africano: capaz de saltar de 3 a 4 metrosFoto: Divulgação
O Serval é um animal selvagem, não são adequados para estimação. Dificilmente serão domesticados, eles não usarão a caixa sanitária com tanta facilidade com que os gatos domésticos usam e mesmo castrado, eles costumam marcar território. A utilização do Serval na formação da raça Savannah é muito difícil, pois eles possuem tamanhos diferentes e as vezes o macho Serval não se interessa pela fêmea doméstica. Alem disso, o tempo de gestação entre eles também são diferentes, aproximadamente 75 dias para o Serval e 60 dias para o gato doméstico. E mesmo quando há o acasalamento, pode nascer filhotes prematuros ou aqueles que requerem muitos cuidados durante semanas. E pode gerar de 1 a 3 filhotes por ninhada.

Um Serval Africano é um animal pertencente à fauna exótica, assim como outros animais selvagens, sua posse é regulamentada pelo IBAMA. O Savannah é um animal híbrido, sendo classificado como um animal doméstico e sua posse é regulamentada pela Secretaria da Agricultura como qualquer outra raça de gatos. A criação do Serval requer muitos cuidados, a alimentação deve ser compostas por carne crua e suplementos, o serviço veterinário deve ser especializado, todo esse tratamento explica o valor para adquirir um exemplar Savannah.



Compartilhe com um amigo!
Comentários