CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Cachorro Shar Pei: um cachorro independente e cheio de rugas

A característica do Shar Pei é ser independe, leal e dócil. E a característica física mais marcante, sem dúvida, são as rugas. Conheça mais!

Da Redação, publicado em 28/02/2012 e atualizado esta semana.

O Shar Pei possui temperamento calmo, são cães amáveis e um pouco introvertido, sendo no entanto um bom amigo das crianças e muito afetuoso com a família.

A característica do Shar Pei é ser independe, leal e dócil. E a característica física mais marcante, sem dúvida, são as rugas.

Essa raça pode se adaptar facilmente em ambientes grandes ou pequenos, o que seria indicado para viver em apartamento.

Os passeios diários podem ser de 15 minutos, é o suficiente para eles. Eles também gostam de passear de carro, saiba como acostumar seu cachorro à andar de carro, sem sentir enjoo. Alem disso, a raça Shar Pei não late muito.

Origem do Shar Pei

A China é o país de origem do Shar Pei, apesar de existirem outras histórias sobre sua origem. Também dizem que o Shar Pei é descendente da raça Chow Chow, a quem assemelha-se pela língua azul.

Em 1981, o padrão oficial da raça Shar Pei foi redigido pelos criadores chineses da década de 70. Já em 1974, a raça figurou no Livro Guiness dos Recordes como o cão mais raro do mundo.

A raça Shar Pei é muito inteligente e adora as criançasFoto: Divulgação

Em 1994, a Federação Cinologica Internacional promoveu diversas alterações no padrão da raça, e a mais importante foi justamente a redução das pelancas do cão adulto no tronco e no dorso.

As pelancas devem se concentrar na cabeça e no pescoço. O peso e a altura da raça também foi alterado, se definiu ser um pouco menor.

Principais características do Shar Pei

A raça Shar Pei é um cão de tamanho médio, de aparência robusta, esta característica é mais presente nos machos. O corpo é compacto, curto e com aspecto quadrado. As rugas e o focinho dão a raça uma aparência única e majestosa.

As principais características do padrão oficial da raça Shar Pei são: cabeça um pouco grande, se comparado ao corpo e a papada deve ser uma extensão das rugas da testa e das bochechas.

A trufa (ponta do focinho) deve ser preta. Ele possui focinho largo e carnudo desde a raiz até a ponta, os lábios também são carnudos.

Uma característica interessante sobre a raça é a cor preto-azulado que consiste nas regiões da língua, céu da boca, gengivas e lábios. Entretanto, o padrão oficial da raça permite que a língua seja manchada de cor rosa, mas não totalmente rosa e nos cães de pelagem clara, a língua é de cor lavanda sólido.

O Shar Pei deve apresentar olhos escuros, amendoados de expressão carrancuda. Os olhos claros são apenas permitidos para os cães de coloração clara, que são chamados de diluídos.

Pelagem do Shar Pei

A pelagem ou as rugas jamais devem prejudicar o bom funcionamento do globo ocular e das pálpebras. As orelhas do Shar Pei são pequenas e bem espessas, o formato é triangular equilátero, ou seja, os lados devem contem medidas iguais.

Orelhas

As pontas das orelhas devem apresentar uma ligeira cor amendoada e dirigidas em direção aos olhos e inseridas altas. Alem disso, possuem um espaçamento considerável entre elas, porem bem próximas ao crânio. As orelhas eretas são altamente indesejáveis.

O pescoço possui comprimento médio e forte. A pele solta abaixo do pescoço não deve ser excessiva. Os cães adultos não podem apresentar dobras na região do tronco, exceto na cernelha e na raiz da cauda onde as dobras devem ser moderadas. A garupa é plana e o peito é largo e profundo.

Cauda

A cauda do Shar Pei é grossa e redonda na raiz, gradualmente vai se afinando até chegar a ponta. É inserida bem alta e podem ser em forma de uma curva, portada em anel fechado ou enroscada sobre o dorso ou caindo para um dos lados.

O Shar Pei são cachorros calmos e muito afetuososFoto: Divulgação

Os cães dessa raça se movimentam através do trote e com bastante naturalidade e as patas tendem a convergir para uma linha central quando a velocidade aumenta.

A pelagem do Shar Pei é uma característica singular da raça, pelo curto, duro e eriçado. Nos membros a pelagem é assentada e no corpo é reta e separada. A raça não possui subpelo e nunca deve ser tosado.

O comprimento do pêlo pode variar de 1 cm a 2,5 cm. Todas as cores sólidas do Shar Pei são aceitas, exceto o branco.

O padrão oficial da raça somente admite uma cor mais clara na cauda e na parte posterior das coxas e também um sombreado mais escuro sobre o dorso e nas orelhas.

Tamanho do Shar Pei

O tamanho que o Shar Pei pode chegar é 44 cm a 51 cm na cernelha, região localizada no início do dorso.

Alem dos cuidados básicos com a raça, que seria uma alimentação a base de ração canina, dispor de água fresca todos os dias e vacinação, o Shar Pei precisa de cuidados com a pelagem, escovação uma vez por semana e sempre verificar se há pulgas ou carrapatos, pois essa raça tem a pele sensível e as possíveis coceiras podem machucar ou causar alergias.

Se o cão estiver com esses parasitas é indicado usar um produto do tipo Frontline ou o indicado pelo veterinário. Fique atento a falhas na pelagem que pode ser um sinal de fungo e bactérias, neste caso, leve-o ao veterinário.

O Shar Pei é um cão muito limpo, é uma característica da raça, portanto, os banhos podem ser dados realmente quando precisarem ou quando apresentarem sujos e isso demora muito tempo para acontecer.

Os olhos e as orelhas devem ser verificados semanalmente, caso o cão comece a balançar muito a cabeça e coça-la com frequência pode ser um sinal de fungo e bactérias. Para evitar, limpe os ouvidos com algodão e não hesite em leva-lo ao veterinário nesses casos.

Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários