CelebridadesColuna SocialEntretenimentoFilmesMúsicaPais e FilhosBicho Animal
Divulgação

Sheepdog é a raça do cachorro Priscila do 'TV Colosso'

Da Redação, publicado em 14/02/2012.
O Sheepdog possui temperamento dócil e carinhoso. Fiel e corajoso, o Sheepgog não é de forma alguma tímido ou agressivo se não for provocado. Eles se adaptam melhor em áreas grandes, no campo, por exemplo. São inteligentes e amigáveis e o latido é ressonante capaz de amedrontar qualquer intruso, possuem um latido com timbre próprio. Apresenta, no trote, um bamboleado típico, quando caminha ao passo de camelo ou ao passo normal. O Old English Sheepdog mais famoso do Brasil foi protagonista do programa infantil 'TV Colosso' televisionado em 1993. Priscila representava uma assistente de produção meiga e estabanada.

O Sheepdog de nome oficial Old English Sheepdog, também conhecido por Bob-Tail são cães de raça pastoreiro. Embora o registro do Old English Sheepdog seja considerado Britânico, hoje acredita-se que seu real ascentral seria derivado dos Pastores Europeus dos tipos Owtcharka e Bergamasco cruzado com cães pastores de Inglaterra. Portanto, é agora considerado britânico chamado de Bob-Tail.

O Sheepdog possui característica compacta, crânio volumoso e em formato quadrado. Trufa grande e na cor preta, narinas bem separadas e de focinho forte. Olhos de inserção bem separada, escuros ou de cores diferentes, pelo padrão oficial os dois olhos azuis são aceitos. Orelhas pequenas, peito profundo e amplo. A cauda do Sheepdog é de pelagem abundante, anteriormente era costume ter a cauda cortada, porem é aceito porta-la naturalmente. As patas são pequenas, curtas e compactas. Pernas longas e bem desenvolvidas.
Sheepdog é um cachorro inteligente e muito corajosoFoto: Divulgação
A pelagem do Sheepdog é abundante com textura áspera, um pouco eriçado e isentos de cachos e possui subpêlo, tornando os impermeáveis. A cabeça e o crânio são bem revestidos de pêlos, as orelhas são moderadamente guarnecidas. O pescoço é bem volumoso, bem como os membros anteriores, principalmente o contorno. A pelagem é mais abundante nos posteriores do que no resto do corpo. É preciso dar mais importância à qualidade e à textura do pêlo do que ao seu comprimento e abundância.

A pelagem do Sheepdog deve conter qualquer tonalidade cinza, acinzentado ou azul. O tronco e os posteriores têm cor sólida, pode ou não conter manchas brancas (meias). As marcas brancas, nas áreas sólidas, devem ser desencorajadas. A cabeça, o pescoço, os membros anteriores e a face ventral devem ser brancas com ou sem marcas. Qualquer tom de marrom é indesejável para o padrão oficial.

Em termos de higiene e saúde, a raça Old English Sheepdog precisa de alguns cuidados principalmente com a pele e pelagem, pois são sensíveis às picadas de pulgas e carrapatos, o que pode desencadear problemas de pele podendo chegar a ter queda de pêlos, machucados e intensa coceira. Deve ser evitado a umidade que pode causar a proliferação de fungos, mau cheiro e coceiras. Entretanto o excesso de sol princialmente na região do nariz e pálpebra despigmentados são causas da dermalite solar. Os sintomas são bolhas na região sem pigmentação e grande sensibilidade. Por causa da dor, o cão pode ficar abatido.

A escovação ajuda a manter a pelagem saudável, é preciso desembaraçar os pêlos o que facilita a ventilação e a secagem. Por outro lado, não exagere na escovação, que em excesso pode causar queda dos pêlos. No Brasil, é muito comum os donos tosarem a pelagem no verão. Outro ponto que nos chama a atenção no Sheepdog é a displasia coxo-femural, comum em animais de grande porte.

Podem também apresentar problemas de visão, como catarata hereditária e Atrofia Progressiva da Retina, que pode levar o cão a ficar cego. Por isso é muito importante que, em qualquer situação anormal no cão, o dono leve imediatamente a um veterinário.


Curta Bicho Animal e receba noticias de cães e outros bichinhos

Comentários